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As picapes com motor Diesel, principalmente as de porte médio-grande como a Ford Ranger, atendem às exigências de todo um universo de compradores. Pode-se pensar numa ferramenta de trabalho com uma confortável cabine simples, câmbio manual de 6 marchas e um potente motor turbodiesel 2,.2-litros de 160 cv e um torque brutal de quase 40 m·kgf. Tudo isso movimenta a robusta Ranger com desenvoltura e valentia digna de uma confiável ferramenta de trabalho.
As empresas, fazendas e engenhos que preferem as picapes de cabine simples, como a Ranger XL cabine-simples sabem bem do que estou falando. A caçamba de generosos 1.420 litros e a carga útil de 1.230 kg são fatores ideais pra transportar cargas diversas, seja no perímetro urbano ou no campo. Completando o pacote de méritos que surpreende, está o baixíssimo consumo de combustível e, claro, facilidade e contido custo de manutenção.
Mas, existem aqueles que, além do transporte de carga na caçamba, necessitam também levar pessoas. Para esses casos a Ford oferece a Ranger XL CD (cabine dupla), de cinco lugares (foto de abertura), que mostra a mesma configuração mecânica e de acabamento da carroceria cabine-simples, ainda assim capaz de transportar 1.123 kg totais e acomodar um bom volume de carga na sua caçamba de 1.180 litros.
Vale lembrar que a linha XL da Ranger é sempre ofertada com tração 4×4, fato que permite às carrocerias de cabine simples e dupla trafegarem com desenvoltura por qualquer terreno, seja ele lama e barro ou areia. Isso coloca a picape da Ford como uma ferramenta de trabalho ideal nas situações de terrenos difíceis. Com o tanque de combustível de 80 litros, aliado ao baixo consumo de combustível desse motor 2,2 Diesel, essas Ranger de trabalho chegam a superar os 1.000 quilômetros de alcance com um tanque, outro ponto que mostra a versatilidade das picapes desse porte movidas a diesel no trabalho pesado,
Mesclando a robustez do motor 2,2-litros turbodiesel, mas agora com a comodidade do câmbio automático de 6 marchas e uma proposta urbana familiar, a Ranger XLS pode ser dotada de tração 4×2 ou 4×4, dependendo das necessidades do consumidor, sempre apostando na boa relação custo-benefício e méritos para o uso nas cidades grandes.
Falando nisso, as picapes médias-grandes a diesel também se dão bem na “selva de pedra” dos grandes centros urbanos, como é o caso da Ranger Black, que oferece vários equipamentos de série, motor Diesel e os méritos já consagrados da Ranger, tudo isso sem perder em absolutamente nada nos quesitos conforto, visual exclusivo e o requinte da proposta urbana. Preocupada com o bem-estar dos ocupantes, a engenharia da Ford promoveu mudanças eficazes nas molas e amortecedores dessa versão Black, deixando-a suave para rodar na cidade, porém mantendo a durabilidade tradicional da Ranger.
Para os mais exigentes, que buscam maior potência no motor combinada com a tração nas quatro rodas e câmbio automático, existem as intermediárias, como a Ranger Storm. Nessa versão da picape da Ford, o motor 3.2 Duratorq turbodiesel de 5 cilindros produz generosos 200 cv, com um torque máximo de 48 m·kgf. Essa verdadeira “usina de força” está acoplada a uma eficiente caixa automática de 6 marchas, além da tração 4×4 com reduzida, que permite à picape transpor qualquer tipo de terreno. Não há limites por onde se queira andar com essa Ranger, que também tem seu apelo no visual diferenciado e ótimo custo-benefício (é a porta de entrada para essa mecânica mais potente).
Graças ao motor maior, câmbio reescalonado e tração nas quatro rodas com reduzida, a Ranger Storm é outro veículo, completamente diferente em termos de engenharia, quando comparado com a Black, por exemplo, que tem motor 2,2 e tração 4×2. É feita para as famílias que se aventuram com conforto e segurança, seja no asfalto ou fora dele.
E quem busca o máximo em sofisticação e requinte, sem perder um belo e grande motor Diesel e tração 4×4, também tem suas opções no mercado nacional, como a Ford Ranger Limited, a topo de linha. Dotada do mesmo trem motriz da Storm (motor 3.2 Duratorq, tração nas quatro rodas e câmbio automático de 6 marchas), a Limited conquista o consumidor pela tecnologia embarcada, sofisticação e requinte dignos de um carro de passeio luxuoso.
Só para que se tenha uma ideia, a Limited oferece ao motorista e demais ocupantes faróis de LED, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro (o do motorista com ajustes elétricos), multimídia de 8” repleto de funções, controle de velocidade automático adaptativo, um generoso pacote de segurança (7 airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo e farol alto automático), comandos externos via aplicativo Ford Pass, rodas de liga de alumínio diamantadas de 18”, além de diversas outras benesses para motorista e passageiros.
Sabe-se que um dos grandes segredos da indústria automobilística é o de oferecer ao consumidor exatamente o produto que ele necessita. E nisso a Ford, com a Ranger, está de parabéns: dentro da gama da sua picape, oferece um produto para cada tipo de aplicação, todos perfeitamente adequados às necessidades de quem o utiliza, seja no consumo de combustível, custo de manutenção, praticidade de utilização, nível de equipamentos de série, passando pela confiabilidade, durabilidade e, principalmente, a adequação do produto às necessidades dos compradores típicos das picapes a diesel. Um trabalho bem integrado de engenharia e marketing, que culmina com a satisfação de quem utiliza o veículo.
DM