Um dos segmentos mais aquecidos do mercado mundial de duas rodas acaba de receber três novos lançamentos (dois no exterior e um já disponível nas lojas brasileiras). Usadas tanto em viagens como no fora de estrada, as motocicletas do segmento Big Trail ganham espaço a cada dia. São motos altas, versáteis e com motor de sobra para cruzar continentes sem escolher caminhos. Veja abaixo os trêsúltimos lançamentos.
KTM 890/R
O primeiro modelo já disponível por aqui é a KTM 890 que chega em duas versões: Standard e R. O motor usando é o mesmo da naked 890 Duke, dois cilindros paralelos de 889 cm³ gerando 105 cv a 8.000 rpm e 10,2 m·kgf a 6.500 giros. No painel de TFT é possível selecionar entre os modos de pilotagem além de alterar parâmetros do controle de tração e freios ABS.
Enquanto a versão R é mais voltada para o uso off-road, a versão-base tem banco bipartido, bolha mais alta, para-lama baixo, além de suspensões mais voltadas para o uso em viagens. O tanque de 20 litros garante bom alcance e para maior conforto em viagens ela está equipada com suspensões de longo curso e também com controle automático de velocidade de cruzeiro.
TRIUMPH TIGER 1200
Depois de mostrar diversas fotos camufladas e soltar aos poucos informações sobre o modelo, finalmente foi apresentada globalmente a nova Tiger 1200. Mais do que apenas uma nova geração, o modelo foi praticamente alterado do zero e surpreendeu por conseguir ganhar potência ao mesmo tempo que perdeu peso. O novo motor tricilindro chamado de T-plane gera 152 cv a 9.000 rpm e 13,3 m·kgf a 7.000 rpm. São 11 cv a mais, enquanto que na balança temos expressivos 25 kg a menos.
No total são cinco configurações sendo três voltadas mais para o asfalto: GT, GT Pro e GT Explorer — além de duas mais voltadas ao off-road, Rally Pro e Rally Explorer. Os modos de pilotagem são até cinco, os novos freios são da grife Brembo, e o tanque de combustível terá 20 litros de capacidade nas versões comuns e 30 litros nas versões Explorer. Ao que tudo indica, até março de 2022 os novos modelos 1200 chegarão no Brasil.
DUCATI DESERT X
A italiana Ducati foi a última a ser lançada na Europa porém ainda sem previsão de ser vendida por aqui. Apresentada como o modelo mais capaz no fora de estrada de toda a linha a Desert X tem como base o motor de dois cilindros da Multistrada 950 (111 cv a 9.250 rpm e 9,38 m·kgf a 6.500 rpm), porém com diversas alterações além de reescalonamento das marchas para uso off-road.