Graças à elevada velocidade de transferência de dados, em breve poderá ser possível usar a avaliação de situações irregulares no trânsito para antecipar situações de perigo no caminho. Os testes em situação real, do dia a dia, estão sendo realizados no Vodafone 5G Mobility Lab em Aldenhoven, na Alemanha. Em conjunto com essa empresa estão a holandesa Here Technologies e a Porsche.
Esse estudo conjunto pretende criar um sistema focado na segurança e na possibilidade de informar aos outros condutores sobre as situações de perigo, a tempo de poderem evitar diversos acidentes e de salvar vidas. A grande maioria dos automóveis atuais está equipada com diversos sensores e câmeras, bem como radares de distância e outros instrumentos, além de sistemas de processamento bastante avançados. Assim, podem ser utilizados para captar inúmeras situações de perigo.
Como exemplos práticos, podemos imaginar uma situação de acidente com bloqueio de trânsito, que poderá ser evitada apenas com um desvio de rota no sistema de navegação. Pessoas atravessando uma rua encobertas da visão de um motorista por outro veículo também é um caso típico, que leva a atropelamentos (foto de abertura).
Usando as redes 5G e a sua elevada velocidade de transferência de dados, mais a tecnologia MEC (Multi-access Edge Computing), será possível processar uma enorme quantidade de dados localmente e colocar os próprios automóveis a informar aos outros automóveis sobre as diversas situações consideradas irregulares, em tempo real, e de forma que os seus condutores possam reagir às situações que ainda nem sequer tenham estabelecido contato visual.
E é aqui que entra a Here Technologies, que desenvolve uma ferramenta de programação que, com toda esta informação e com a ajuda de Inteligência Artificial, consegue ler situações atípicas e transmiti-las para os automóveis de condutores que estejam trafegando nessa mesma direção. Este é um sistema que ainda se encontra em desenvolvimento, mas poderá usar o GPS e um sistema de triangulação, em conjunto com mapas de alta definição, para informar a tempo de frear e evitar um acidente.
No Vodafone 5G Mobility Lab em Aldenhoven já estão sendo testadas diversas situações e cenários de probabilidades em situações reais diárias, com o objetivo de testar a viabilidade de começar a integrar estas situações nos sistemas de segurança dos automóveis atuais e nos que chegarão ao mercado num futuro próximo.
AB