O grupo BMW e a Alpina Burkard Bovensiepen chegaram a um acordo que, segundo eles, garantirá o futuro a longo prazo da marca. A transação está sujeita a condições regulatórias.
O antigo acordo de cooperação, que foi prorrogado por mais cinco anos no final de 2020, expira em 31 de dezembro de 2025. Os detalhes financeiros não foram divulgados e nenhuma ação da empresa será adquirida.
“Adquirir os direitos da marca nos permitirá moldar o curso de longo prazo desta marca impregnada de tradição”, disse Pieter Nota, chefe de clientes, marcas e vendas da BMW.
Andreas Bovensiepen, codiretor administrativo da Alpina Burkard Bovensiepen, disse: “Reconhecemos os desafios enfrentados pela indústria automobilística desde o início. Isso marca o início de um novo capítulo. Tomamos uma decisão consciente de não vender a emprresa para qualquer fabricante, poia a BMW e a Alpina trabalham juntas e confiam uma na outra há décadas. É por isso que é a decisão certa estrategicamente a marca ser gerenciada pelo grupo no futuro.”
A parceria BMW-Alpina existe há 57 anos e a Alpina é registrada na Alemanha com fabricante de veículos. Os BMW Alpina têm “Renavam” próprio e são pré-montados nas linhas de produção da BMW antes da montagem final dos veículos em oficinas em Buchloe, onde está a sede da Alpina.
A divisão de serviços, peças e acessórios continuará no local de Buchloe a longo prazo. Não haverá alterações na cooperação pós-venda existente.
A venda dos direitos de marca registrada para a BMW e a consequente descontinuação do atual programa de veículos no final de 2025 terão implicações para os empregos existentes em Buchloe. A BMW fornecerá suporte com os ajustes necessários à força de trabalho lá e oferecerá aos funcionários que não poderão continuar trabalhando no local em um novo cargo no grupo BMW e também os ajudará a encontrar novos empregos com fornecedores e parceiros de desenvolvimento.
BS