A Mercedes-Benz está expondo no IAA 2021, o Salão de Munique, Alemanha, o EQE, variante 100% elétrica do Classe E. Tem início de produção previsto para meados de 2022. No lançamento está o EQE 350 com um motor elétrico de 292 cv montado sobre o eixo traseiro e alcance de até 660 km. A segunda versão, sobre a qual a marca alemã ainda não divulgou maiores detalhes, deverá ter um segundo motor na dianteira, sendo então um modelo com tração integral.
Comparado com o EQS, o EQE tem dimensões pouco menores, como já acontece com os “irmãos” com motores a combustão. Na versão AMG Line, tem detalhes diferenciados, que trazem um ar mais esportivo. Rodas com diâmetros de 19 ou 20 polegadas de diâmetro estão disponíveis.
O desenho foi bastante desenvolvido em túnel de vento, em busca de aumentar a eficiência aerodinâmica e, assim como o EQS, ambos têm como valor de Cx apenas 0,20, estando entre os carros mais aerodinâmicos do mundo atualmente.
Na dianteira a suspensão tem braços duplos e na traseira é multibraço, com opção de rodas traseiras esterçantes. Informa a Mercedes-EQ que a suspensão pneumática Airmatic mantém a distância ao solo constante, independentemente da carga do veículo. Mas também pode reduzir em 25,4 mm a altura livre do solo em velocidades elevadas, para reduzir o arrasto, bem como elevar em igual medida em situações que necessitem de maior afastamento do solo para vencer lombadas e rampas, por exemplo.
No interior o destaque são as duas telas, a de 12,8 polegadas ao centro para infotenimento e a de 12,2 polegadas para instrumentos do painel do motorista. Opcional é o Hyperscreen já mostrado no EQS. Uma única peça de vidro curvo que se estende desde o painel de instrumentos do motorista até o painel em frente ao passageiro, com três telas. O painel de instrumentos tem então 12,3 polegadas, a tela central tem 17,7 polegadas e à frente do passageiro está outra tela, de 12,3 polegadas.
No domínio da segurança ativa, a presença da frenagem automática de emergência e sistema de antecipação de colisão são os destaques, entre outros. Claramente feito à imagem do EQS, o Mercedes-Benz EQE deverá entrar em produção em meados de 2022, com destino principal para os mercados da Europa e dos Estados Unidos.
AB