Em comunicado de imprensa divulgado hoje (14/3), a Fiat, uma das 14 marcas da Stellantis, informou estar trazendo a marca Abarth para o Brasil. O primeiro modelo a receber a “insígnia Abarth”, o famoso emblema-logotipo do escorpião, será o Fiat Pulse (foto de abertura com o escorpião na grade), previsto para lançamento no quarto trimestre deste ano.
Com o Pulse Abarth virá uma série de iniciativas para implantar a marca no país. Herlander Zola, vice-presidente sênior para marca e comercial da Fiat para a América do Sul, disse que a primeira delas. a partir da próxima segunda-feira, será a plataforma digital criada “para nos aproximar dos clientes apaixonados por desempenho”. Ao se cadastrarem nela, começarão a receber informações exclusivas sobre a marca e sobre o Pulse Abarth ao longo dos próximos meses, até que o modelo seja lançado.
O plano inclui a rede de concessionárias Fiat, que terá lojas especializadas na venda de versões Abarth, com identidade visual exclusiva e que contará com vendedores especialmente treinados para um atendimento dedicado.
A história da marca criada em 1949 pelo austríaco Karl Abarth, naturalizado italiano como Carlo Abarth, sempre ligada intimamente a competições, poderá também ser conferida no Brasil, que este ano vai abrigar a Fórmula 4, dotada de motores Abarth.
Um novo capítulo no Brasil
A Abarth já teve dois modelos vendidos no país. Em 2002 foi o Stilo Abarth. A versão mais potente do hatch tinha motor cinco-cilindros de 2,4 litros que entregava 167 cv e 22,8 m·kgf. Acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos e atingia velocidade de 212 km/h.
Já em 2014 foi a vez com o icônico 500 Abarth, ainda mais rápido: ia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e sua velocidade máxima era 214 km/h. O compacto tinha motor 1,4-l turbo de 16 válvulas gerenciamento das válvulas de admissão Multiair e produzia 167 cv e 23 m·kgf. O design retrô também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos.
Além disso, contava com saída de escapamento dupla com ponteiras cromadas, exclusivos faróis e rodas de liga de alumínio de 16 polegadas, faixas laterais nas cores vermelho, branco e preto, e carcaça dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.
Não foram informados dados como conjunto motriz — se o câmbio será manual ou automático, por exemplo — e chassi.
BS