Os Caterham Seven 170 R e Seven 170 S são carros minimalistas, bem ao estilo dos Lotus Seven. Esse Caterham Seven, originalmente lançado em 1973, é uma evolução direta do esportivo desenhado por Colin Chapman. O novo Seven 170 estará disponível em kit completo ou já montado de fábrica.
A Caterham é um fabricante especializado em carros esportivos leves e os novos Seven 170 R e Seven 170 S são o ponto de entrada no universo Caterham e com eles regressam os pequenos motores de três cilindros turbocarregados da Suzuki, com apenas 660 cm3. motor de kei-jidosha, carro popular no Japão. A potência é de 85 cv, para um peso total de 440 kg.
Por isso tem desempenho tão bom. Faz de zero a 100 km/h em 6,9 s, com câmbio manual de cinco marchas. Chega aos 169 km/h de velocidade máxima. As rodas têm 14 polegadas de diâmetro e são montadas com pneus 165/60R14.
Existem duas versões disponíveis do novo Caterham Seven 170, o S e o R. O primeiro está mais orientado para um uso em estrada, sendo mais civilizado, enquanto o segundo é o mais esportivo e radical.
O 170 R tem suspensão mais firme, diferencial autobloqueante e o volante do motor é mais leve, favorecendo as subidas rápidas de giros. O painel é de material compósito de fibra de carbono com instrumentação mais completa e luz de aviso ao motorista para efetue mudança ascendente de marchas (shift light). O volante é da conhecida Momo. Os bancos são esportivos e em material compósito de fibra de carbono com cintos de quatro pontos.
“O Seven 170 destila verdadeiramente a reputação da marca para oferecer veículos esportivos acessíveis, simples e leves. Dada a popularidade do 160, estamos realmente entusiasmados com o potencial que o 170 oferece aos clientes”, explica Graham MacDonald, executivo-chefe da Caterham.
AB