O Fox. lançado em 2003, foi concebido no Brasil pelo designer-chefe da filial brasileira, Luiz Alberto Veiga, que anteviu o desejo do mercado em ter um veículo mais alto. Inovou verdadeiramente, um carro de 3.867 mm de comprimento e 2.467 mm de entre-eixos com a habitabilidade de um carro de porte maior e porta-malas de 280 litros, que podia ser ampliado para 353 litros com o deslocamento do banco traseiro 150 mm á frente — outra inovação do Fox, como também foi a gaveta porta-objetos sob o assento do banco do motorista.
Foi no Fox, em agosto de 2013, que o motor 1-litro de 3 cilindros, da nova família EA211, estreou no Brasil, antes do up! lançado em março de 2014.
Na reestilização de 2010 o Fox ganhou novo desenho frontal, fruto da genialidade de Luiz Alberto Veiga, que serviria de base para a linha VW no mundo todo. Ganhou também quadro de instrumentos “Wolfsburg” com conta-giros e velocímetro de mesmo diâmetro e mostrador central.
Nos últimos anos vendia 3.000 unidades por mês com consistência. Em 2018/2019 a fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba não conseguia atender aos pedidos da rede de concessionárias.
Em todos os testes do AE o Fox sempre foi alvo de elogios pelo bom conjunto que tinha. Leia ou releia o último teste do Fox que fizemos, o Xtreme, em 19 de abril de 2018, para noção exata do ponto de excelência a que chegou o Fox.
O ano-modelo 2021 trouxe cinto de três pontos para o lugar central do banco traseiro — era subadominal até então — e engates Isofix para dois bancos infantis. Ficou completo. O único item que lhe faltou até sair de linha foi o aquecimento do álcool para as partidas a frio, exigindo o reservatório de gasolina. De resto tinha tudo, inclusive controle automático de velocidade cruzeiro que muitos acreditam só ser possível associado a câmbio automático.
O último Fox que saiu da linha de montagem, na versão Xtreme pintado na cor vermelho Tornado (foto de abertura passará a fazer parte do acervo da Volkswagen do Brasil e será uma das atrações da Garagem VW, localizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP.
Repouse em paz, Fox!
(Atualizado em 7/10/21 às 13h00, troca da foto de abertura)
BS