Ao final de 2020 a JAC apresentou a renovação do seu portifólio de suves para 2021, e agora que já avaliei o T60 elétrico, batizado de e-JS4 (veja matéria), tive a oportunidade de comparar, com intervalo de uma semana, a versão do mesmo suve com motor a combustão, o T60 Plus.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado na cidade de São Paulo:
Motor agrada, mas sem novidades
O motor de quatro cilindros em linha e 1,5-l turbocarregado com injeção no duto, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase na admissão, 16 válvulas, que entrega 168 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 m·kgf a 2.000 rpm é o mesmo já avaliado no T60 em outubro de 2020, e que agradou no uso geral.
O mesmo acontece com o câmbio automático CVT de 6 marchas e está conectado ao motor através de embreagem — automática, naturalmente — monodisco a seco. Tem a possibilidade de trocas de marchas em modo manual apenas pela alavanca, e no desempenho geral agrada, mas ainda não tem todos os recursos que caixas CVT mais modernas vêm apresentando.
Em termos de desempenho são os mesmos 9,6 segundos para completar a aceleração 0-100 km/h e a velocidade máxima é de 195 km/h, mas é difícil chegar lá. O consumo de combustível homologado junto ao Inmetro é de 9,6 km/l no ciclo urbano e 11,2 km/l, no rodoviário. Mas no trecho padrão entre São Paulo e Campinas foi possível atingir cerca de 14 km/l.
A isolação sonora do motor está bem adequada para a categoria do veículo. Os gráficos mostram que na aceleração em modo Sport há um acréscimo significativo do nível de ruído, que é causado pelo maior tempo que o motor gira em altas rotações sob plena carga do pedal do acelerador.
Gráficos de medição de ruído interno – clique nas imagens para ampliar e comparar o valor de ruído médio (AVG) à esquerda, assim como a maior volume de ruído de baixa frequência oriundo da rodagem do veículo
Remodelação exterior
As alterações na carroceria do T60 são concentradas nos elementos de iluminação e deixaram o modelo com visual bem moderno e atualizado. É o mesmo exterior apresentado na semana passada no e-JS4 com destaque para a seção frontal e diferenciado pela grade ,que é aberta. A inovação aparece também nas lanternas traseiras, não deixando dúvidas que um foi desenhado para o outro.
O conjunto da obra deixou o suve bem bonito, e como diz o editor Juvenal Jorge, é um carro com carronalidade, a personalidade do automóvel. É interessante como chama atenção dos transeuntes, e a cor azul da unidade testada parece que foi escolhida a dedo para este carro.
Ainda pelo exterior é possível identificar o novo teto solar que aparece neste ano-modelo, o novo desenho das rodas de 17”, e os apliques plásticos na base das soleiras das portas. Na traseira as novas lanternas são unidas por uma barra reflexiva e há um novo para-choque.
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Dinâmica veicular
Enquanto na versão 100% elétrica foi apontado o desbalanceamento de calibração entre a suspensão dianteira e traseira, nesta versão de motor a combustão e sem o peso da bateria entre os eixos o carro ficou mais equilibrado. Ainda não é o suprassumo em conforto e estabilidade, mas o desconforto causado pela diferença de frequência de trabalho entre os eixos não se apresenta tão evidente nesta versão.
O sistema construtivo é o mesmo do elétrico e da maioria dos suves compactos e médios do mercado, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Ambas com amortecedores pressurizados, barra antirrolagem e molas helicoidais.
A dirigibilidade fica bem acertada com o sistema de direção de assistência elétrica e com uma calibração bem ajustada para o conforto ao dirigir. O retorno em manobras de baixa velocidade e trajetos urbanos é bem espontâneo e o nível de positividade do centro está dentro da média dos carros da categoria.
Interior e conectividade
A estreia do teto solar elétrico em conjunto com a maior conectividade são as principais novidades do JAC T60 Plus, e se por cima o teto solar traz mais luz para dentro do carro, o forro de teto e colunas revestidas em material de cor clara aumentam a sensação de espaço interno, que já é bom nas suas medidas.
O espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro é bem generoso, trazendo conforto de suve médio para um carro com entre-eixos de compacto (2.620 mm). Na dianteira, os bancos proporcionam bom conforto com recursos de ajuste de altura, mas o volante de direção fica devendo o ajuste de distância para se encontrar a melhor posição de dirigir.
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A visibilidade 360 graus é muito boa, mas poderia ser melhor com câmera de ré como da versão elétrica, apesar que a JAC informar que no carro testado estava sem devido a uma desatualização de software. E nessa comparação direta foi possível identificar vários sistemas de auxilio ao motorista e conforto aos ocupantes que a versão elétrica possui e que nesta está desprovido. Será que agora veremos os carros completos serem apenas os elétricos, como acontecia no passado com o câmbio automático ou motor mais potente? Será uma pena se os fabricantes tomarem esse caminho.
A central multimídia tem espelhamento através de cabo para Apple CarPlay e Android Auto, e a tela de 10,25 polegadas na proporção widescreen (16:9) tem boa resposta tátil. O mesmo não acontece nos comandos táteis, de botões virtuais, para os comandos de sistema de som e ar-condicionado. Muitas vezes exige tocar vezes seguidas para ter resposta, ficando a dúvida se o problema está no dedo ou no equipamento de baixa resposta.
Conclusão
O JAC T60 Plus é mais uma opção na enorme gama de produtos disponíveis nas categorias suve compacto e médio. A motorização 1,5-l turbo de 168 cv e câmbio CVT de 6 marchas estão em lados opostos no segmento, enquanto um oferece bom nível de potência, o outro fica devendo para tecnologias mais modernas que, mesmo com CVT, oferecem mais recursos e maior conforto ao dirigir.
O preço de R$ 148.990 pode ser um atrativo para aqueles que gostam e precisam de um suve de bom tamanho, que além de acomodar bem 4-5 ocupantes, tem capacidade de 650 litros no porta-malas, que com a versatilidade de basculamento do encosto dos bancos traseiros pode chegar até 1.210 litros.
GB
FICHA TÉCNICA JAC T60 PLUS | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, turbocarregadorr com interresfriador, injeção no duto, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 84,8 |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm) | 168 / 5.500 |
Densidade de potência cv/L) | 112 |
Torque (m·kgf/rpm) | 21,4 / 2.000 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 14,3 |
Comprimento da biela (mm) | 135,7. |
Relação r/l | 0,312 |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
TRANSMISSÃO | |
Fabricante | PUNCH |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 6 marchas à frente mais ré; embreagem monodisco a seco, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | n.d. |
Relação do diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,75 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
De serviço | Servoassistido a vácuo, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado. n.d. |
Traseiro (Ø mm) | Disco, n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5J x 17 |
Pneus | 215/50R17V |
Estepe | Roda de aço, pneu 215/50R17V |
Marca dos pneus | GitiComfort F22 (China) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,39. |
Área frontal corrigida (m²( | n.d. |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.365 |
Carga útil | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.410 |
Largura sem espelhos | 1.800 |
Altura (vazio) | 1.660 |
Distância entre eixos | 2.620 |
Distância mín. do solo (vazio/carregado) | 204/n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 650 a 1.210 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 195 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,6 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade | 9,6 |
Estrada | 11,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na relação mais longa (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Troca do óleo do motor (tempo/km) | 1 ano ou 10.000 |
Revisões (km) | 10.000 |
Troca do óleo do câmbio | n.d. |
GARANTIA | |
Veículo todo (anos) | 6, sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS DO JAC T60 PLUS |
Assistente de partida em rampa |
Banco do motorista com ajuste elétrico de altura |
Bancos com revestimento sintético que imita couro |
Câmera de ré |
Central tátil de comandos do multimídia e da climatização |
Chave presencial |
Computador de bordo |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com regulagem elétrica de altura |
Fechamento dos vidros com comando na chave |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Freios a disco nas quatro rodas com ABS, assistente de frenagens de emergência e prioridade para o freio em caso de acelerador prender aberto |
Luzes de conversão estáticas |
Luzes de rodagem diurna (DLR) de LED |
Painel 100% Digital Active Info Display, com tela de TFT e 3 modos de apresentação |
Retrovisores com acionamento elétrico |
Rodas de liga de alumínio aro 17 |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sensor de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus |
Tela multimídia de 10,25 polegadas no console central, com conectividade que inclui espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Teto solar elétrico |
Vidros com acionamento elétrico |
Volante multifuncional revestido de couro |