É frequente aparecerem nas redes sociais fotos de VW Fusca com quatro, e recentemente com três portas, e inevitavelmente vem a pergunta: será que são originais de fábrica? A resposta é não. Nunca foi fabricado VW Fusca de quatro portas. São modificações feitas for mecânicos, uns muito habilidosos, outros menos.
Mas hoje eu vou falar de uma modificação alemã de 1952, feita por uma firma terceira, também não original de fábrica, se bem que o resultado foi muito bom.
Com esta matéria eu gostaria de fazer um relato sobre um veículo pouco conhecido da velha Berlim, na Alemanha. Naquela época, por lá, um automóvel táxi ainda era chamado Mietdroschke — carruagem de aluguel.
No final da década de 1940, o Volkswagen Käfer era um dos carros mais usados em Berlim Ocidental para o serviço de táxi. Na então cidade encravada na Alemanha Oriental, mas também dividida em dois, a citada Ocidental e a Oriental — o Muro só seria erigido em 1961 — o legislativo de então aprovou um regulamento estabelecendo que na parte ocidental táxis deveriam ter pelo menos quatro portas, e o Volkswagen Käfer tinha só duas…
Johannes Beeskow, o ex-designer-chefe da empresa Erdmann & Rossi, trabalhava na Karosserie Friedrich Rometsch em Berlin-Hallensee desde 1949. Ele projetou um Volkswagen Käfer de quatro portas para o serviço de táxi em Berlim.
Abaixo outro carro desenhado por Beeskow, usando a mecânica do Volkswagen, para a Rometsch Karosserie:
O Volkswagen Käfer, já bem conhecido modelo de produção de Wolfsburg, teve o seu entre-eixos aumentado em 27 centímetros, e as portas dianteiras e os trilhos dos bancos do motorista foram encurtados. As duas portas traseiras foram construídas cada uma a partir de duas portas dianteiras, e foram instaladas como “portas suicidas”, abrindo para trás, arranjo comum na época e que chegou aos dias de hoje, como nos luxuosos sedãs Rolls-Royce Ghost e Phantom.
Portanto, eram necessárias seis portas para fazer as quatro portas de um táxi Rometsch. Tudo isto criou um inusitado e grande espaço para as pernas na parte de trás. Adicionalmente, o banco traseiro foi um pouco rebaixado para que houvesse também mais altura livre para as cabeças dos passageiros.
Apenas alguns táxis Rometsch foram construídos. A empresa de construção de carrocerias de Frankfurt, Messerschmidt, também realizou conversões de Volkswagens para táxis de quatro portas de acordo com os planos preparados por Johannes Beeskow.
Curiosidade: a sinalização “táxi” no teto destes VW Käfer de quatro portas era chamada de “luz da fome” pelos berlinenses. Diz-se que quando o taxista estava com fome, ele acendia esta sinalização, indicando estar livre, e esperava pelos passageiros pagantes.
Uma das últimas aparições em público de Johannes Beeskow
Johannes Beeskow nasceu em Berlim em 21 de maio de 1911 e faleceu em Bad Neujahr no dia 14 de junho de 2005. Tinha 94 anos.
Além do VW Käfer de quatro portas para serviço de táxi, o mais famoso carro projetado por Beeskow foi o carro esporte (um exemplar azul foi apresentado na foto mais acima) que recebeu o apelido de “Banana” por sua forma alongada. Ele também trabalhou, por exemplo, no desenvolvimento do primeiro Karmann-Ghia conversível, no Tipo 3 cabriolé e no Karmann-Ghia tipo 34 cabriolé.
O Johannes Beeskow não foi apenas um estilista automobilístico, mas também um extraordinário entusiasta por se colocar à disposição de outros entusiastas e admiradores de seu trabalho, apesar de sua idade avançada, como neste evento em Hessisch-Oldendorf ocorrido no final dos anos 1990. Nas fotos abaixo, feitas por Eric Meyer* e postadas no fórum www.thesamba.com, ele está cercado de admiradores comentando sobre os carros que ele projetou.
(*) Eric Meyer é um dos autores do Registro dos Rometsch Beeskow existentes. Ele pesquisou sobre carros Rometsch e sobre o próprio Sr. Beeskow. Restaurou um Rometsch Beeskow na década de 1990 que agora está no Porsche Classic Center na Holanda.
No início desta matéria eu falo de adaptações de quatro portas e VW Fuscas, aproveito para convidar os caros leitores e leitoras para publicar nos comentários fotos das adaptações que vocês tenham visto e guardado (se possível indique de onde é a adaptação e quem a fez). Seria interessante ver o que anda circulando neste sentido pelas redes sociais.
Nota final: alguns de vocês talvez tenham lembrado daquele estudo de protótipo de um sucessor do VW Fusca que teria quatro portas, falei disto na matéria “Protótipos criados para substituir o VW Fusca – Parte 2” mas ele não passou da fase de estudo:
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.