É o primeiro modelo totalmente novo que a Lotus lança em mais de uma década, mas o Emira será o último modelo da marca a ter motores a combustão. É, portanto um lançamento muito especial para o tradicional fabricante.
A edição especial de lançamento, denominada First Edition, está disponível em seis cores diferentes para a carroceria, azul Seneca, vermelho Magma amarelo Hethel, verdejante Escuro, cinza Shadow e cinza Nimbus.
Rodas de 20 polegadas de diâmetro, freios de alta capacidade e sistema de escapamento em titânio combinam com as pinças de freios em quatro cores à escolha, vermelho, amarelo, preto ou prateado. O painel de instrumentos digital tem tela de 12,3 polegadas mais a tela central de 10,25 polegadas.
O novo Emira First Edition tem motor a gasolina V-6 de 3,5 litros supercarregado, de 405 cv, sendo de origem Toyota. Câmbio manual de seis marchas é de série, mas o automático também de seis marchas é opcional. O zero a 100 km/h é feito em 4,3 s com o câmbio manual ou 4,2 s com o automático. Em ambos os casos a velocidade máxima é de 290 km/h.
Em meados de 2022 chega a versão com motor de 4 cilindros e 2,0 litros, de origem Mercedes-AMG, com 360 cv.
AB