• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AB

ATENÇÃO AOS RISCOS DAS ATUALIZAÇÕES VIA WI-FI, ALERTAM OS ALEMÃES

CORRIGIR ERROS SEM VISITAS À OFICINA É PROVA DO AVANÇO TECNOLÓGICO, MAS QUE ENVOLVERIA RISCOS

identicon por Augusto Botelho
15/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Cortesia Robert Bosch GmbH, Porsche AG e Tesla, Inc.

Fotos: Cortesia Robert Bosch GmbH, Porsche AG e Tesla, Inc.







Fabricantes que fazem as chamadas atualizações de software over-the-air (OTA) já há vários, mas nenhum domina a tecnologia como a marca liderada por Elon Musk, com vantagens para o fabricante e para os clientes. Atualização OTA (Over The Air) se trata da distribuição de correções ou evoluções sem o contato físico com o dispositivo, permitindo a atualização de programas e alteração de configurações através de um servidor central, para um ou mais dispositivos, de maneira remota, por meio de uma conexão sem fio.

Tesla inovou nas atualizações. Aqui um Tesla Model S Shooting Brake

Os avanços da Tesla sobre os demais fabricantes, no que diz respeito à facilidade com que o construtor americano de veículos elétricos consegue, remotamente, resolver problemas nos seus veículos ou, pura e simplesmente, fazer ajustes ou melhorias, é notável.

Tudo isto dispensando cabos e sem obrigar ao deslocamento à oficina. Dependendo do número de unidades envolvidas, é algo que pode custar muito dinheiro ao fabricante, direta e indiretamente. Além disso, é sempre um transtorno para o proprietário do veículo, que tem que esperar pacientemente pela sua vez e aguardar para que resolvam fisicamente o problema.

A Tesla resolveu um incômodo com aproximadamente 300 mil carros com uma alteração que se limitou a adicionar um aviso sonoro para alertar para a ativação do cruise control com reconhecimento do trânsito. Uma atualização do software resolveu a questão dos veículos que aceleravam repentinamente, embora tal só acontecesse por conta de o motorista acionar voluntariamente o comando. Mas a facilidade com que inadvertidamente isso poderia acontecer constituiria um eventual risco de acidente.

Mas para outros construtores de automóveis as atualizações “aéreas” ainda se resumem, essencialmente, aos sistemas de infotenimento e de navegação. Entre os fabricantes mais tradicionais, há marcas mais avançadas que outras, sendo que os alemães estão apostando em aumentar o leque de intervenções que podem ser efetuadas remotamente.

Veículos também poderiam estar expostos a riscos durante as atualizações

Mas isso resulta em preocupação para o Allgemeiner Deutscher Automobil-Club. O ADAC reconhece as vantagens da tecnologia que utiliza conexões via internet, que os automóveis mais modernos já possuem e admite que, deste modo, é possível solucionar problemas ou liberar novas funcionalidades. Para a instituição, em qualquer dos casos o benefício é claramente dos fabricantes, que incrementam o potencial de receita por um lado, e por outro poupam os custos inerentes às revocações. Complementa dizendo que esta tecnologia pode ser uma porta de entrada para a atividade de criminosos, com receio que hackers possam entrar e manipular o sistema.

Ao que tudo indica os fabricantes alemães não atualizam funções relacionadas com motores, gestão de bateria ou componentes que envolvam a segurança, o que a Tesla faz desde o início. A Porsche ainda recentemente introduziu uma atualização no software do Taycan, para permitir ganhar 0,2 segundo na aceleração de zero a 200 km/h, mas isso obrigou todos os clientes a deslocarem-se à oficina, como mostrado no AUTOentusiastas de 28 de março de 2021.

Porsche Taycan voltou às autorizadas para ganhar décimos de segundo nas acelerações

Sucede que no entender do maior clube automobilístico europeu, a conveniência da solução pode esconder situações das quais o público deveria ter conhecimento. A mais grave seria, segundo o ADAC, a possibilidade de os fabricantes esconderem falhas. O clube critica a falta de transparência que, por vezes, envolve as atualizações OTA, realçando que o respectivo conteúdo e abrangência delas são efetuadas sem o conhecimento do motorista. Porém, por tradição, na Alemanha existe a prática de informar publicamente sobre os defeitos ou questões técnicas que possam colocar em risco os utilizadores.

A associação alemã finaliza pedindo que o proprietário seja informado do conteúdo que está sendo transferido e seja dada a possibilidade de aceitar ou recusar a atualização. Alerta também para o fato de que os veículos na Alemanha permanecem em circulação por dez a 15 anos e que é importante garantir a gratuidade das atualizações durante esse período.

Não seria má ideia copiar o sistema montado pela Tesla, em que o cliente é informado do conteúdo da nova atualização e questionado se pretende instalá-la e quando, sempre de forma gratuita.

AB





Anterior

VW TIGUAN ALLSPACE R-LINE 350 TSI, SUVE ESPAÇOSO E RÁPIDO (COM VÍDEO)

Próximo

AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS VÃO CAUSAR DESEMPREGO?

identicon

Augusto Botelho

Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte, com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4x4 & Pickup, O Candango e Popular Science.

Próximo
Fotos: Divulgação Volkswagen AG e Mercedes-Benz AG

AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS VÃO CAUSAR DESEMPREGO?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In