• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

ATENÇÃO AOS RISCOS DAS ATUALIZAÇÕES VIA WI-FI, ALERTAM OS ALEMÃES

CORRIGIR ERROS SEM VISITAS À OFICINA É PROVA DO AVANÇO TECNOLÓGICO, MAS QUE ENVOLVERIA RISCOS

identicon por Augusto Botelho
15/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Cortesia Robert Bosch GmbH, Porsche AG e Tesla, Inc.

Fotos: Cortesia Robert Bosch GmbH, Porsche AG e Tesla, Inc.





Fabricantes que fazem as chamadas atualizações de software over-the-air (OTA) já há vários, mas nenhum domina a tecnologia como a marca liderada por Elon Musk, com vantagens para o fabricante e para os clientes. Atualização OTA (Over The Air) se trata da distribuição de correções ou evoluções sem o contato físico com o dispositivo, permitindo a atualização de programas e alteração de configurações através de um servidor central, para um ou mais dispositivos, de maneira remota, por meio de uma conexão sem fio.

Tesla inovou nas atualizações. Aqui um Tesla Model S Shooting Brake

Os avanços da Tesla sobre os demais fabricantes, no que diz respeito à facilidade com que o construtor americano de veículos elétricos consegue, remotamente, resolver problemas nos seus veículos ou, pura e simplesmente, fazer ajustes ou melhorias, é notável.

Tudo isto dispensando cabos e sem obrigar ao deslocamento à oficina. Dependendo do número de unidades envolvidas, é algo que pode custar muito dinheiro ao fabricante, direta e indiretamente. Além disso, é sempre um transtorno para o proprietário do veículo, que tem que esperar pacientemente pela sua vez e aguardar para que resolvam fisicamente o problema.

A Tesla resolveu um incômodo com aproximadamente 300 mil carros com uma alteração que se limitou a adicionar um aviso sonoro para alertar para a ativação do cruise control com reconhecimento do trânsito. Uma atualização do software resolveu a questão dos veículos que aceleravam repentinamente, embora tal só acontecesse por conta de o motorista acionar voluntariamente o comando. Mas a facilidade com que inadvertidamente isso poderia acontecer constituiria um eventual risco de acidente.

Mas para outros construtores de automóveis as atualizações “aéreas” ainda se resumem, essencialmente, aos sistemas de infotenimento e de navegação. Entre os fabricantes mais tradicionais, há marcas mais avançadas que outras, sendo que os alemães estão apostando em aumentar o leque de intervenções que podem ser efetuadas remotamente.

Veículos também poderiam estar expostos a riscos durante as atualizações

Mas isso resulta em preocupação para o Allgemeiner Deutscher Automobil-Club. O ADAC reconhece as vantagens da tecnologia que utiliza conexões via internet, que os automóveis mais modernos já possuem e admite que, deste modo, é possível solucionar problemas ou liberar novas funcionalidades. Para a instituição, em qualquer dos casos o benefício é claramente dos fabricantes, que incrementam o potencial de receita por um lado, e por outro poupam os custos inerentes às revocações. Complementa dizendo que esta tecnologia pode ser uma porta de entrada para a atividade de criminosos, com receio que hackers possam entrar e manipular o sistema.

Ao que tudo indica os fabricantes alemães não atualizam funções relacionadas com motores, gestão de bateria ou componentes que envolvam a segurança, o que a Tesla faz desde o início. A Porsche ainda recentemente introduziu uma atualização no software do Taycan, para permitir ganhar 0,2 segundo na aceleração de zero a 200 km/h, mas isso obrigou todos os clientes a deslocarem-se à oficina, como mostrado no AUTOentusiastas de 28 de março de 2021.

Porsche Taycan voltou às autorizadas para ganhar décimos de segundo nas acelerações

Sucede que no entender do maior clube automobilístico europeu, a conveniência da solução pode esconder situações das quais o público deveria ter conhecimento. A mais grave seria, segundo o ADAC, a possibilidade de os fabricantes esconderem falhas. O clube critica a falta de transparência que, por vezes, envolve as atualizações OTA, realçando que o respectivo conteúdo e abrangência delas são efetuadas sem o conhecimento do motorista. Porém, por tradição, na Alemanha existe a prática de informar publicamente sobre os defeitos ou questões técnicas que possam colocar em risco os utilizadores.

A associação alemã finaliza pedindo que o proprietário seja informado do conteúdo que está sendo transferido e seja dada a possibilidade de aceitar ou recusar a atualização. Alerta também para o fato de que os veículos na Alemanha permanecem em circulação por dez a 15 anos e que é importante garantir a gratuidade das atualizações durante esse período.

Não seria má ideia copiar o sistema montado pela Tesla, em que o cliente é informado do conteúdo da nova atualização e questionado se pretende instalá-la e quando, sempre de forma gratuita.

AB







Próximo
Fotos: Divulgação Volkswagen AG e Mercedes-Benz AG

AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS VÃO CAUSAR DESEMPREGO?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17