Depois do alarme falso de algumas equipes em apresentar a pintura 2022 em monopostos de 2021, quatro times (foto de abertura) aumentaram a expectativa para a temporada prestes a começar ao divulgar fotos de seus novos carros. Os inéditos AlphaTauri AT03-Honda, Aston Martin AMR22-Mercedes, Haas VF22-Ferrari e McLaren MCL36-Mercedes mostram diferentes conceitos de aerodinâmica na primeira versão conhecida. Vale destacar que entre a apresentação dos carros e o momento em que entrarão na pista para disputar o primeiro treino para o GP de Abu Dhabi no dia 18 de março, muita coisa deve mudar em relação ao que foi tornado público nos últimos dias.
Nos bicos dianteiros notam-se side plates — as lâminas longitudinais que emolduram os spoilers — de perfis bem diferentes. O mais pronunciado e de aparência mais pesada é o usado no AlphaTauri AT03: um retângulo de dimensões avantajadas e formato plano e irregular que tem o bordo de ataque em pequeno ângulo. Na linha inferior uma solução considerada padrão: cada um dos quatro elementos da asa dianteira mostra um nível diferente. O McLaren McL36 usa perfil similar, mas a linha de contorno entre o ponto mais avançado e o ponto mais alto tem um desenho suavizado e arredondado. Na borda inferior há ranhuras para laminar o ar e diminuir a turbulência causada pelo movimento dos pneus dianteiros. O side-plate do Aston Martin AMR 22 tem perfil semelhante ao do McL36, mas notam-se carenagens internas que direcionam o ar de forma mais pronunciada. Perfil semelhante do “end plate”. Todos os quatro usam pequenos defletores instalados na face externa dos side plates.
O bico do AMR22 é o mais simples, com linhas retas e planas e aparência mais pesada. Nos demais notam-se formas mais arredondadas, sendo que o AT03 e o McL36 têm aparência semelhante. Nas laterais, chamadas de side pods, as variações são mais notáveis, particularmente no McLaren a entrada de ar está instalada no topo de uma seção plana cuja metade inferior aparece fechada nas imagens já divulgadas. Posto que isso aumenta a resistência aerodinâmica não será estranho se o carro aparecer na pista com modificações nesse local. O perfil da entrada de ar é semelhante ao do AMR 22. Já o AT03 adotou uma forma reta e regular enquanto o HF 22 é totalmente arredondado, decorrência do formato da carenagem central: vista de cima é o perfil de gota com a largura da base em torno de 50% do comprimento da peça inteira.
Tanto o McL 36 quanto o AMR 22 usam o motor Mercedes, mas ambos utilizam soluções opostas de arrefecimento. O McLaren tem um carenagem de volume menor e que remete ao formato de gota, enquanto no Aston Martin essa peça é extremamente volumosa: vista de cima sugere uma caixa de sapato com cantos arredondados. O design certamente foi reprovado pelo departamento de marketing da equipe: aquelas 15 ranhuras para o escoamento do ar quente que passa pelos radiadores e intercoolers laterais diminuem sensivelmente o espaço comercialmente explorável…
O AT03 é o que tem o desenho mais leve e integrado —¨o perfil da carenagem dos radiadores é integrado ao da carenagem do motor e cria uma espécie de túnel para otimizar o fluxo de ar nessa região. O perfil do aerofólio traseiro é semelhante nos quatro modelos, todos eles usando o elemento móvel dessa asa com sua linha de fuga avançada em relação aos painéis laterais da peça.
Collet otimista para 2022
Atualmente participando de uma temporada de treinamento físico em Tenerife, arquipélago espanhol na costa ocidental da África, o brasileiro Caio Collet admitiu que se sente melhor preparado para sua segunda temporada internacional na F-3 FIA. Collet foi um dos pilotos confirmados hoje para mais um ano no programa Academia Alpine, ação do braço esportivo da Renault que apoia o paulista há quatro anos em sua caminhada rumo à F-1. A primeira prova da temporada está marcada para o fim de semana de 20 de março como parte da programação do GP de Abu Dhabi, etapa de abertura do Campeonato Mundial de F-1.
“Este ano me sinto mais preparado para as exigências que o ritmo de trabalho da F-3 impõe” declarou Collet. Ele admitiu que, em função dos resultados que obtiver durante o ano, poderá fazer testar carro da F-2 no final do ano. Essa categoria é o próximo passo sua carreira rumo à categoria máxima.
WG
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