Conforme informei na nota avançada esta manhã, esta é a matéria completa. A anterior foi removida e me desculpo com os leitores FOC e OM366LA por seus comentários não estarem mais disponíveis. Repitam-nos, por favor.
Desde a primeira apresentação do novo motor 4-cilindros GSE T270, 1,3-l turbo flex questionei os executivos da engenharia da Stellantis quando apareceria a versão 4×4 com esse motor, visto que os valores de torque e a potência mostravam uma boa adequação para tal. Mas é obvio que ninguém seria louco de antecipar um desenvolvimento que estava em curso, pois isso é prejuízo para as vendas do modelo que está em produção. Da mesma maneira que ninguém confirma que logo veremos a versão 4×4 no Compass com motor T270, ou quiçá uma Toro 4×4.
Mas o que interessa é que aquele veículo camuflado avaliado em Curvelo em dezembro, onde só foi possível conferir suas aptidões e capacidades dinâmicas, finalmente apareceu completamente sem camuflagem, e os preços divulgados podem até surpreender quem apostava em valores maiores. A Jeep diminuiu as versões disponíveis e passa a ter duas com tração dianteira, e duas com o conjunto 4×4:
Preços para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba onde o ICMS tem alíquota maior:
– Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex automático 6-marchas – R$ 123.990
– Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex automático 6-marchas – R$ 138.990
– Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex automático 9-marchas 4×4 – R$ 163.290
– Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex automático 9-marcchas 4×4 – R$ 163.290
Teto solar panorâmico está disponível nas versões S e Trailhawk como opcional por R$ 8.772,00 e uma lista de acessórios exclusivos para o modelo é apresentada com a grife Mopar.
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A diretoria comercial da Jeep já informou que para a modalidade de Vendas Diretas (VD) há um desconto de 8%, e para o público PCD, que também é vendido no modelo VD, o desconto de 8% aparece juntamente com a isenção equivalente de ICMS até o valor vigente.
Note que a mesma versão Série S que foi inaugurada no Compass, agora aparece no Renegade, mas neste com o câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. Volto a insistir que falta pouco para o Compass Série S ter essa mesma configuração. Você não acha?
Se preferir assista novamente ao vídeo de impressões ao dirigir do novo Jeep Renegade publicado em dezembro 2021 e gravado na pista de testes da Jeep em Curvelo, MG.
Novidades, exterior
Como já visto em Curvelo, as linhas gerais do carro não seriam alteradas e o que mudou externamente foram os detalhes de grade, sempre com as sete fendas, mas reduzidas em sua altura, aumentando a entrada de ar horizontal. Os faróis seguem com o mesmo desenho circular e adotam a tecnologia full LED desde a versão de entrada.
Na traseira as alterações são da mesma ordem com novo desenho luminoso das lanternas, também em LED, e novo para-choque. Lateralmente não se nota nenhuma mudança substancial, exceto a adoção de rodas de liga de alumínio com diâmetros que variam de 17” para o Sport e Trailhawk, 18” no Longitude, e 19” no Série S.
Mais conforto e segurança
São vários recursos de auxílio ao motorista e segurança que foram incorporados ao novo Renegade que desde a versão de entrada recebe sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de permanência em faixa, detector de fadiga e reconhecimento de placas. O controle de velocidade de cruzeiro convencional é outro item que juntamente com o limitador de velocidade auxiliam o motorista a não ultrapassar os limites de velocidade, evitando multas desnecessárias.
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A partir da versão Longitude há opção de troca de marchas manual através das borboletas atrás do volante, o sistema multimídia cresce de 7” para 8,4” com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador de bateria de celular por indução (sem fio), os faróis de neblina são em LED, o ar-condicionado tem duas zonas, e aparece o sensor de estacionamento traseiro.
Nas versões Série S e Trailhawk que incorporam a tração 4×4, o câmbio automático tem 9 marchas com bloqueio eletrônico de diferencial, e vem incorporado com seletor de terreno com quatro configurações, sendo que a versão Trailhawk ainda tem uma função adicional (Rock = rocha). Ambas vêm com controle eletrônico de descida e a bolsa inflável de proteção do joelho do motorista é adicional às seis bolsas das demais versões. Nessas versões a chave é presencial com partida por botão, a comutação do farol alto é automática e vêm equipadas com sensor crepuscular e sensor de chuva.
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Enquanto a Série S é equipada com rodas 19” e pneus 235/45R19 a versão Trailhawk utiliza rodas 17” e pneus 215/60R17 para maior capacidade fora de estrada, e ainda nessa versão a suspensão é elevada, há proteções adicionais no assoalho e recebe o selo Trail Rated para atestar sua maior capacidade de uso em condições adversas. O ângulo de ataque é de 30 graus, rampa 22º e saída, 32 graus.
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Motor T270
A versão Diesel foi descontinuada, pois representava apenas 8% do mix de vendas do Renegade e com a introdução da tração 4×4 na versão flex, a Jeep espera aumentar ainda mais sua penetração no segmento, visto que passa a ser o único suve compacto a oferecer essa opção.
O novo motor 1,3-l turbo flex de quatro cilindros tem construção de bloco e cabeçote em alumínio, e o conjunto de 16 válvulas é acionado por comando único acionado por corrente, que traz o novo sistema MultiAir III de abertura e fechamento — sistema eletro-hidráulico que permite o controle totalmente flexível da duração e de levantamento das válvulas de admissão. Esse moderno conjunto entrega 180/185 cv a 5.750 rpm e 27,5 m·kgf a 1.750 rpm.
Segundo informações do fabricante, a versão Sport 4×2 tem desempenho de 0-100 km/h em 8,8/8,7 segundos e velocidade máxima de 208/210 km/h. O consumo de combustível homologado junto ao Inmetro é de 11/7,7 km/l no ciclo urbano e 12,8/9,1 km/l ,no rodoviário.
Na Serie S 4×4 a aceleração de 0-100 km/h é de 9,8/9,5 segundos e velocidade máxima 200/202 km/h. O consumo de combustível informado é 9,1/6,3 km/l no ciclo urbano e 10,8/7,6 km/l ,no rodoviário. Nota-se que pela diferença de números a versão 4×4 só é indicada para quem realmente precisa desta configuração, caso contrário estará carregando peso e gastando mais combustível desnecessariamente. Afinal são 1.643 kg no Trailhawk versus 1.468 kg no Sport, uma diferença também significativa quando falamos em consumo e desempenho.
As versões 4×2 são equipadas apenas com câmbio automático epicíclico de 6 marchas e a tração é dianteira, com o conjunto montado transversalmente. Câmbio manual não é disponível em nenhuma das configurações apresentadas.
Disponibilidade
Segundo os executivos da marca, as concessionárias já dispõem de cerca de 1.000 unidades para exibição e experimentação, e entre fevereiro e março as vendas serão destinadas aos 4.500 veículos aos clientes pré-cadastrados que procuraram pela rede e não tiveram o pedido atendido, ainda que com o ano-modelo anterior.
A Jeep ainda garante que os 7.000 carros a serem faturados em março e abril não terão os preços majorados em relação ao que é apresentado no lançamento, totalizando 11.500 carros nessas condições comerciais. Para fidelização da marca as concessionárias terão um incentivo de R$ 10 mil para valorização de veículos usados, válido apenas para Jeeps.
GB