No teste completo da nova picape Ford Maverick Lariat FX4 realizado pelo Bob Sharp em fevereiro último ficou faltando o vídeo, pois na época o nosso cinegrafista e editor de vídeos, Márcio Salvo, estava se recuperando da Covid, e o vídeo que gravei com o Bob ficou com baixa qualidade sonora para publicação. Felizmente ele já está bem recuperado e de volta às atividades há algum tempo, e nesta semana solicitamos novamente o empréstimo da picape para minha avaliação e geração do vídeo, complementando a matéria que o Bob já havia nos brindado.
O preço atualizado da picape, em versão única é de R$ 241 mil e o consumo de combustível no trecho padrão entre São Paulo e Campinas obtive a média de 13 km/l trafegando a 120 km/h (real) com controle de velocidade de cruzeiro ativado e ar-condicionado. Um consumo muito bom para o peso e dimensões do veículo. No acumulado da semana foram mais de 700 km rodados e o consumo médio (cidade+estrada) foi de 9,7 km/l. Nada mau também.
Aproveitando a disponibilidade do veículo realizei as medições de ruído interno, e curiosamente, em aceleração plena em aclive, o resultado medido é pior do que a percepção que se tem ao dirigir o veículo. Nas velocidades de cruzeiro de 60, 80 e 100 km/h o resultado é compatível com a sensação. Vide gráficos abaixo:
Mercado
No momento em que a Ford anuncia o lançamento das vendas no Brasil da picape grande (full size) F-150, veículo mais vendido nos EUA há anos, a avaliação desta Maverick desperta a variedade de opções que a marca passa a oferecer a seus consumidores deste segmento. Podemos considerar que a Maverick é a porta de entrada ao mundo de picapes Ford, com bom recurso de tração integral, e passando pelas diversas versões da Ranger, para culminar na monstruosa F-150.
GB
A ficha técnica e lista de equipamentos seguem após as galerias de fotos:
Exterior
Interior
Elevador
FICHA TÉCNICA FORD MAVERICK LARIAT FX4 4X4 2022 | |
MOTOR | |
Denominação comercial | Ford 2.0 Turbo EcoBoost GTDI |
Descrição | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento,16 válvulas, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina de 92 octanas RON mínimo |
Cilindrada (cm³) | 1.999 |
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) | 87,5 x 83,1 |
Potência máxima (cv/rpm) | 253 / 5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 38,7 / 3.000 |
Taxa de compressão (:1)’ | 10 |
Densidade de potência (cv/L) | 126,5 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 19,3 |
Rotação de corte (rpm) | n.d. |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12 / 70 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo Ford 8F35 com câmbio automático epicíclico de 8 marchas acoplado ao motor por conversor de torque com par de engrenagens cônicas para a saída para o diferencial traseiro; tração integral permanente com diferencial central |
Seletor de posições | Botão giratório no console |
Trocas de marchas manuais sequenciais | Não tem |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,689; 2ª 3,306; 3ª 3,012; 4ª 1,923; 5ª 1,446; 6ª 1,000; 7ª 0,747; 8ª 0,617; ré 2,960 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,63 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.750 |
Boqueio do conversor de torque | Da 3ª marcha em diante |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco / n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freio de estacionamento | Eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7J x 17 |
Pneus | 225/65R17H (Pirelli Scorpion ATR) |
Estepe | 215/60R17, roda de aço |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Picape cabine-dupla, monobloco com caçamba unificada de aço, capô de alumínio, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
Dimensões (mm) | |
Comprimento | 5.073 |
Largura sem/com espelhos | 1.844 / 2.134 |
Altura até a base da antena | 1.674 |
Distância entre eixos | 3.076 |
Bitola dianteira/traeira | n.d / n.d |
Distância mínima do solo | 218 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d |
Área frontal (calculada, m²) | 2,55 |
[Area frontal corrigida (m²) | n.d. |
DADOS DA CAÇAMBA | |
Comprimento/largura/altura (mm) | 1.344 / 1.353 / 516 |
Volume interno (L) | 943 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulo de entrada (º) | 20,6 |
Ângulo de saída (º) | 21,2 |
Ângulo de transposição de rampa ((º) | 18,1 |
Profundidade de vau (mm) | 450 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.744 |
Carga útil (kg) | 617 |
Peso bruto total (kg) | 2.361 |
Peso rebocável (kg) | 499 |
Tanque de combustível (L) | 67 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,2 |
Retomada 80-120 km/h (s) | 5,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 175 (limitada) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 55,5 |
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) | 2.160 |
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) | 5.120 |
EQUIPAMENTOS FORD MAVERICK LARIAT FX4 4X4 2022 |
Abertura de portas por código numérico |
Acionamento elétrico um-toque descida/subida dos vidros das janelas |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com repetidoras de setas |
Alerta de colisão frontal e frenagem automática após impacto |
Ar-condicionado automático de duas zonas |
Assistente de partida em aclives |
Banco do passageiro com ajuste manual de 6 posições |
Bancos com revestimento premium ActiveX, ajuste elétrico de 8 posições, lombar inclusive, para o motorista |
Bolsas infláveis (7): frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista |
Bolsas porta-revistas no dorso doa encostos dos bancos dianteiros |
Caçamba com protetor, ganchos de fiação superiores e inferiores, e abridor de garrafas |
Câmera de ré |
Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida por botão |
Compartimento de bagagem sob banco traseiro |
Console central com descansa-braço e porta-objetos sob ele |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Controle de oscilação do reboque |
Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos |
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática na paradas |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas |
Grade aerodinâmica ativa |
Iluminação da caçamba |
Luz de rodagem diurna |
Modos de condução (5): Normal, Escorregadio, Lama/terra, Areia e Reboque/transporte |
Porta-óculos |
Pré-instalação de engate de reboque com conector de 4 pinos e chicote elétrico |
Quadro de instrumentos com tela de 6.5 polegadas em cores |
Seletor de posição de marchas por botão giratório no console |
Sistema desliga/liga motor nas paradas |
Tomada de 12 V na traseira |
Travas elétricas nas portas e caçamba |
Vidro do para-brisa acústico |
Vidro traseiro da cabine deslizante de acionamento elétrico |
Volante de direção com ajuste de altura e distância |
Volante de direção com aro revestido de couro |
MULTIMÍDIA |
Bluetooth, rádio AM/FM, 6 alto-falantes |
Comandos de áudio e voz no volante |
Multimídia Sync com tela tátil de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Portas USB tipo A e tipo C (duas dianteiras e duas traseiras) |
CONECTIVIDADE FORDPASS |
Alerta de acionamento do alarme |
Alertas de funcionamento do veículo |
Partida do motor remota com acionamento do ar-condicionado |
Partida renita agendável |
Sistema de localização do veículo |
Status remoto do veículo pelo celular (nível de combustível, hodômetro) |
Travamento/destravamento remoto |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico com imobilizador de motor |
Alças de teto (3) |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Monitoramento da pressão dos pneus com informação das pressões |
Protetor metálico de motor e câmbio |
ACESSÓRIOS |
Amortecedor de auxílio da tampa da caçamba |
Arco de proteção (“santantônio”) |
Caixa organizadora no lado direito da caçamba |
Caixa organizadora no lado esquerdo da caçamba |
Capota marítima elétrica |
Capota marítima manual |
Defletor de teto |
Estribos |
Extensor/divisor da caçamba |
Extensão dos para-lamas |
Lança de engate |
Sensor de estacionamento |
Suporte para bicicleta |
Tomada de ar no capô |