Terminados os testes em terra, o Spirit of Innovation, avião elétrico da Rolls-Royce, realizou o primeiro voo experimental, ficando no ar por 15 minutos. Tem motor de 544 cv de potência alimentado por uma bateria, que o fabricante diz ser suficiente para percorrer os 320 km que separam Londres de Paris.
O Rolls-Royce Spirit of Innovation, assim como todos os veículos aéreos e terrestres movidos por eletricidade, tem na aerodinâmica a sua grande parceira. O objetivo é chegar aos 483 km/h, para marcar uma velocidade a ser batida pelos futuros concorrentes.
Neste voo experimental, o Spirit of Innovation decolou e voou durante 15 minutos, e depois passou por uma extensa sessão de análise de componentes, temperaturas e registros de todos os sensores, inclusive os recolhidos pelo equipamento de gestão da bateria e do motor. A Rolls-Royce aproveitou para confirmar que todos os dados recolhidos servirão igualmente para o desenvolvimento de um aparelho voador com decolagem e aterrissagem vertical.
O teste do avião elétrico da Rolls-Royce teve lugar no aeródromo do Ministério da Defesa da Inglaterra, em Boscombe Down. O projeto deste aparelho a bateria está inserido no programa que se destina a reduzir as emissões produzidas pela aviação.
Para o momento essa solução elétrica estará restrita a aviões para voos regionais, com distâncias médias de deslocamento, já se falando em desenvolver aviões elétricos para passageiros.
AB