• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

PLYMOUTH PROWLER, O HOT ROD DE RUA DE FÁBRICA

identicon por Bob Sharp
20/03/2022
em BS, O editor-chefe fala
Plymouth Prowler (Foto: Wikipedia-Ildar Sagdejev

Plymouth Prowler (Foto: Wikipedia-Ildar Sagdejev







A coluna do Alexander Gromow da segunda-feira passada me trouxe à lembrança um dos carros mais exóticos que já dirigi, o  Plymouth Prowler. Foi numa viagem aos EUA a convite da Chrysler Corporation à revista Autoesporte, da qual eu era o edito de testes e técnica.  Isso foi lá por setembro ou outubro de 1996 para a fabricante mostrar à imprensa automobilística mundial o que estava por vir no ano seguinte.

A ideia foi simples: “Se o hot rod é uma instituição americana, façamos um nós mesmos.”, contou-me lá Tom Gale, chefe de design e desenvolvimento de produto da Chrysler. E fizeram. Era e foi o único da indústria automobilística americana.

Em estilo o Prowler era um autêntico hot rod, quase uma réplica dos hot roadsters —  é daí que vem hot rod e não “biela quente”, como muitos acham — até os para-lamas dianteiros eram tipo motocicleta. Mas era só estilo, porque sob a carroceria estava um carro esporte dos bons. Alumínio foi usado à exaustão. Do chassi perimetral (tipo do do Ford Galaxie, para entender) à carroceria.

Media 4.199 mm de comprimento com entre-eixos de  2.878 mm, largura de 1.943 mm e altura,  apenas 1.293 mm. A distância mínima do solo era 114 mm. O para-brisa, bem inclinado. Peso, 1.270 kg. A rigidez torcional era elevada — não tenho o valor, mas o fato é que dirigindo-o não havia nenhuma “dança do para-brisa”, o chamado cowl shake. Suspensão independente na frente e atrás por triângulos superpostos de alumínio, inclusive mangas de eixo. Direção, pinhão e cremalheira servoassistida hidráulica, bem rápida.

Curiosamente, o porta-malas era mínimo, por isso a Chrysler vendia um trailer especial para ser possível leva a bagagem.

Trailer para servir de porta-malas rigorosamente com estilo do Prowler (Foto: en.wikipdia.org)

O detalhe mais interessante é a configuração motor dianteiro-transeixo traseiro — tração traseira, claro. O motor era V-6 de alumínio,  3.518 cm³ (96 x 81 mm), aspiração atmosférica, comando de válvulas único em cada  cabeçote, 4 válvulas por cilindro, 217 cv a 5.850 rpm e 30,6 m·kgf a 3.100 rpm, mas dois anos depois, em 1999, passou a 257 cv a 6.400 rpm  e 35,3 m·kgf a 3.950 rpm, corte de rotação a 6.800 rpm.  Nos dois casos a formação de mistura era por injeção sequencial no duto.

Os pneus eram 225/45R17, com rodas 7J x17, na dianteira, e 295/40R20, rodas 10J x 20, atrás. Eram  run flat, não havia estepe. O discos de freio eram de liga de alumínio, dianteiros ventilados Ø 292 mm,  traseiros não ventilados Ø 330 mm. Bitolas, dianteira 1.580 mm, traseira, 1.613 mm.

Mas, como nada é perfeito, o câmbio era automático de quatro marchas e à moda antiga, com muita patinagem de conversor de torque. Pelo menos era o Autostick, que permitia trocas manuais sequenciais, embora os toques na alavanca seletora fossem laterais, como eu veria mais tarde em outros Chryslers.  Dava para operar bem, mas não é o ideal.

Um carro esporte travestido de hot rod

Dá para o leitor ou leitora concluir que o Prowler era exatamente o que diz o intertítulo acima.  Carros esporte da melhor estirpe. Sua relação peso-potência era 4,9 kg cv. A aceleração 0-96,5 km/h era em 5,9 s — certamente seria em 5 segundos baixos ou até  menos com câmbio manual.  A citada patinagem do conversor de torque era desagradavelmente ampliada auditivamente devido ao elevado (e intencional) nível sonoro produzido pelos dois escapamentos.

Porém o que me encantou mesmo foi o comportamento em curva dele. Poucas vezes dirigi um carro tão preciso e que colasse tanto no asfalto. Podia ser atirado com vontade e sempre com sensação de que poderia ter entrado mais rápido na curva. Era perfeito, a distribuição de peso “BMW” 50-50% ajudava e incutia confiança. O pessoal da Chrysler me deu a dica de uma estrada sinuosa perto de Los Angeles “sem o olhar da polícia” com curvas tanto de baixa quanto de média velocidade. Como me passou raiva aquele câmbio Autostick!

Na volta para o hotel pequei um trecho de freeway, quando de repente emparelha à minha esquerda um patrulheiro da CHiP (California Highway Patrol, Patrulha Rodoviária da Califórnia) com sua Kawasaki. O susto e receio de ter aprontado alguma e ter problemas logo se dissipou quando ele disse, gritando, olhos escondidos pelos indefectíveis Ray-Ban, “What the hell is that?”(que diabo é isso?) referindo-se, lógico, ao Prowler. Dirigindo mesmo expliquei-lhe de que se tratava, para ouvir dele “Cool! Good luck”, acelerando a Kawasaki de 1.000 cm³ e se adiantando bem.

O Prowler só durou cinco anos em produção, de 1997 a 2002, foram vendidas apenas 11.702 unidades. Custou  de US$ 38.300 a US$ 44.625, que corrigindo pela inflação do período seriam US$ 69.260 a U$$ 80.625.

BS

 







Próximo
Foto: Volkswagen

REVELANDO A HISTÓRIA REAL DO VW NEW BEETLE - PARTE 2

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17