O Isetta está de volta. O minicarro em forma de bolha, que salvou a BMW na década de 1950 e foi produzido no Brasil como Romi-Isetta, pode enfim ser comprado na Europa em uma edição modernizada a elétrica, o Microlino 2.0, quatro anos depois do anúncio do projeto.
O Microlino foi desenvolvido pela empresa suíça Micro Mobility e começa a ser fabricado em Turim, Itália, pela Cecomp. Como no Isetta, a única porta frontal abre-se para o lado esquerdo e o interior tem dois lugares lado a lado. O carro tem motor de 17 cv com torque de 9 m·kgf, que permite velocidade máxima de 90 km/h.
Estão disponíveis três versões de bateria, com capacidades de 6, 10,5 e 14 kW·h, para alcances respectivos de 95, 175 e 230 km. O carro pesa de 497 a 535 kg conforme a opção. Contribui para a baixa massa o uso de alumínio na estrutura monobloco (o Isetta original era de carroceria sobre chassi).
Na fase de lançamento será vendida apenas a série Pioneer, limitada a 999 unidades, com placa numerada na cabine e equipamentos como teto solar e bancos com revestimento sintético. Depois a linha compreenderá as versões Urban (mais simples), Dolce (com acabamento mais tradicional) e Competizione, de certo apelo esportivo. Os preços do Microlino começam em 12.500 euros, cerca de R$ 65.000.
FS