Faz parte do meu dia a dia, nos sete dias da semana, moderar os comentários. Cansei de ler críticas aos câmbios manuais dos Fiat, que são moles, imprecisos, têm cursos de engate longos demais. Por isso resolvi esclarecer essa questão por mera questão de justiça: desagradam-me críticas infundadas, independente da marca do carro.
Se um quadro vale por mil palavras, um vídeo vale por mil quadros. Para isso. nada melhor do que mostrar ao leitor ou leitora, num vídeo enquanto dirijo, certos detalhes do uso do câmbio dos Fiat em particular, mas que são aplicáveis a quaisquer outros. Para tanto, requisitei à Fiat um Cronos, hoje oferecido no mercado brasileiro (é produzido na Argentina) unicamente com motor 1,3 Firefly e câmbio manual de cinco marchas, em duas versões, Cronos 1,3, R$ 86.177. e Cronos 1,3 Drive, R$ 91.974 (preços no Estado de São Paulo). A versão utilizada para o vídeo é a 1,3 Drive.
Para lembrar, quando o Cronos foi lançado no Brasil em 22 de fevereiro de 2018, no Rio de Janeiro, eram cinco versões: Cronos 1,3, Drive 1,3, Drive 1,3 GSR (câmbio robotizado de 5 marchas), Precision 1,8 manual e Precision automático epicíclico.
O vídeo
Para isso, o Márcio Salvo, nosso captador/editor de vídeo e fotografo, embarcou ao meu lado no Cronos é saímos pelo meu bairro. dirigindo e explicando o que eu queria explicar. Saiu esse vídeo de 18min29,
Note como a troca de marchas é fácil e precisa, sem nenhum tipo de problema. Inclusive, explico que o toque da alavanca alavanca é diferente de alguns carros da concorrência como Volkswagen, Hyundai e Honda, mas que isso em nada interfere ou prejudica a utilização do câmbio.
BS