Faltava-nos testar o Tiguan mais potente, o de “motor de Golf GTI e Passat”, apesar de ter aportado aqui em abril de 2018 vindo do México, Estive na apresentação de lançamento e no dia seguinte o Juvenal Jorge (antes de se mudar com família para os EUA), o dirigiu. Em novembro daqule mesmo ano testei no uso o Allspace 250 TSI, que como a denominação indica é o de motor 1,4-L turbo, 150 cv e 25,5 m·kgf (250 newtons·metro). Se aquele Tiguan agradou, a expectativa deste com motor 2-litros turbo de 220 cv só podia ser grande.
Atributos deste que é o maior suve VW oferecido hoje são espaço (sete lugares) e desempenho, mas que têm o seu preço: R$ 236.090. O ótimo teto solar panorâmico, que abre na porção sobre os bancos dianteiros, acresce R$ 6.180 à conta e o pacote Black Style, mais R$ 2.280 (ver itens na lista de equipamentos ao final). A única cor sem custo adicional é a da unidade testada, o branco Puro. As demais cinza Platinum, prata Pyrit e vermelho Rubi, metálicas, implicam em R$ 2.260, e a perolizada preto Mystic, R$ 2.730.
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O R-Line mede 4;705 mm de comprimento com entre-eixos de 2.790 mm, tem 1.850 mm de largura (2.099 mm contando os espelhos) e 1,658 mm de altura. Portanto é grande e conta com uma terceira fileira de bancos com dois lugares adicionais, totalizando sete, embora o espaço nesses dois bancos seja mais adequado para crianças ou adolescentes de até 1,50 m de altura ou adultos desde o percurso seja curto. Com essa configuração de bancos a capacidade do porta-malas é contida, 216 litros, mas com a terceira fileira escamoteada sobe para convenientes 686 litros, O espaço para os ocupantes do banco traseiro, agora o do meio, é magnífico, inclusive para três, dada a largura da carroceria.
Se preferir, assista já ao vídeo:
Conjunto motriz e chassi
O “motor de Golf GTI” é o EA888 de 1.984 cm³ a gasolina turbocarregado de 220 cv de 4.300 rpm a 6.200 rpm com torque de 35.7 m·kgf de 1.600 rpm a 4.200 rpm. Motor elástico e dos mais suaves, para o que as duas árvores contrarrotativas de balanceamento (giram em sentido contrário entre si) contribuem de maneira decisiva, ajudadas pela relação r/l 0,291.
O câmbio é robotizado de duas embreagens em banho de óleo e tem sete marchas, com trocas automáticas ou manuais pela alavanca ou pelas borboletas. Em “D”, um toque na alavanca para trás alterna para o modo “S”, com o motor girando mais antes do câmbio passar a marcha seguinte. Mesmo em operação manual o câmbio sobe marcha a 6.500 rpm. E a cada redução, uma aceleração interina é um presente para os ouvidos.
O gráfico “dente de serra” mostra o acadêmico e perfeito escalonamento do câmbio, com quedas de rotação decrescentes a cada troca ascendente. Na troca 1ª-2ª. de 6.500 rpm a queda é para 3.900 rpm (40,2%); 2ª-3ª, 4,320 (33,5%); 3ª-4ª, 4.700 (29,5%); 4ª-5ª, 5.000 (22,9%); 5ª-6ª. 5.240 (19,4%; e 6ª-7ª, 5.490 rpm (15,6%), verdadeira sinfonia. Os alcances a 6.500 rpm são 1ª 50 km/h; 2ª, 84; 3ª 126; 4ª 175; 5ª, velocidade máxima, 223 km/h a 6.375 rpm. Sexta e sétima têm efeito sobremarcha, com 6ª a 2.760 rpm a 120 km/h e 7ª a 2.330 rpm à mesma velocidade. Por conceito, câmbio 5+2.
A tração do Tiguan R-Line, chamada de 4Motion, é permanente nas quatro rodas, O sistema, de nome Haldex, marca da BorgWarner desde 2011, tem o controle do torque entre os eixos mediante uma embreagem multidisco de atuação eletro-hidráulica localizada imediatamente antes do diferencial traseiro. Seu funcionamento é totalmente automático e a tração 4×4 é do tipo sob demanda, em que 100% do torque vai para as rodas dianteiras em condições normais e 50% para as rodas traseiras ao menor sinal de perda de atrito das rodas dianteiras, passando a distribuição a ser 50:50.
O excelente conjunto motriz desse Tiguan é associado a um chassi rolante de primeira grandeza, consistindo de suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço. ambas atreladas a subchassis. Molas são helicoidais, amortecedores são pressurizados e barras antirrolagem. Digo primeira grandeza tanto pelo comportamento em curva quanto pelo conforto de rodagem. ajudado tanto pelo comprimento de 4.705 mm quanto pelo entre-eixos de 2.790 mm, além, naturalmente, da calibração como deve ser, a que concilia os conflitantes conforto e estabilidade.
Como anda
Anda muito esse Tiguan. Apesar dos 1.780 kg em ordem de marcha, que inclui o peso de 43 kg correspondente a 60 litros de gasolina, é um suve que acelera da imobilidade a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge 223 km/h. Assim, há ampla reserva de potência para a maioria das situações em estrada. Seu coeficiente aerodinâmico 0,34 com área frontal de 2,56 m² ajudam no desempenho a partir de 100 km/h, Por exemplo, a 120 km/h, no plano e sem vento, são utilizados apenas 34 cv (15,4%) dos 220 cv.
O freios são absolutamente compatíveis com o peso bruto total de 2.440 kg (carga útil é de 660 kg) e, principalmente, com a velocidade que pode atingir: discos dianteiros ventilados de Ø 340 mm e traseiros de Ø 300 mm. O mesmo vale para os pneus 255/45R19V (Continental ContiSportContact5) de seção transversal adequada ao porte do suve. Curioso é os pneus terem SUV grafado no flanco.
Faz curvas muito bem. Mergulha nelas com facilidade e docilidade. Gostaria de tê-lo dirigido no molhado, onde a tração 4Motion poderia ser melhor analisada, mas estamos em época de estiagem. A direção é rápida, relação baixa (13,6:1), e o diâmetro mínimo de curva de 11,9 metros é bom considerando o entre-eixos. São 2,6 voltas entre batentes do volante tri-raio de Ø 370 mm. È fácil rodar com esse Tiguan nas ruas de bairro, apesar do tamanho. Em rodovia vai com mínimo ruído a bordo e sem ruídos de vento. A 120 km/h “GPS” o motor está a 2.330 rpm. Mas com sete marchas e o motor que tem, poderia ser um pouco menos, 2.100 rpm ou mesmo 2.000 rpm
O consumo de gasolina, de homologação, é 6,8 km/ e 9,6 km/l, cidade e estrada, na ordem. Mas, como digo no vídeo, da minha casa em Moema até à curva AE observei no computador de bordo 10,5 km/l e isso rodando nos limites da tolerância de medição na rodovia Presidente Castello Branco — 108 km/h ou 129 km/h (velocidade verdadeira), porém sem usar o ar-condicionado por ser uma tarde fria. Consumo coerente para o peso e porte do Tiguan, portanto. E o melhor, essa versão do Tiguan não sofre do novo “mal do tanque pequeno”, são 60 litros. E tem um detalhe que aprecio nos VW: batente do pedal do acelerador. Como é bom acelerar a fundo e sentir o “tec”;
Bem dotado de equipamentos
Há luzes de rodagem diurna de LED, faróis e luz traseira de neblina, lavador de faróis, freio de estacionamento eletromecânico com a útil e cômoda atuação automática nas paradas, assistente de partida em aclives, frenagem automática a até 50 km/h e com reconhecimento de pedestres, o prático carregamento de bateria de telefone celular por indução, acesso ao interior por aproximação, controle automático de velocidade adaptativo, assistente ativo de permanência na faixa, controle de estabilidade e tração. partida assistida por botão, as práticas mesinhas dobráveis no dorso do encosto dos bancos dianteiros, porta de carga motorizada, Há espelhamento de telefone móvel Android Auto e Apple CarPlay, enfim, vale uma olhada lista de equipamentos, em seguida à ficha técnica depois das fotos adicionais.
Conclusão
O Tiguan, Allspace nessa versão R-Line, agradará seu dono, qualquer que seja o aspecto considerado. O que gosta de acelerar e o que não faz questão. Espaçoso e confortável, é capaz de levar sete pessoas. Tem um dos melhores motores VW e um câmbio sensacional, combinado com suspensão e freios de primeira grandeza. Falta-lhe apenas a faixa degradê no para-brisa — sei que sou repetitivo nisso, mas fazer o quê?
BS
(Atualizada em 10/09/21, correção de informação, engates Isofix para dois bancos infantis e não três)
Mais fotos
FICHA TÉCNICA VW TIGUAN ALLSPACE R-LINE 350 TSI | |||
MOTOR | |||
Designação e descrição | EA888, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcrum hidráulico, turbocarregador com interresfriador, válvula de alívio elétrica, injeção direta e no duto, gerenciamento Bosch MED 17.5, 2 árvores contrarrotativas de balanceamento, gasolina | ||
Cilindrada (cm³) | 1.984 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 82,5 x 92,8 | ||
Taxa de compressão (:1) | 9,6 | ||
Potência máxima (cv/rpm) | 220/4.300 a 6.200 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 35,7/1.600 a 4.200 | ||
Comprimento da biela (mm) | 159 | ||
Relação r/l | 29,1 | ||
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração integral sob demanda | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,562; 2ª 2,526; 3ª 1,679; 4ª 1,022; 5ª 0,788; 6ª 0,701; 7ª 0,635; ré 2,789 | ||
Relações de diferencial (:1) | 4,733 e 3,994 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,9 | ||
Relação de direção (:1) | 13,6 | ||
N° de voltas entre batentes | 2,65 | ||
Diâmetro do volante (mm) | 370 | ||
FREIOS | |||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/340 | ||
Traseiros (Ø mm) | Disco/300 | ||
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Liga de alumínio 8,5J x19 | ||
Pneus | 255/45R19V (Continental ContiSportContact5) | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.780 | ||
Carga máxima | 660 | ||
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | 2.300/750 | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco em aço, suve 4-portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,343 | ||
Área frontal (m²) | 2,560 | ||
Área frontal corrigida (m²) | 0,878 | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.705 | ||
Largura sem/com espelhos | 1.859/2.099 | ||
Altura | 1.658 | ||
Distância entre eixos | 2.790 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.585/1.574 | ||
Distância mínima do solo (mm) | 190 | ||
ÂNGULOS | |||
Entrada/saída/central (º) | 16,9 / 14,5 / 14,9 | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas | 686 com 3ª fileira escamoteada, 216 com 3ª fileira armada | ||
Tanque de combustível | 60 | ||
DESEMPENHO) | |||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,8 | ||
Velocidade máxima (km/h) | 223 | ||
CONSUMO INMETRO/PBEV | |||
Cidade (km/l) | 6,8 | ||
Estrada (km/l) | 9,6 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 7ª (km/h) | 51,4 | ||
Rotação em 7ª a 120 km/h (rpm) | 2.330 | ||
Rotação à vel; máxima em 5ª (rpm) | 6.375 | ||
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |||
Revisão/troca de óleo (km/tempo) | 10.000/12 meses | ||
Troca do óleo do câmbio (km) | 60.000 | ||
Garantia total (tempo) | Três anos |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE TIGUAN ALLSPACE R-LINE 350 TSI |
Acesso ao interior sem chave |
Alarme antifurto perimétrico |
Alças de teto (3) |
Aplicações decorativas internas ‘Dark grid” |
App-Conncet (espelhamento Apple CarPlay sem cabo, Android Auto com) |
Ar-condicionado automático de três zonas |
Assistente ativo de mudança de faixa |
Assistente de estacionamento Park Assist 3.0 |
Assistente de partida em aclives |
Assistente frontal |
Banco do motorista com ajuste elétrico e 3 memórias e direito com ajuste de altura, além de encosto e distância |
Banco do motorista com ajuste lombar elétrico |
Bancos de couro, dianteiros com aquecimento |
Bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Câmera traseira |
Carregamento de bateria de telefone celular por indução |
Chave presencial com partida por botão |
Conexão USB tipo C |
Controle de cruzeiro adaptativo para velocidade e distância |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Descansa-braço dianteiro |
Desliga/liga motor nas paradas |
Engates Isofix para 2 bancos infantis com ponto de fixação superior |
Espelhos externos rebatíveis automaticamente ao trancar o veículo |
Faróis de LED com comutação alto/baixo automática |
Faróis de neblina |
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática nas paradas |
Frenagem de emergência na cidade até 50 km/h |
Lavador de faróis |
Luz traseira de neblina |
Mesas dobráveis no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Monitor de fadiga do motorista |
Monitor frontal com reconhecimento de pedestres e frenagem automática |
Monitoramento da pressão dos pneus com indicação individual das pressões |
Pacote visual esportivo |
Porta de carga motorizada mãos-livres (passar um pé sob o para-choque) |
Quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas |
Rack de teto na cor prata |
Rodas de 19 polegadas |
Seletor de modo de condução (Snow-Eco-Offroad-Offroad individual) |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
Sistema de áudio Discover Media com tela de 8″ e navegador |
Sustentação do capô levantado por duas molas a gás. |
Tração integral 4Motion |
Volante de direção ajustável em altura e distância |
OPCIONAIS |
Teto solar panorâmico – R$ 6.180 |
Pacote Black Style- R$ 2.280 que compreende: logo R-Line nos bancos dianteiros; quadro de instrumentos digital programável; revestimento do teto preto; defletor traseiro estilo “R” em preto; volante multifuncional em couro com comandos de rádio, computador de bordo, controle de cruzeiro e borboletas de câmbio; 4 rodas de liga de alumínio “Sebring” 8,5J x 19 em preto; carcaças dos retrovisores externos em preto; para-choques na cor do veículo em estilo R-Line; rack de teto na cor preta |