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Home BS

FORD MAVERICK, UM SEDÃ COM CAÇAMBA

identicon por Bob Sharp
21/02/2022
em BS, Lançamentos, Testes
Fotos: Gerson Borini

Fotos: Gerson Borini







Pode até ser considerada um suve com caçamba, como a Fiat clamou ser a Toro numa apresentação prévia da Toro para a imprensa  lá pelo final de 2015, mas depois de andar bastante com a nova picape cabine-dupla Ford Maverick prefiro defini-la como o título diz, uma sedã com caçamba no lugar do porta-malas.  Foi a sensação que me passou.

Cinco anos e meio separam o lançamento da Fiat Toro da Ford Maverick FX4 Lariat 4×4, surgida em setembro do ano passado — Lariat em homenagem aos caubóis, é o nome do laço para agarrar reses e cavalos — produzida na fábrica Ford de Hermosillo, no México e que chega neste momento ao mercado brasileiro por R$ 239.990 com motor 2-litros turbocarregado de fogosos 253 cv a 5.500 rpm produzidos mediante torque de 38,7 m·kgf a 3.000 rpm, capaz leva a picape da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos via seu câmbio automático epicíclico de 8 marchas enviando torque para as quatro rodas permanentemente. Mas a velocidade máxima é limitada em 175 km/h.

Boa caçamba, 943 litros

O motor EcoBoost é gasolina somente e um adesivo na face interna da portinhola do bocal de abastecimento de combustível, do moderno tipo sem tampa, informa octanagem 92 RON ou superior, portanto funciona perfeitamente com a gasolina brasileira.  O motor foi calibrado para até 30% de álcool, informa a Ford (nossa comum/comum aditivada agora é E27, não mais E27,5, soube recentemente).

A produção mexicana, que é destinada principalmente ao mercado americano, transparece no espelho retrovisor esquerdo plano mas com insertos de grande convexidade para aumentar o campo de visão — o mesmo no direito, de pouca convexidade e com o famoso lembrete “objetos pode estar mais perto do que parece”, em inglês.  Mas como virá também para a América Latina, o velocímetro é graduado em km/h com indicação de consumo  somente em L/100 km, não pode ser alternada para km/L (veja Nota 2 no final).

O motor 2-litros turbo EcoBoost é o dono do show com seus 253 cv e 38,7 m·kgf;  seu som a bordo parece ter mais cilindros do que quatro

Um câmbio diferente

O bom câmbio automático “da casa”, de fabricação Ford,  começa com a particularidade da seleção de marchas ser por botão giratório no console, cuja única vantagem é liberar espaço, estranho no começo por não ser intuitivo com a velha alavanca seletora, mas nada com que não se acostume. A maior diferença para o que se vê hoje é não ser possível efetuar trocas manuais — nem borboletas tem — ficando a única escolha de marcha à frente a “L” (de low, reduzida). Nessa posição o câmbio escolhe a marcha em função da velocidade, reduzindo para o uso de freio-motor quando convém, como poupar freios numa descida de serra, ou empregando marchas mais reduzidas ao tracionar reboque, nesse caso subindo marcha sempre que o motor atingir 6.000 rpm.  De certa maneira é uma simulação aproximada de um modo ‘Sport’. Notei bloqueio do conversor de torque da 3ª marcha em diante.

Quando houver mais de uma foto clique nelas com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A velocidade por 1.000 rpm em 8ª marcha é 55,5 km/h, o que significa 2.160 rpm a 120 km/h (velocidade real). Como a velocidade máxima é de 175 km/h, acredito que seja atingida em 6ª a 5.120 rpm, 380 rpm abaixo da rotação de pico.

Rodagem soberba

É o grande destaque da Maverick e que me levou a defini-la como um  sedã com caçamba. A engenharia de suspensão da Ford chegou ao ponto ideal de compromisso entra qualidades dinâmicas e conforto, para o que a suspensão traseira independente multibraço contribui decididamente, combinado com enorme distância entre eixos de 3.076 mm que ajuda a “aplainar” a irregularidade do nosso chão e a reduzir a quase nada as oscilações longitudinais. A rolagem é também bem pequena. Andando bem rápido nas curvas não parece estar-se dirigindo um veículo de 5.073 mm de comprimento e 1.674 mm de altura. A ficha técnica fornecida pela Ford não informa as bitolas, mas são grandes e compatíveis com o porte e o peso de 1.744 kg da Maverick, cujos freios estão de pleno acordo com o peso bruto de 2.361 kg e a velocidade que pode alcançar. E a Ford enfatizou que os amortecedores contam com batente hidráulico de distensão, salutar medida para o País das Lombadas, sobre as  quais a distância mínima do solo de 218 mm permite transpô-las sem preocupação.

 

Às qualidades de rodagem associa-se à de “sedã”, o fácil acesso ao interior. notado mais ao desembarcar, o pé esquerdo atinge logo o solo, sendo desnecessário “escorregar” no banco para o pé chegar mais facilmente ao chão.

Acesso fácil como o de um sedã, foto entrando

Os pneus são os todo-terreno Pirelli Scorpion ATR 225/65R17H que proveem aderência correta (não dirigi a Maverick na chuva, gostaria de tê-lo feito) e são cinco pneus, sinal de que o estepe, com roda de aço e alojado sob a caçamba é “quinta roda”,  portanto 100% operacional.

 

O consumo de homologação é 8,8/11,1 km/l cidade/estrada. na viagem a Joaquim Egydio para fotos e vídeo, ida e volta, o consumo foi de exatamente 11,1 km/l (9 L/100 km…). Em ritmo mais calmo, tipo 100 km/h, e sem puxadas de aceleração e retomadas forte acredito que seja melhor, passando um pouco de 12 km/l. Tomando por base o consumo rodoviário oficial, o tanque de 67 litros proporciona alcance de quase 745 quilômetros. Na cidade, com seu fluxo variável,  ficou entre 7,9 e 8,9 km/l.

A carga útil (passageiros mais carga) não é das maiores, 617 kg. Analisando a “ótica” correta do editor de Testes do AE, Gerson Borini, são cinco ocupantes de 70 kg totalizando 350 kg, restando 267 kg para colocar na caçamba.

Os faróis de LED, é claro, proporcionam excelente iluminação.

Faróis de LED: iluminação como essa faz toda a diferença (Foto: autor)

Derivada do Focus

A Maverick foi projetada usando a arquitetura básica do Focus, o que a credencia como veículo de grande aptidão para um dirigir rápido e seguro. Isso se reflete na suspensão, como já comentado. Para autoentusiastas, é um “DNA” mais do que bem-vindo.

Esse “sedã com caçamba” é espaçoso em todos os sentidos, inclusive no banco traseiro com “eu atrás de mim”. Toda a decoração interna é muito agradável e bem-pensada. Há até a comodidade de o vidro traseiro da cabine abrir, do tipo corrediço e de acionamento elétrico.

 

Os bancos dianteiros em nada lembram estar-se numa picape, tal a sua conformação e densidade de espuma. O do motorista tem ajusta elétrico total em oito posições, inclusive o do apoio lombar. O do passageiro tem os ajustes manuais, mas em seis posições.

Há detalhes que mostram atenção e praticidade, como os sobretapetes de borracha serem do tipo bandeja, para facilitar o recolhimento de sujeirinhas, mantê-las confinadas e serem limpas.

Vale a pena dar uma lida na lista de equipamentos no final para conhecer tudo o que esta Ford oferece.

Foto AE, a que não pode faltar

Conclusão

A Ford sabe, e nem é preciso dizer, que a vida da Maverick não será  fácil por existir uma concorrente de peso chamada Fiat Toro,  pouca coisa menor mas que oferece motor Diesel, que muitos apreciam, e excelentes motores flex de aspiração atmosférica (1,8) e turbocarregado (1,33), com tração integral nas Diesel. caçamba de praticamente o mesmo volume (7 litros menos) mas com carga útil maior, em especial a Diesel, 1.000 kg. Onde a Maverick supera a oponente é na aceleração proporcionada pelo notável motor EcoBoost de 2 litros, embora numa hipotética estrada brasileira sem limite de velocidade a potente e mais cara Maverick fique bem para trás. Será um  briga boa de assistir.

BS

Nota 1: Nosso fotógrafo, captador e editor de vídeo, Márcio Salvo, encontra-se em recuperação do “vírus maldito”, felizmente está bem, mas ainda não está em condições de sair para trabalhar. Por isso as fotos e o vídeo deste teste foram feitos pelo editor de Testes Gerson Borini. Só que  anteontem no fim de tarde, quando editava o vídeo, o computador do Márcio parou de funcionar e foi para o conserto. Assim que possível, o vídeo será publicado isoladamente e integrado a esta matéria.

Nota 2: Retificando informação no texto, unidades podem ser configuradas entre métrico e sistema inglês pela central multimídia escolhendo ‘Configurar tela’, enquanto eu procurava por ‘Configurar unidades’. (21/02/22)

 

FICHA TÉCNICA FORD MAVERICK LARIAT FX4 4X4 2022
MOTOR
Denominação comercial Ford 2.0 Turbo EcoBoost GTDI
Descrição 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento,16 válvulas, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina de 92 octanas RON mínimo
Cilindrada (cm³) 1.999
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) 87,5 x 83,1
Potência máxima (cv/rpm) 253 / 5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) 38,7 / 3.000
Taxa de compressão (:1)’ 10
Densidade de potência (cv/L) 126,5
Densidade de torque (m·kgf/L) 19,3
Rotação de corte (rpm) n.d.
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria (V/A·h) 12 / 70
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo Ford 8F35 com câmbio automático epicíclico de 8 marchas acoplado ao motor por conversor de torque com par de engrenagens cônicas para a saída para o diferencial traseiro; tração integral permanente com diferencial central
Seletor de posições Botão giratório no console
Trocas de marchas manuais sequenciais Não tem
Relações das marchas (:1) 1ª 4,689; 2ª 3,306; 3ª 3,012; 4ª 1,923; 5ª 1,446; 6ª 1,000; 7ª 0,747; 8ª 0,617; ré 2,960
Relação dos diferenciais (:1) 3,63
Estol do conversor de torque (rpm) 2.750
Boqueio do conversor de torque Da 3ª marcha em diante
SUSPENSÃO
Dianteira Independente McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco / n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
Freio de estacionamento Eletromecânico
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7J x 17
Pneus 225/65R17H (Pirelli Scorpion ATR)
Estepe Mesma medida, roda de aço
CONSTRUÇÃO
Tipo Picape cabine-dupla, monobloco com caçamba unificada de aço, capô de alumínio, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
Dimensões (mm)
Comprimento 5.073
Largura sem/com espelhos 1.844 / 2.134
Altura até a base da antena 1.674
Distância entre eixos 3.076
Bitola dianteira/traeira n.d / n.d
Distância mínima do solo 218
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d
Área frontal (calculada, m²) 2,55
[Area frontal corrigida (m²) n.d.
DADOS DA CAÇAMBA
Comprimento/largura/altura (mm) 1.344 / 1.353 / 516
Volume interno (L) 943
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 20,6
Ângulo de saída (º) 21,2
Ângulo de transposição de rampa ((º) 18,1
Profundidade de vau (mm) 450
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.744
Carga útil (kg) 617
Peso bruto total (kg) 2.361
Peso rebocável (kg) 499
Tanque de combustível (L) 67
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,2
Retomada 80-120 km/h (s) 5,9
Velocidade máxima (km/h) 175 (limitada)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 8ª (km/h) 55,5
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) 2.160
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) 5.120

 

EQUIPAMENTOS FORD MAVERICK LARIAT FX4 4X4 2022
Abertura de portas por código numérico
Acionamento elétrico um-toque descida/subida dos vidros das janelas
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com repetidoras de setas
Alerta de colisão frontal e frenagem automática após impacto
Ar-condicionado automático de duas zonas
Assistente de partida em aclives
Banco do passageiro com ajuste manual de 6 posições
Bancos com revestimento premium ActiveX, ajuste elétrico de 8 posições, lombar inclusive, para o motorista
Bolsas infláveis (7): frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista
Bolsas porta-revistas no dorso doa encostos dos bancos dianteiros
Caçamba com protetor, ganchos de fiação superiores e inferiores, e abridor de garrafas
Câmera de ré
Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida por botão
Compartimento de bagagem sob banco traseiro
Console central com descansa-braço e porta-objetos sob ele
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante
Controle de descida
Controle de estabilidade e tração
Controle de oscilação do reboque
Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática na paradas
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
Grade aerodinâmica ativa
Iluminação da caçamba
Luz de rodagem diurna
Modos de condução (5): Normal, Escorregadio, Lama/terra, Areia e Reboque/transporte
Porta-óculos
Pré-instalação de engate de reboque com conector de 4 pinos e chicote elétrico
Quadro de instrumentos com tela de 6.5 polegadas em cores
Seletor de posição de marchas por botão giratório no console
Sistema desliga/liga motor nas paradas
Tomada de 12 V na traseira
Travas elétricas nas portas e caçamba
Vidro do para-brisa acústico
Vidro traseiro da cabine deslizante de acionamento elétrico
Volante de direção com ajuste de altura e distância
Volante de direção com aro revestido de couro
MULTIMÍDIA
Bluetooth, rádio AM/FM, 6 alto-falantes
Comandos de áudio e voz no volante
Multimídia Sync com tela tátil de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Portas USB tipo A e tipo C (duas dianteiras e duas traseiras)
CONECTIVIDADE FORDPASS
Alerta de acionamento do alarme
Alertas de funcionamento do veículo
Partida do motor remota com acionamento do ar-condicionado
Partida renita agendável
Sistema de localização do veículo
Status remoto do veículo pelo celular (nível de combustível, hodômetro)
Travamento/destravamento remoto
SEGURANÇA
Alarme perimétrico com imobilizador de motor
Alças de teto (3)
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Monitoramento da pressão dos pneus com informação das pressões
Protetor metálico de motor e câmbio
ACESSÓRIOS
Amortecedor de auxílio da tampa da caçamba
Arco de proteção (“santantônio”)
Caixa organizadora no lado direito da caçamba
Caixa organizadora no lado esquerdo da caçamba
Capota marítima elétrica
Capota marítima manual
Defletor de teto
Estribos
Extensor/divisor da caçamba
Extensão dos para-lamas
Lança de engate
Sensor de estacionamento
Suporte para bicicleta
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