• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

VW VARIANT II NA LAMA

NESTE NOVO CAUSO, GRAÇAS À SUA SUSPENSÃO AVANÇADA E MOTOR TRASEIRO ARREFECIDO A AR, VW VARIANTS II ACABARAM SENDO USADAS EXITOSAMENTE NO BARRO EM CONDIÇÕES DESAFIADORAS.

identicon por Alexander Gromow
27/09/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: Fábio - 4x4brasil.com.br

Foto: Fábio - 4x4brasil.com.br

Chegou a vez de um causo sobre VW Variants II que foi contado pelo João Cássio Bellini, nosso conhecido, pois já colaborou com o causo: “VW Fusca ‘OFF-ROAD’“.

Por várias vezes ele me disse que adora a VW Variant II e que gostaria de restaurar uma, quem sabe sua próxima participação nesta coluna será contando sobre a sua futura VW Variant II.


Uma bela perua na lama

Por: João Cássio Bellini

Meu tio e padrinho José Roberto tinha uma Variant II 1980, verde Pampa. Por sinal, o manual dela está devidamente guardado em minha prateleira! “Tio Zé” comprou a Variant II zero-km, na antiga concessionária Pacaembu Motor (depois, Vimave Pacaembu e no endereço há atualmente um par de torres residenciais construídas pelo Grupo Silvio Santos). Abaixo fotos do manual do proprietário desta Variant II:

 

Segundo comentam na família, ninguém compreendeu a decisão dele de comprar um veículo caro (sim, a Variant II era cara) e que já estava saindo de linha. Mas o fato é que ele a comprou.

Eu, quando criança, enxergava a VW Variant II como um cruzamento de VW Brasília com VW Passat usando motor de VW 1600 TL. Um veículo de motor traseiro arrefecido a ar com rodas que serviam no VW Passat e ruído de VW 1600 TL…

Meu tio ia a qualquer lugar de Variant II, empreendia longas viagens com a perua e, quando a vendeu, já com mais de 100 mil km e precisando de funilaria (ferrugem é uma cruz que toda Variant II carrega), ela foi para uma família de posses residente no Alphaville Residencial 2.

Esta família precisava de um veículo barato e confiável para levar para a região de Blumenau, SC, para andar na região de campanha próxima a Blumenau, por estradas secundárias de terra, que na chuva viravam um desafio que a Variant II era capaz de vencer facilmente.

Mudando de cenário, uma das coisas que me marcaram demais sobre a valentia da Variant II na lama foi uma família da cidade de Santos, em São Paulo, proprietária de uma casa de veraneio no distrito de Monte Verde, em Minas Gerais, próximo à divisa com o Estado de São Paulo.

O município de Monte Verde, região montanhosa do sul de Minas Gerais, até um passado não tão distante, tinha muitas estradas de terra, e quando chovia formava-se lama em muitas delas, o suficiente para ficarem intransitáveis para veículos comuns — inclusive o acesso à Monte Verde da Rodovia Fernão Dias era em estrada de terra que subia a montanha.

VW Fuscas, VW Kombis e VW Brasílias eram os carros que os moradores locais usavam em seu cotidiano. Inclusive, até hoje vê-se um sem-número de Fuscas da década de 1990 numa concentração que confesso não conhecer outra.

Naquela época (final da década de 1980, início dos anos 90) não havia veículos 4×4 como existem hoje e por razões que desconheço, os Willys/Ford Jeep, Rural e Picape eram veículos que estavam, em sua maioria, sucateados por lá.

A Variant II daquela família de Santos tinha um conjunto interessante de modificações: suspensão dianteira e traseira levantadas, deixando o carro com uma considerável altura livre do solo, e pneus lameiros que lhe davam um ar “Adventure”, ou “Crossover”.

Como a Variant II tinha suspensão traseira por braço semiarrastado, mas mantinha a barra de torção, as rodas traseiras se mantinham verticais mesmo com toda aquela altura do solo. e não com o inevitável e indesejável câmber excessivamente positivo da suspensão por semieixo oscilante da Variant anterior e outros VW. Essa perua chegava a locais muito enlameados, sem patinar em demasia ou fazer grande esforço.

Este exemplar é semelhante ao VW Variant II da tal família de Santos, tirando os estribos (Foto: Felipe Fonseca)

Esta Variant II andou por Monte Verde por muitos anos e só não a vi mais por ter deixado de frequentar o local, no final dos anos de 1990. Mas até hoje lembro dessa família e sua Variant II “Crossover”!

(Fim do Causo)


Quem quiser dar uma olhada na história do VW Variant II apresento o artigo desta coluna: “Variant II – O Grande Carro de 1978” . Abaixo, a foto de uma Variant II normal:

Material de divulgação do lançamento publicado em revistas da época destacava a Variant II como a primeira station wagon compacta do mercado. Esta foto também foi utilizada em folders de divulgação nos revendedores Volkswagen (Fonte: Foto obtida na internet)

Levando as Variant II no off-road ao extremo

Pesquisando fotos para esta matéria, cheguei ao site 4x4brasil.com.br de onde veio a foto de abertura; é a Variant II do Fábio, uma foto de outra Variant II que ele tinha na época é mostrada abaixo:

A segunda “Variola”, como o Fábio chama esta VW Variant II, vista de lado (Foto: Fábio – 4x4brasil.com.br)

Mas neste caso dos carros do Fábio ainda se reconhecia tratar-se de Variant II, porém o pessoal do off-road não parou por aí e eu encontrei modificações para lá de radicais destes carros raros transformados em veículos para trilhas, totalmente descaracterizados.

Abaixo a Variant II, ou o que sobrou dela, adaptada para off-road, exemplar fotografado na cidade de Montenegro, RS, por Rudynho – 4x4brasil.com.br:

Havia um outro exemplar para venda — anúncio postado pelo Dimmy no fórum 4x4brasil.com.br (quem estava oferecendo o carro era a Luciana), com as seguintes características: molas dianteiras helicoidais; freios dianteiros a disco; motor VW AP800 Mi flex (2004); câmbio de VW SP2; painel de VW Gol G3; Volante Schutt; estribos; bancos tipo concha; rodas de liga de alumínio leve 15-polegadas; capota de lona; veículo com motor e documentação legalizados pelo Inmetro. Foto deste exemplar:

Foto de anúncio em questão (Foto: Dimmy -4x4brasil.com.br)

Este mundo dos carros modificados para off-road é um mundo para si, mesmo. Acho que poucos conheciam este uso de Variants II.

Apesar de sua vida efêmera (1977-2000), sempre achei as Variant II carros especiais, uns “mutantes”, como bem  João Cássio definiu. Os raros exemplares sobreviventes são muito valorizados entre os colecionadores, sendo muito difícil encontrar Variants II em boas condições hoje em dia. Eu, particularmente, fiquei chocado ao ver estes exemplos de Variant II mutilados desta maneira, mas cada um sabe o que fará com o seu veículo.


O João Cássio Bellini também nos brindou com outra matéria que tinha a ver com veículo para andar na lama, trata-se da matéria “A Kombi da Fazenda” que conta a história de uma das Kombis que o avô dele teve, mas esta equipada com diferencial travante.

Com a presente matéria encerro a trilogia dele dedicada a veículos Volkswagen e seu desempenho em estradas difíceis e, pior ainda, com lama.

Agradeço a ele por esta importante contribuição para a coluna “Falando de Fusca & Afins”.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowJoão Cássio BelliniVariant IIVW
Anterior

AVIÃO ELÉTRICO DA ROLLS-ROYCE FAZ VOO EXPERIMENTAL

Próximo

VOLVO C70 COMEMORA JUBILEU DE PRATA

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Foto: Divulgação Volvo Car Corporation

VOLVO C70 COMEMORA JUBILEU DE PRATA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In