A Volvo Car Corporation foi fundada em 1927, em Gotemburgo, Suécia. Sempre produziu veículos que ficaram na história dos automóveis. Um deles, além do nome, é lembrado por ter tido enorme sucesso. O Volvo Amazon está comemorando 65 anos de seu lançamento.
Revelado pela primeira vez em setembro de 1956, na cidade de Örebro, Suécia, o Amazon surgiu, inicialmente, como um sedã de quatro portas (série 120), cujas linhas exteriores vinham desafiar, pela maior elegância e distinção, aquilo que era a estética usual do fabricante sueco. Em seguida surgiram o sedã de duas portas (série 130) (foto de abertura) e o station wagon de cinco portas (série 220). Os station wagons começaram a ser produzidos em 1962, ficando em linha até 1969.
Desenhado por Jan Wilsgaard, que posteriormente viria a coordenar as séries 140, 240, 700 e 800, o Amazon apresentava traços de inspiração italiana, britânica e americana. Para alguns mercados a Volvo utilizou a designação com os três dígitos identificadores das séries, no lugar de Amazon.
No entanto e apesar de todas estas derivações, a verdade é que o modelo sueco acabaria por tornar-se conhecido, em todo o mundo, com o nome originalmente escolhido, Amazon. Mantido em produção durante cerca de 13 anos, entre 1957 e 1970, o veículo teve um total de 667.791 unidades produzidas, sendo 234.653 sedãs de quatro portas, 359.917 sedãs de duas portas e 73.221 station wagons de cinco portas.
Entre 1957 e 1959, todos os modelos possuíam uma combinação de duas cores, com as mais populares sendo o preto, o azul ou o vermelho com teto cinza, ou a pintura cinza com teto preto. A partir de 1959 era possível adquirir um Amazon com apenas uma cor, até que em 1961 as versões com duas cores deixaram de ser produzidas. Ao longo dos anos 1960, o Amazon, nas versões esportivas, compartilhou a motorização com o 1800S.
Como destaque no quesito segurança, sempre muito levado a sério na Suécia tanto pela Volvo quanto pela saudosa Saab, o Amazon foi o responsável pela popularização do cinto de segurança de três pontos, montado nos modelos a partir de 1959.
O Volvo Amazon para o mercado americano promoveu a internacionalização da marca e do modelo. Foi o primeiro modelo Volvo a não ser produzido na Suécia. A partir de 1963, foi fabricado em Halifax, no Canadá, de onde passaram a sair as unidades para o mercado americano.
Posteriormente foi aberta uma linha de montagem em Durban, na África do Sul, embora o investimento maior acabasse sendo feito na cidade belga de Gante, Bélgica. A partir de 1965 essa fábrica produzia até 14 mil veículos por ano, para os países da então Comunidade Econômica Europeia.
A 3 de julho de 1970 o último Amazon foi produzido em Torslanda, na cidade de Gotemburgo, Suécia. Um automóvel azul-escuro, que se destinou à coleção de modelos da marca, que mais tarde viria a constituir o Museu da Volvo.
AB