A Mercedes-Benz aplicou a fórmula All-Terrain, estreada em 2017 com a primeira versão do Classe E station wagon para criar uma nova versão para o Classe C, com aptidões para a condução fora do asfalto, concorrente direta dos Volvo V60 Cross Country e Audi A4 Allroad.
Fazendo jus à estrela de três pontas (terra, mar e ar), o Classe C All-Terrain roda com toda classe de um Mercedes-Benz na terra, na água (foto de abertura) e até aceita uns “aéreos” modestos.
A versão aventureira tem mais 40 mm de altura livre do solo e proteções em plástico na carroceria. Os para-choques modificados fazem com que o All-Terrain seja 4 mm mais comprido se comparado ao wagon C convencional e 21 mm mais largo.
Foram desenvolvidas rodas especiais de 17 até 19 polegadas de diâmetro. As medidas de série são pneus 225/55R17 em rodas 7,5Jx17, com opções de pneus 245/45R18 montados em rodas 8Jx18 ou 245/40R19 em rodas 8Jx19.
Os faróis de LED, de série, recebem a função Digital Light, que aumenta o alcance da iluminação ao redor do carro em condução fora de estrada. A suspensão dianteira recebeu reforços para se adequar aos rigores da utilização.
O sistema de tração integral 4Matic é capaz de enviar até 45% da potência para as rodas da frente. É equipamento de série, e no modelo All-Terrain acrescentou-se os modos de condução Off Road e Off Road+, com o Hill Descent Control, que a Mercedes-Benz denomina de Downhill Speed Regulation, para assistência em descidas muito íngremes e escorregadias que possibilita percorrê-las com total segurança.
A capacidade do porta-malas é a mesma do station wagon convencional, ou seja, 490 litros que podem chegar a 1.510 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O interior da versão All-Terrain é similar ao da versão Avantgarde, com vários detalhes em alumínio escovado, podendo ter até três combinações de cores para os revestimentos em couro.
As telas são de 10,25 polegadas ou, opcionalmente, de 12,3 polegadas. Exibem entre outras informações, as específicas para condução fora de estrada, mais precisamente o grau de inclinação, ângulo da direção, bússola e coordenadas geográficas.
O Classe C All-Terrain tem motores de 4 cilindros a diesel e a gasolina, ambos mild hybrid de 48 volts. O C 200 4MATIC All-Terrain tem o novo motor a combustão (M 254) de 1.496 cm3 e 207 cv de potência. No caso do C 220 d 4MATIC All-Terrain, é alimentado a diesel (OM 654 M), cilindrada de 1.993 cm3 e 203 cv de potência. Ambos têm 20 cv a mais com o acréscimo de potência pela eletricidade, no modo boost.
Essa eletrificação mild hybrid de 48 volts parece ser a mais equilibrada para o futuro do automóvel, juntando o melhor das duas tecnologias. Como se dizia antigamente, “nem tanto lá, nem tanto cá”.
AB