O Peugeot 3008 nunca esteve no topo da lista dos suves médios mais procurados ou mais desejados no Brasil, mas depois de passar uma semana dirigindo esse modelo com o novo facelift e com todo conteúdo de segurança e conforto, começo a questionar a razão do carro estar tão escondido no mercado. Afinal, é um suve de porte médio com bom conteúdo tecnológico e que certamente agradaria a todos que buscam um carro com essa característica de conforto e uso familiar. O Juvenal Jorge fez a avaliação da versão Griffe em 2018 e agora é chegada a vez de conhecer em detalhes a nova versão GT Pack, a topo da gama.
Em virtude de ser importado da França, o imposto de importação, o frete marítimo e cotação elevada do dólar acabam afugentando os consumidores devido aos valores praticados. Atualmente a Peugeot oferece apenas duas versões no mercado brasileiro, ambas com motor 1,6-l turbo e câmbio automático com os seguintes preços encontrados no website da marca:
3008 Griffe – R$ 229.990
3008 GT Pack – R$ 249.990 (versão testada)
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP:
Motor THP
O motor de 4 cilindros em linha de 1,6 l e turbocarregado é a única opção de motorização para o 3008 em suas duas versões. Trata-se do motor THP (Turbo High Pressure – alta pressão de turbo) já utilizado em vários modelos da Peugeot e Citroën e também BMW, visto que esse motor foi um desenvolvimento conjunto entre os dois fabricantes. Bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas com duplo comando no cabeçote acionado por corrente com variação de fase na admissão e escapamento, injeção direta (de gasolina) e interresfriador que entrega a potência máxima 165 cv a 6.000 rpm e o torque máximo de 24,5 m·kgf ocorre a partir de 1.400 rpm.
Mais do que a potência e torque máximo, o que agrada nesse conjunto é sua dirigibilidade e sua força em acelerações parciais, condição esta em que estamos sempre dirigindo um carro. É inevitável que haja a comparação pelos valores máximos de torque e potência, mas é nas condições intermediárias que encontramos o prazer de dirigir. E isso o 3008 entrega com maestria.
O câmbio automático de 6 marchas da Aisin está conectado ao motor por conversor de torque e fornece tração nas rodas dianteiras. A calibração de troca de marchas em qualquer das condições de condução (Normal, Eco ou Esporte) são perfeitas e não encontrei hesitação ou “buracos” na aceleração ou redução de marcha. O modo manual pode ser ativado através de botão no pomo da alavanca, e as trocas de marchas são sempre feitas pelas borboletas atrás do volante e solidárias à coluna de direção, não acompanhando o movimento do volante. Essa condição requer familiarização, pois para trocar marchas em curvas obriga-se a soltar uma das mãos do volante.
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O desempenho geral do carro é agradável, e a sensação de aceleração é melhor do que os 8,9 segundos para cumprir o 0-100 km/h indicado pelo fabricante. A velocidade máxima é de 206 km/h, o que está de bom tamanho para um veículo com 1.587 kg de peso em ordem de marcha. E para parar toda essa energia cinética utiliza-se freio a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira e piças deslizantes em todas as rodas. A modulação de resposta do pedal do freio é muito boa e agrada em qualquer velocidade.
O consumo de combustível é similar à média da categoria, onde no trecho de 120 km entre São Paulo e Campinas registrou 13 km/l. O número homologado junto ao Inmetro é 9,8 km/l no urbano12,1 km/l no ciclo rodoviário Ao final de uma semana de teste com 556 km percorridos, o consumo acumulado foi de 11,1 km/l.
Prioridade para o conforto
Apesar da designação GT Pack da versão testada, o que mais chamou a atenção foi o conforto de rodagem, ficando longe de ser um veículo esportivo como a sigla sugere. A começar pela calibração da suspensão. Nota-se que os engenheiros da Peugeot optaram por constantes elásticas das molas mais brandas, preferenciando o conforto de rodagem, e o mesmo acontece com a calibração de cargas dos amortecedores. Em nenhum momento o veículo mostra característica de movimentação mais preso.
Essa opção de calibração deixou o carro confortável para a maior parte dos pisos que encontramos por aqui, porém ao trafegar em velocidades maiores, com o carro mais carregado, em ondulações, paga-se o preço de todo esse conforto, pois a amplitude de movimentação da suspensão é muito maior. Mesmo assim, o carro não muda trajetória e não se torna inseguro.
A arquitetura de suspensão dianteira e traseira segue o tradicional do segmento com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, ambas com amortecedores pressurizados e molas helicoidais. A diferença na traseira é a viga em “U” do eixo ser hidroformada, conferindo maior robustez ao conjunto traseiro. Essa tecnologia dispensou a utilização de barra antirrolagem na traseira, encontrada apenas na dianteira. Permitiu também obter carga útil de 650 kg, por exemplo 350 kg de 5 passageiros mais 300 kg de carga no porta-malas, este de 520 litros de capacidade, outro destaque do 3008 no segmento.
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E o conforto não se limita à suspensão, vem para dentro da cabine com ótimos bancos dianteiros recheados de recursos só encontrado em veículos do segmento premium, como massageador das costas para motorista e passageiro, ajustes elétricos no lado do motorista e extensor do assento para ambos os bancos, assim como o aquecimento.
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O revestimento dos bancos em Alcântara traz conforto ao toque, maciez ao sentar, melhor resposta acústica pois reflete menos as ondas sonoras do que o couro, e principalmente beleza pelo desenho de costura adotado. Os bancos traseiros seguem a mesma padronagem dos dianteiros e incorporam engates Isofix para dois bancos infantis, além de ser bipartido 60:40 para maior flexibilidade de acomodação de carga e passageiros. O espaço e conforto para dois adultos no banco traseiro é muito bom, sendo que o terceiro ocupante fica com as limitações impostas pelo túnel no assoalho e formato elevado do assento e encosto.
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Ruído e aspereza de rodagem são outros atributos muito bem resolvidos pelos engenheiros da Peugeot e que colaboram para o bom conforto a bordo. Os pneus 235/50R19 Continental ContiSport estão montados em rodas de liga de alumínio e praticamente passam despercebidos na avaliação.
Acabamento premium
Seja no interior ou no exterior do veículo a preocupação com o acabamento e harmonia entre cores e desenhos foi muito bem elaborado e executado. Esta versão GT Pack traz elementos escurecidos nos logotipos da marca e na designação do modelo. O teto, as colunas e os retrovisores são igualmente pintados em preto brilhante.
A grade do radiador apresenta uma inovação na construção sem moldura perimetral, e o desenho horizontal se “espalha” pelo para-choque, trazendo um detalhe inovador ao modelo. Os faróis são de LED e o complemento vertical forma a luz de rodagem diurna e seta direcional. Ainda na carcaça dos faróis encontra-se a luz de curva que é acionada ao esterçar o volante ou ligar a seta. O resultado prático desse bonito conjunto é que a iluminação é muito boa, trazendo segurança e conforto para trajetos noturnos, mesmo os mais longos.
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A cor do carro testado é exclusiva da versão GT Pack, que além de bonita também foge do trivial branco, preto e prata do nosso mercado, e com isso o carro chama muito a atenção por onde passa. Não só pela cor, mas principalmente pelo seu bonito desenho e imponência.
Na traseira a lanternas de LED têm desenho escurecido e se fundem à barra horizontal da tampa do porta-malas que as conecta. Quando acesas formam um desenho luminoso atraente e de bem visual. Mais abaixo, no para-choque há duas saídas falsas de escapamento com molduras cromadas. Em um primeiro momento cheguei a pensar que eram funcionais.
Mas é no interior do carro que passamos a maior parte do tempo, e é ali que os designers da Peugeot dedicaram boas horas de trabalho para entregar um desenho bem integrado. Ao abrir a porta do motorista nota-se a integração do painel de instrumentos com o painel de porta do lado oposto, onde há uma continuidade de linhas muito bem executadas.
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O console central apresenta um desenho voltado ao motorista com fácil acesso aos comandos da central multimídia de 10”. A operação da central torna-se mais intuitiva à medida que vamos entendendo que há comandos na tela e outros nos interruptores abaixo das saídas de ar climatizado, o que faz com que a central multimídia seja uma extensão dos comandos operacionais do carro, como ar-condicionado, sistema de navegação, sistema de som, configurações do veículo e telefonia.
O sistema de ar-condicionado de duas zonas frontais tem o complemento de saídas de ar climatizado na traseira, ajudando assim o rápido resfriamento da cabine, além do funcionamento silencioso e rápida resposta à mudança de temperatura externa ou alteração do nível de insolação.
Auxílios ao motorista
A central multimídia tem capacidade de espelhamento de telefone celular através de cabo USB para Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de som premium Hi-Fi Focal tem ótima resposta acústica.
O quadro de instrumentos é outra tela LCD de 12,3” configurável com várias opções de páginas e de informações que podem ser selecionadas através de menu na central multimídia. Destaque para opções de informações do desempenho do motor e aceleração lateral, além dos dados tradicionais computador de bordo, espelhamento digital da velocidade do veículo. Ajuda muito o sistema de leitura de placas de velocidade e sua apresentação ao centro do quadro de instrumentos, minimizando o risco daquela multa ao mudar o limite de velocidade das vias, situação muito normal nos dias de hoje, infelizmente. O sistema ainda faz a leitura e reconhecimento de placas de “Pare” e “Sentido proibido” (contramão), uma ajuda extra aos motoristas mais distraídos.
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O Peugeot 3008 nesta versão GT Pack vem equipado com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo sem a opção de ajustar a distância do veículo à frente como é visto em outros carros com esse sistema. O detector de obstáculo à frente incorpora sistema de frenagem autônoma de emergência com função para e anda com funcionamento entre 5 e 140 km/h.
A posição de dirigir requer alguns minutos e alguns quilômetros para se acostumar com o pequeno volante ovalizado de 350 mm no eixo horizontal por 340 mm no eixo vertical, e se o banco estiver bem posicionado na distância e altura, assim como o volante estando bem ajustado nos dois planos, a visualização do quadro de instrumentos é feita por cima do volante, diferente de outros veículos em que é feita por dentro do volante. O esforço para esterçar é baixo e confortável em todas as faixas de velocidade, com boa sensação de centro, o que deixa o carro fácil de ser conduzido e sem cansar.
Conclusão
Parafraseando o Juvenal Jorge, o Peugeot 3008 é um carro com muita carronalidade, a personalidade dos carros. É bonito, atraente, anda bem, consome pouco, é bem confortável, tem ótimo espaço interno para ocupantes e bagagens. Um suve médio que após uma semana de uso ficou aquela decepção de ter que devolver.
Fica a dúvida se sob a bandeira da nova Stellantis a Peugeot terá força para investir na comunicação de marca para deixar o 3008 mais conhecido e talvez desejado pelos consumidores de suves médios, mesmo que isso possa custar algumas vendas do Jeep Compass, o líder de vendas desse segmento.
GB
FICHA TÉCNICA PEUGEOT 3008 GT PACK THP AT | |
MOTOR | |
Denominação | EP6CDTM, 1,6 THP |
Tipo | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, pressão de turbocarregamento 1 bar, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.598 |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 85,8 |
Potência máxima (cv/rpm) | 165 / 6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 24,5 / 1.400~4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5:1 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo Aisin EAT6, conversor de torque, automático epicíclico, 6 marchas à frente e uma à ré, trocas manuais sequenciais por borboletas, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,04; 2ª 2,37; 3ª 1,56; 4ª 1,16; 5ª 0,85; 6ª 0,67 ; ré 3,39 |
Relação de diferencial (:1) | 3,87 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, ABS, servoassistido a vácuo, duplo circuito em diagonal, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente de frenagem de emergência |
Dianteiro (tipo / Ø mm) | Disco ventilado/ 302 |
Traseiro (tipo / Ø mm) | Disco / 268 |
Freio de estacionamento | Eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 19 |
Pneus | 255/50R19 (Continental ContiSport) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.587 (Griffe THP AT: 1.550) |
Carga útil | 650 |
Peso bruto total | 2,237 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.447 |
Largura sem/com espelhos | 1.906 / 2.098 |
Altura | 1.625 |
Distância entre eixos | 2.675 |
Bitola dianteira/traseira | 1.579 / 1.601 |
Altura do solo | 226 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,478 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 520 (VDA) |
Tanque de combustível | 53 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 206 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,9 |
Relação peso-potência (kg/cv) | 9,6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,8 |
Estrada (km/l) | 12,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha, 6ª (km/h) | 50,6 |
Rotação do motor a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.370 |
Rotação do motor à vel. máxima em 5ª (rpm) | 5.160 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos |
EQIPAMENTOS NOVO PEUGEOT 3008 GT PACK AT | ||
Griffe | GT Pack | |
ESTÉTICA EXTERIOR | ||
Acabamento em “Dark chrome” nas proteções laterais e teto | – | • |
Acabamento em inox nas proteções laterais e teto | • | – |
Barras de teto em alumínio | • | – |
Defletor na cor da carroceria com detalhes cromados | – | • |
Detalhe cromado no para-choque traseiro | • | • |
Detalhe em “Dark chrome” no para-choque traseiro | – | • |
Faixa preto-piano nas lanternas traseiras | • | |
Grade dianteira sem moldura com detalhes cromados | • | – |
Grade dianteira sem moldura em “Dark chrome” | – | • |
Lanternas traseiras cristal em LED | • | • |
Luz de rodagem diurna de LED tipo “dente de leão” | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 19″ diamantada | • | • |
ESTÉTICA INTERIOR | ||
Acabamento em Alcantara no painel e painel de portas | – | • |
Acabamento em tecido “Bolero Satin” no painel e painel de portas | • | – |
Compartimento refrigerado no console central | • | • |
Descansa-braço traseiro central | • | • |
Detalhes cromados no acabamento da central multimídia e saídas de ar | • | • |
Luz ambiente (conjunto de LEDs azuis no teto e portas dianteiras (para carros equipados com teto solar) | • | • |
Maçanetas internas cromadas | • | • |
Painel macio ao torque | • | • |
Retrovisor interno sem moldura | • | • |
Tapetes em carpete | • | • |
SEGURANÇA | ||
Acendimento automático do pisca-alerta após frenagem brusca | • | • |
Alerta e frenagem automática de emergência | • | • |
Alerta sonoro de cinto de segurança dos ocupantes desatado | • | • |
Alerta sonoro de portas malfechadas | • | • |
Assistente de farol alto | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Aviso de ponto cego | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina | • | • |
Comando centralizado de travamento das portas e porta-malas | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com para e anda | • | • |
Controle de estabilidade | • | • |
Detector de fadiga | • | • |
Duas alças de teto para passageiros traseiros | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis | • | • |
Espelho interno eletrocrômico | • | • |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • |
Limpador e desembaçador do vidro traseiro | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • |
Protetor de cárter | • | • |
Trava elétrica de segurança para crianças nas portas traseiras | • | • |
Travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade | • | • |
TECNOLOGIA | • | • |
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) | • | • |
Acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva) | • | • |
Alarme | • | • |
Alavanca de marchsa com acionamento elétrico | • | • |
Alerta sonoro de faróis ligados | • | • |
Assistente de estacionamento | • | • |
Borbolettas para trocas de marchas manuais sequenciais | • | • |
Câmera de ré com visão 180º | • | • |
Faróis de LED com luz de rodagem diurna de LED (DRL) e regulagem automática de altura de facho | • | • |
Freio de estacionamento eletromecânico | • | • |
GPS | • | • |
Limpador do vidro traseiro indexado à marcha a ré | • | • |
Luz de afastamento do veículo | • | • |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • |
Partida do motor por botão | • | • |
Repetiidoras de seta nos espelhos de LED | • | • |
Sensores de obstáculos traseiros e dianteiros | • | • |
CONFORTO | ||
Ar-condicionado automático digital de duas zonas | • | • |
Banco do motorista revestido em Alcantara e material que imita couro com ajustes elétricos (8 variações), massageador e 2 memóriaa | – | • |
Banco do motorista revestido em material que imita couro com ajustes elétricos (8 variações) e 2 memórias | • | – |
Banco do passageiro revestido em Alcantara e material que imiota couro com ajustes elétricos (4 variações) e massageador | – | • |
Banco do passageiro revestido em materila que inita couro com ajustes elétricos (4 variações) | • | – |
Banco traseiro bipartido e rebatível | • | • |
Carregamento do celular por indução (para dispositivo com essa capacidade) | • | • |
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura de ancoragem | • | • |
Console de teto com luzes de leitura de LED | • | • |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • |
Iluminação no porta-luvas | • | • |
Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas com opções de personalização, em posição elevada | • | • |
Porta de carga motorizada | • | • |
Porta-luvas refrigerado | • | • |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros | • | • |
Retrovisores esternos com função da abaixar orientação ao engatar ré | • | • |
Retrovisores externos com comandos elétricos e rebatimento automático | • | • |
Saída de ar-condicionado para o banco traseiro | • | • |
Teto solar panorâmico com abertura elétrica | • | • |
Travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave | • | • |
Vidros elétricos nas nas quatro portas, um-toque descer/subir e com antiesmagamento | • | • |
Volante com regulagem de altura e distância | • | • |
Volante de diâmetro reduzido e aro revestido de couro | • | • |
MULTIMÍDIA | ||
Central multimídia de 8″ tátil integrada ao painel, espelhamento Android Auto e Apple CarPlay | • | – |
Alto-falantes (4) e tweeters (2) | • | – |
Atalhos da central multimídia por meio de teclas-dedo no console central | ||
Central multimídia de 10″ tátil integrada ao painel, espelhamento Android Ato e Apple CarPlay | – | • |
Comandos no volante | • | • |
Conexão Bluetooth® para celular | • | • |
Configurações do veículo por meio da central multimídia | • | • |
Porta USB | • | • |
Rádio com MP3 Player | • | • |
Sistema de som High-fidelity FOCAL | – | • |
Tomada 12 V na lateral do porta-malas | • | • |
Tomada 12 V no console central (2) | • | • |
CORES | ||
Azul Celebes | o | o |
Branco Nacré | o | o |
Cinza Aetanse | – | |
Cinza Platinium | – | o |
Preto Pera Nera | o | – |
Vermelho Ultimate | – | o |
GARANTIA | ||
3 anos | • | • |
• Equipamento de série o Equipameno opcional disponível em pacote |