Treze dias atrás publicamos “Primazias automobilísticas“, que suscitou enorme interesse. Pelo volume de texto, parei em “Freios” para continuar em outro momento, que chegou.
Novamente saliento que pode haver imprecisões e omissões de fatos e datas, como em toda História, mas o saldo dessa compilação é plenamente aproveitável e de grande utilidade para quem tem interesse em conhecer um pouco da História do Automóvel por meio das primazias automobilísticas.
Vamos a elas, sempre repassando o conteúdo traduzido do site Final Gear.
Lista de superlativos automobilísticos – 2ª e última parte
Auxílios ao motorista
Primeiro espelho retrovisor de série: Marmon 1911
Primeira direção assistida: Chrysler Imperial 1951
Primeiro controle automático de cruzeiro: Chrysler Imperial 1951
Menção honrosa: o Peerless tinha um sistema centrífugo de controle de velocidade nos anos 1910
Primeiro controle de tração: Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7, em 1987, sistema Bosch
Primeiro sistema dinâmico de controle de estabilidade/Programa eletrônico de estabilidade: BMW Série 7/ Mercedes-Benz Classe S, ambos em 1996
Primeiro controle automático de cruzeiro adaptativo: Toyota Celsior 1997
Primeiro sistema de visão noturna: Cadillac DeVille 2000
Primeiro controle dinâmico do veículo integrado: Toyota Crown Majesta 2005 (chamado de Vehicle Dynamics Integrated Management, gerenciamento integrado da dinâmica do veículo)
Retenção passiva
Primeiras bolsas infláveis: Oldsmobile Toronado 1974
Primeiras bolsas infláveis para cabeça: BMW Série 7 1998
Revestimento de roda (pneus)
Primeiro uso de revestimentos pneumáticos: Peugeot L’Éclair 1895 (Michelin)
Primeiro uso de revestimentos pneumáticos de série: Bollee Voiturette 1896
Primeiro revestimento pneumático radial: Michelin “X” em 1947 (patenteado em 1946)
Primeiro pneu auto-selante: Goodyear em 1950
Primeiro pneu roda-vazio (run-flat): Porsche 959 (Dunlop Denloc; com rodas especiais)
Menção honrosa: Chevrolet Corvette C4 1994 (Goodyear SST; opcional, com rodas normais)
Menção honrosa: Chevrolet Corvette 1997 C5 (normal de série)
Nota da redação: Foi usado o termo ‘revestimento de roda’ exclusivamente para dar o sentido do texto original em inglês. Nessa língua há distinção entre revestimento de roda e revestimento de roda pneumático (com ar em seu interior), tires e pneumatic tires (tyres no Reino Unido). No começo da era do automóvel os “pneus” eram maciços, como se vê na foto abaixo. Em outras línguas, como espanhol, ocorre o mesmo, cubiertas e cubiertas neumáticas; em italiano, gomme e gomme pneumatici; em alemão, reifen e pneumatisch reifen.
Iluminação
Primeiro farol elétrico: Columbia electric 1898
Primeiro farol de série: “Prest-O-Lite” acetileno em 1904
Primeiro farol elétrico de série: Peerless 1908
Primeiro sistema elétrico e de iluminação integrados: Cadillac 1912 (Delco)
Primeiro farol com facho baixo: Guide Lamp Company, 1912
Primeiro farol com dois fachos: Bilux, 1924
Primeiro farol direcional: Tucker Torpedo 1948
Primeiro farol de troca alto-baixo automática: Cadillac 1952 (Autronic Eye)
Primeiro farol de ligar e desligar automaticamente: Cadillac Twilight Sentinel 1964
Primeiro farol halógeno: Hella, 1965
Primeiro limpador de farol: Saab 1970
Primeiro carro moderno no mercado americano com faróis selados (sealed beam): Lincoln Mark VII 1984
Primeiro farol de descarga de gás a corrente alternada: BMW Série 7 1991
Primeiro farol de descarga de gás a corrente contínua: Lincoln Mark VIII 1997
Primeiro com luzes de néon: Lincoln Mark VIII 1997
Primeiro com luzes traseiras só a LEDs: Maserati 3200 GT 1998
Primeiro farol bi-xenônio: Mercedes-Benz Classe CL 2000
Sistema elétrico
Primeiro acionamento elétrico de vidros das janelas: Buick Y 1938
Primeiro interruptor de ignição/partida a chave: Chrysler 1949
Primeiro alternador: Valiant 1960
Primeira bateria selada: Pontiac 1971 (“Freedom Battery”)
Primeira fiação multiplexada: Cadillac Allanté 1987
Primeiro controle integrado dos sistemas do carro: Mazda Eunos Cosmo 1991 (Car Control System)
Controle de climatização
Primeiro desembaçador de pára-brisa: Studebaker 1928
Primeiro lavador de pára-brisa: Studebaker 1937
Primeiro ar-condicionado: Studebaker Commander 1938
Menção honrosa: Packard 1939 e Cadillac 1941
Primeiro desembaçador traseiro: Cadillac 1948
Primeiro banco com aquecimento: Cadillac 1966
Menção honrosa (primeiro aquecimento elétrico): Saab 99 1972
Primeiro controle automático de temperatura de cabine: Cadillac 1964
Primeiro controle automático digital de temperatura de cabine: Saab 95 1997
Eletrônica e entretenimento de bordo
Primeiro rádio de série: Springfield 1923
Primeiro sistema da navegação: Honda Accord em agosto de 1981 (analógico, instalado em concessionária)
Primeiro sistema de navegação digital: Acura Legend 1990
Primeiro sistema de navegação GPS: Oldsmobile Eighty Eight 1995 Guidestar
Menção honrosa: empate em 1996: BMW Série 5 modelo 1997 e Acura RL
Menção honrosa: Pioneer Electronics/Trimble (mercado de peças)
Menção honrosa: Mazda 1992 (instalado em concessionária)
Primeiro sistema telemático de assistência: empate em 1996: Cadillac Seville modelo 1997 (OnStar) e Lincoln Continental (Motorola RESCU)
Primeiro sistema de navegação por DVD: Matsushita/Pioneer Electronics 1996 (mercado de peças)
Primeiro computador pessoal em automóvel: Microsoft Auto PC (mercado de peças)
Primeiro sistema de áudio com Bluetooth: Chrysler 2000
Primeiro sistema estéreo certificado THX: Lincoln LS 2003
Primeira máquina de karaokê de bordo: Geely BL 2003
Primeiro cancelamento de ruído ativo: Acura RL 2005
Outros
Primeira direção por volante: Packard 1899
Primeiro velocímetro: Oldsmobile 1901
Primeiro volante de direção ajustável em altura: Peerless 1912
Primeiro mostrador do nível de combustível instalado no painel: Studebaker 1914
Primeiro indicador de direção: Buick 1939
Primeiro banco traseiro escamoteável bipartido: Renault 4 1961 (a Fiat patenteou o sistema em 1978)
Primeiro volante de direção ajustável em altura e distância: Cadillac 1965
Primeira roda de compósito: Shelby CSX 1989
Primeiro diferencial ativo: Honda Prelude Type SH 1997
Menção honrosa: Ferrari F430 e Acura RL lançaram em 2005 os primeiros diferenciais eletrônicos totalmente integrados.
Nos Estados Unidos
Primeiro carro americano padronizado: Duryea Motor Wagon em 1896
Primeiro carro elétrico americano: Detroit Electric 1907
Primeiro utilitário esporte híbrido americano: Ford Escape Hybrid
Espero que você tenha visto muita coisa nova.
BS