Sendo elétrico, não existe qualquer ruído mecânico para abafar os ruídos de rolamento e aerodinâmicos, mas a Rolls-Royce não parece estar interessada em atenuar ou eliminar esses ruídos.
A R-R não parece preocupada com esse fato. O Spectre EV, primeiro elétrico da marca, não será uma experiência mais silenciosa do que uma viagem a bordo dos modelos com motor V-12 a combustão, tradicionais na marca inglesa.
É o que diz o diretor-executivo da marca, o alemão Torsten Müller-Ötvös, quando afirma que “provavelmente não vale a pena tentar tornar o Spectre EV mais silencioso do que os já silenciosos Rolls-Royce atuais”.
Tendo em conta a tradição de luxo e de silêncio ao rodar dos Rolls-Royce, surge a pergunta sobre por que não tentar tornar o Spectre EV o mais silencioso possível?
A explicação foi dada novamente por Torsten Müller-Ötvös e remete para o período de desenvolvimento do atual Ghost. Os engenheiros da Rolls-Royce conseguiram eliminar os ruídos do habitáculo do Ghost de tal modo que, como lembra ele, “havia pessoas que se sentiam desorientadas e foi necessário trazer de volta algum nível de sons”.
Por esta revelação, parece claro que a Rolls-Royce não ficará preocupada com um leve incremento de ruídos a bordo do já silencioso elétrico Spectre EV.
Aliás, Müller-Ötvös relembrou que para garantir um adequado nível de conforto sonoro equilibrado com algum ruído, a marca tem história mais do que suficiente, afirmando que “acho que temos grande experiência para lidar com isso”.
AB