Em 1887, Torakusu Yamaha produziu seu primeiro órgão, dando origem à marca mundialmente conhecida. Em 1º de julho último a Yamaha Motor Company comemorou seus 66 anos de existência, como uma empresa do grupo. Para comemorar, lançou um e-book sobre sua história e um filme que reforça a visão para o futuro, em 2030, orientado pelo tema Art for Human Possibilities (do inglês, Arte para Possibilidades Humanas).
A primeira motocicleta a levar o nome Yamaha foi a YA-1 (foto de abertura), que ficou em produção entre 1955 e 1958. Com motor monocilindro de dois tempos, arrefecido a ar, com cilindrada de 125 cm3 de 5,6 cv, era baseada na alemã DKW RT 125 W de 1952.
Conforme comunicado da empresa, essa é a visão voltada à valorização humana, que vem da própria missão corporativa de ser uma empresa que gera kando. A palavra é japonesa e exprime sentimento de profunda satisfação e de intenso entusiasmo experimentados quando nos deparamos com algo de valor excepcional.
A Yamaha,, que nasceu fabricando instrumentos musicais e tem a arte em seu DNA — seu logotipo mostra três diapasões entrelaçados — define na sua visão de longo prazo, para 2030, três áreas de foco: Avanço da Robótica, Repensando Soluções e Transformando a Mobilidade, informa a empresa.
Para a empresa, avançar em robótica é o uso de tecnologia inteligente, enquanto repensar soluções é propor resoluções exclusivas que aprimorem e promovam o avanço do potencial que existe em cada um de nós. Por último, transformar a mobilidade significa o essencial desenvolvimento de novos métodos de transporte que não ofereçam apenas emoção, mas também enriqueçam o estilo de vida, em relação ao movimento seguro, confortável e responsável.
As áreas de atuação são diversificadas, como o desenvolvimento de um sistema de controle automático de velocidade com funções anticolisão para o segmento náutico, monitoramento de drones com piloto automático para pulverização de produtos químicos agrícolas, mobilidade em baixa velocidade, bicicletas e cadeiras de rodas elétricas e equipamentos eletrônicos para o desenvolvimento farmacêutico voltados à descoberta de medicamentos, são alguns dos exemplos de pesquisas em realização pela marca.
Para maiores detalhes, a Yamaha disponibiliza a página “Acesse Nossa História” em www.yamaha-motor.com.br, onde pode ser baixado o e-book que conta toda essa trajetória e assistido o filme, informa a empresa, que chegou ao Brasil em 1970, instalando-se Manaus, AM.
AB