Depois do alarme falso de algumas equipes em apresentar a pintura 2022 em monopostos de 2021, quatro times (foto de abertura) aumentaram a expectativa para a temporada prestes a começar ao divulgar fotos de seus novos carros. Os inéditos AlphaTauri AT03-Honda, Aston Martin AMR22-Mercedes, Haas VF22-Ferrari e McLaren MCL36-Mercedes mostram diferentes conceitos de aerodinâmica na primeira versão conhecida. Vale destacar que entre a apresentação dos carros e o momento em que entrarão na pista para disputar o primeiro treino para o GP de Abu Dhabi no dia 18 de março, muita coisa deve mudar em relação ao que foi tornado público nos últimos dias.
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Nos bicos dianteiros notam-se side plates — as lâminas longitudinais que emolduram os spoilers — de perfis bem diferentes. O mais pronunciado e de aparência mais pesada é o usado no AlphaTauri AT03: um retângulo de dimensões avantajadas e formato plano e irregular que tem o bordo de ataque em pequeno ângulo. Na linha inferior uma solução considerada padrão: cada um dos quatro elementos da asa dianteira mostra um nível diferente. O McLaren McL36 usa perfil similar, mas a linha de contorno entre o ponto mais avançado e o ponto mais alto tem um desenho suavizado e arredondado. Na borda inferior há ranhuras para laminar o ar e diminuir a turbulência causada pelo movimento dos pneus dianteiros. O side-plate do Aston Martin AMR 22 tem perfil semelhante ao do McL36, mas notam-se carenagens internas que direcionam o ar de forma mais pronunciada. Perfil semelhante do “end plate”. Todos os quatro usam pequenos defletores instalados na face externa dos side plates.
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O bico do AMR22 é o mais simples, com linhas retas e planas e aparência mais pesada. Nos demais notam-se formas mais arredondadas, sendo que o AT03 e o McL36 têm aparência semelhante. Nas laterais, chamadas de side pods, as variações são mais notáveis, particularmente no McLaren a entrada de ar está instalada no topo de uma seção plana cuja metade inferior aparece fechada nas imagens já divulgadas. Posto que isso aumenta a resistência aerodinâmica não será estranho se o carro aparecer na pista com modificações nesse local. O perfil da entrada de ar é semelhante ao do AMR 22. Já o AT03 adotou uma forma reta e regular enquanto o HF 22 é totalmente arredondado, decorrência do formato da carenagem central: vista de cima é o perfil de gota com a largura da base em torno de 50% do comprimento da peça inteira.
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Tanto o McL 36 quanto o AMR 22 usam o motor Mercedes, mas ambos utilizam soluções opostas de arrefecimento. O McLaren tem um carenagem de volume menor e que remete ao formato de gota, enquanto no Aston Martin essa peça é extremamente volumosa: vista de cima sugere uma caixa de sapato com cantos arredondados. O design certamente foi reprovado pelo departamento de marketing da equipe: aquelas 15 ranhuras para o escoamento do ar quente que passa pelos radiadores e intercoolers laterais diminuem sensivelmente o espaço comercialmente explorável…
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O AT03 é o que tem o desenho mais leve e integrado —¨o perfil da carenagem dos radiadores é integrado ao da carenagem do motor e cria uma espécie de túnel para otimizar o fluxo de ar nessa região. O perfil do aerofólio traseiro é semelhante nos quatro modelos, todos eles usando o elemento móvel dessa asa com sua linha de fuga avançada em relação aos painéis laterais da peça.
Collet otimista para 2022
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Atualmente participando de uma temporada de treinamento físico em Tenerife, arquipélago espanhol na costa ocidental da África, o brasileiro Caio Collet admitiu que se sente melhor preparado para sua segunda temporada internacional na F-3 FIA. Collet foi um dos pilotos confirmados hoje para mais um ano no programa Academia Alpine, ação do braço esportivo da Renault que apoia o paulista há quatro anos em sua caminhada rumo à F-1. A primeira prova da temporada está marcada para o fim de semana de 20 de março como parte da programação do GP de Abu Dhabi, etapa de abertura do Campeonato Mundial de F-1.
“Este ano me sinto mais preparado para as exigências que o ritmo de trabalho da F-3 impõe” declarou Collet. Ele admitiu que, em função dos resultados que obtiver durante o ano, poderá fazer testar carro da F-2 no final do ano. Essa categoria é o próximo passo sua carreira rumo à categoria máxima.
WG
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