Daniel Rojas está no Grupo Audi desde 2015 e, especificamente no Brasil, desde 2019, quando assumiu a função de diretor de Vendas da operação nacional. Ele sucede a Johannes Roscheck, que retorna para a Audi AG em Ingolstadt, na Alemanha, onde será responsável por controladoria e finanças corporativas de todo o Grupo Audi.
Daniel Rojas terá a missão de manter e fortalecer o crescimento da filial brasileira alcançado nos últimos anos. O executivo chileno também avançará com os planos eletrificação da marca no País, evolução dos processos de digitalização e relacionamento com os clientes e fortalecimento da relação com a rede de concessionárias, além da consolidação da fabricação de veículos em São José dos Pinhais, PR.
Quero agradecer ao Johannes por todo o trabalho feito nestes últimos anos e pela confiança que sempre depositou em mim e em todos os funcionários da Audi no Brasil”, disse Rojas.
A operação brasileira esteve sob o comando de Johannes Roscheck desde 2017, nesta que foi a segunda passagem pelo executivo austríaco no brasil. A primeira foi no fim da década de 1990, quando ele liderou a construção da fábrica da empresa no Paraná. Após cinco anos marcados por um período de renovação completa do portfólio de produtos e reestruturação dos negócios, ele retorna à matriz da empresa na Alemanha para assumir o cargo de chefe de controladoria e finanças corporativas da Audi AG.
De acordo com Johannes Roscheck, “o Brasil é um lugar especial e tenho certeza que uma parte de mim sempre ficará aqui. Nesta minha segunda passagem no país tive uma jornada desafiadora e emocionante, que termina de uma forma que me dá muito orgulho, com a conclusão do lançamento de 30 novos produtos nos últimos três anos e o anúncio da retomada da produção local, além do fato de termos alcançado todos os objetivos propostos. Isso só foi possível graças ao esforço conjunto da rede de concessionárias e de todo o time da Audi do Brasil, a quem agradeço imensamente. Volto para a Alemanha para assumir uma função muito importante dentro do grupo e desde já desejo muito sucesso ao Daniel nesta nova etapa”.
Daniel Rojas: 25 anos de experiência na indústria automobilística
Natural de Santiago, capital chilena, Daniel Rojas é formado em Administração de Negócios pela Universidad del Desarollo (Chile) e possui MBA pela California State University (EUA). O executivo possui mais de 25 anos de experiência profissional na indústria automobilística, com passagens pela Volkswagen, Ford e Nissan.
Sua história com a Audi começou em 2015. Naquele ano, ele assumiu a gestão da Audi Chile, posição que manteve até 2019, quando desembarcou no Brasil para se tornar o diretor de Vendas da Audi do Brasil, responsável pelas áreas de vendas, vendas diretas, gestão de usados, frota e desenvolvimento de rede.
Em três anos nessa função, atuou diretamente na introdução de 30 novos modelos no mercado, evolução dos processos de digitalização e até novos modelos de negócios, como o programa de carro por assinatura Audi Luxury Signature. Em fevereiro de 2022 Daniel Rojas assume, aos 48 anos, a posição de residente executivo da Audi do Brasil.
Johannes Roscheck: retomada da produção local foi último anúncio
Formado em Engenharia Industrial na Áustria e é Ph D em Engenharia Mecânica e Industrial, Johannes Roscheck possui quase 30 anos experiência no setor automobilístico Dentro da Audi, já ocupou cargos de liderança na Hungria, Estados Unidos, Alemanha e Brasil, além de ter passagens pelo Grupo Volkswagen e empresas de consultoria. A confirmação da retomada da produção na fábrica da Audi do Brasil em São José dos Pinhais, feita durante a House of Progress, em dezembro de 2020, foi o último anúncio oficial de Johannes Roscheck à frente da operação brasileira.
BS