• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

FX4: OS 20 ANOS DA VALENTE GRIFE AVENTUREIRA DA FORD

identicon por Douglas Mendonça
19/03/2022
em DM, Perfume de Carro
Fotos: Divulgação Ford

Fotos: Divulgação Ford







Publieditorial: saiba mais

Já são 20 anos desde que foram lançados os primeiros produtos Ford que utilizavam a grife aventureira FX4. Na época, no mercado americano, identificou-se a necessidade de picapes que fossem ainda mais valentes no off-road, modelos com recursos técnicos e visuais capazes de transpor os mais difíceis obstáculos nos mais complexos terrenos.

O consumidor pedia picapes ainda mais valentes e robustas, capazes de enfrentar os mais difíceis terrenos, e a Ford prontamente lançou a linha FX4

Para atender essas difíceis demandas, a Ford apresentava em 2002 a nova grife FX4 (FordX4, leia-se “Ford com tração nas quatro rodas”), que estreou nas já valentes picapes Ranger e F-Series. Com a intenção de atender as necessidades de quem buscava um veículo seguro, confortável, moderno e confiável para transportar cargas e pessoas, além de permitir aventuras no fora-de-estrada, as novas picapes FX4 da Ford mostravam na prática suas habilidades.

A Ranger foi uma das responsáveis por estrear a linha FX4 no mercado estadunidense 

Além de estarem sempre aliadas às versões com mecânica mais forte e potente, as picapes Ford FX4 tinham sempre tração nas quatro rodas, suspensões mais robustas e elevadas e pneus especiais.

Destaque também para o visual interno e externo que deixava clara a vocação off-road dos modelos, adotando elementos exclusivos e componentes essenciais para as aventuras. Ford Ranger FX4 e F-Series FX4 eram facilmente reconhecidas não só pelo design diferenciado, mas também pelos adesivos e emblemas exclusivos espalhados pela carroceria.

Além da Ranger, a F-Series FX4 também se destacava pelo visual exclusivo e configuração mecânica inédita (

De início, a pedida do consumidor por picapes ainda mais aventureiras e esportivas era tanta que a Ford resolveu lançar logo dois níveis da grife FX4, ambos disponíveis para Ranger e F-Series: o primeiro era o FX4 Off-Road, já com toda a exclusividade da grife, e o segundo era o FX4 Level II, ainda mais aventureiro e aprimorado para o fora-de-estrada, digno de andar por locais intransitáveis para a grande maioria dos veículos off-road. A supremacia da Ford com suas picapes no quesito terrenos difíceis de serem transpostos se fazia valer na FX4 Level II, que esteve disponível até o final dos anos 2000.

Além do FX4 Off-Road, as picapes FX4 Level II eram ainda mais preparadas para aventuras fora-de-estrada (

E graças ao seu excelente desempenho fora-de-estrada e misturando esportividade com conforto e segurança, a grife FX4 logo se espalhou para outros países do mundo que já apreciavam a robustez e confiança das picapes Ford, citando como exemplo a Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Filipinas.

Não demorou muito para a grife FX4 da Ford se popularizar e surgir também em outros países. Na foto, a F-350 FX4 2022, comprovando que a linha caiu nas graças do consumidor 

A receita da Ford deu tão certo que a linha FX4 não só permanece em linha até hoje pelo mundo, ainda na Ranger e F-Series, como também se espalhou para outros modelos de sucesso, como a picape monobloco Maverick.

Deu tão certo que a grife FX4 faz parte da linha da Ranger e F-Series até hoje, e em diversos mercados mundo afora (

FX4: agora também no Brasil

Um sucesso tão promissor quanto esse das versões FX4 da Ford não poderia ficar longe do mercado brasileiro, e realmente não está. A recém-lançada Maverick Lariat, que inaugurou um segmento no Brasil com carroceria monobloco e porte exclusivo, traz em seu DNA a valentia e robustez da grife FX4.

O sucesso da FX4 não poderia ficar longe do Brasil: por aqui, a grife foi estreada pela Maverick 

Não é por menos que ela oferece, de série, motor 2,0 turbo de 253 cv de potência, câmbio automático de 8 marchas, tração nas quatro rodas tipo AWD (All Wheel Drive), suspensão independente nas quatro rodas, seletor eletrônico de tipos de terreno, controle automático de descidas, freio a disco nas quatro rodas e muito mais.

Não é por menos que a Maverick tem tantos atributos ideais para o off-road 

Capaz de carregar até 943 litros na sua caçamba e 617 kg de carga útil, ela honra com méritos a proposta da grife FX4 unindo conforto, tecnologia, segurança, capacidade off-road e valentia características de uma picape Ford.

Mas não para por aí: agora o mercado brasileiro conta também com a Ranger FX4, consagrada picape responsável por trazer a linha FX4 ao mundo. Baseada na versão XLT, uma das mais completas da família, ela é dona de um design exclusivo que une elementos robustos e esportivos, incluindo componentes exclusivos como grade, faróis, alargadores de para-lama pintados de preto fosco e “santantônio” (arco de proteção em caso de capotagem) tubular.

Agora o mercado brasileiro conta também com a Ford Ranger FX4, ninguém menos que a responsável por lançar a grife aventureira no mercado 

A nova Ranger FX4 conquista também pelo sistema de suspensões calibrados em prol das aventuras fora-de-estrada, tração 4×4 com opção de bloqueio do diferencial traseiro, controle automático de descida e opção de pneus All Terrain Plus. Sob seu capô também brilha o potente motor 3,2 turbodiesel de cinco cilindros com praticamente 48 m·kgf de torque, mais do que suficiente para mover a picape da Ford com desenvoltura, além da competente caixa automática de 6 marchas.

Com suspensões calibradas para o fora-de-estrada, mas sem perder em conforto e tecnologia, a Ranger FX4 traz motor 3.2 turbodiesel, câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4 (

Agora fica fácil compreender o motivo da sigla FX4 passar dos 20 anos de história, e ser reconhecida por englobar picapes Ford ainda mais preparadas para o fora-de-estrada, mas sem perder em absolutamente nada nos quesitos conforto, segurança e esportividade. As FX4 nasceram para serem valentes e robustas, quaisquer sejam os obstáculos encontrados pela frente, e assim permanecem até hoje.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

BMW ASSUME A ALPINA

Próximo

JAC T60 PLUS 1,5-L TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

JAC T60 PLUS 1,5-L TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In