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No âmbito da indústria automobilística brasileira, há fabricantes que foram esmerando suas tecnologias ao longo de décadas. Caso da Ford, que criou e desenvolveu um dos carros mais baratos e populares do mundo no início do século 20,(o Modelo T), produziu aviões nos anos 1930 e brilhou no automobilismo de competição, com os incríveis motores V-8 usados na F-Indy e no esporte-protótipo Ford GT40, quatro vezes vitorioso da 24 Horas de Le Mans — 1966, 1967. 1968 e 1969 — além de ter apoiado financeiramente os ingleses Mike Costin e Keith Ducsworth, da receém- fundada Cosworth Engineering, para o desenvolvimento e produção de um dos motores de F-1 mais espetaculares e famosos, o Ford Cosworth DFV V-8 3-litros, utilizado por numerosas equipes — entre elas a Copersucar-Fittipaldi — durante 18 anos.
Toda essa experiência garantiu uma boa dose de know-how para a marca do Oval Azul, projetado em seus modernos veículos, especialmente aqueles vendidos no mercado nacional: desde o esportivo nato Mustang, com boa dose de diversão e segurança ao volante, passando por robustas picapes robustas como as Série F, Ranger ou Maverick; até veículos de transporte de carga como o recém-lançado Transit Furgão.
O Transit Furgão concilia um projeto interessante que foca transportar o máximo de carga com o menor custo possível, seja para adquiri-lo, mantê-lo ou abastecer seu tanque de 71 litros.
Começando pelas duas carrocerias, média e longa, que têm teto alto e muito espaço para carga. A primeira, chamada de L2H3, disponibiliza 10,7 m³ úteis, ou 1.222 kg de capacidade de carga, com fácil acesso por uma grande porta corrediça lateral e duas portas traseiras simétricas, proporcionando agilidade e segurança para carregar ou descarregar o Transit Furgão. Já na carroceria longa, L3H3, o proprietário tem ainda mais espaço graças aos 12,4 m³, isso ainda mantendo bons 1.181 kg de capacidade de carga. Vale notar que as duas versões do Transit Furgão podem ser dirigidas por portadores da Carteira Nacional de Habilitação Categoria B, a mesma para automóveis de passeio.
Vale lembrar que nos dois Transit Furgão, médio e longo, o teto elevado facilita a vida daqueles que transportam objetos maiores e altos ou precisam de modularidade durante o trabalho. Nos compartimentos dos dois modelos estão disponíveis vários ganchos de fixação ou amarração da carga, além de iluminação embutida.
Poder-se-ia até pensar que, com carga máxima, o utilitário da Ford pudesse se transformar em um veículo lento nas acelerações ou retomadas, além de exigir muito do motorista nas intermináveis trocas de marchas. Mas é um engano, já que o motor EcoBlue turbodiesel 2-litros de quatro cilindros, o mesmo do Transit Minibus, dá muito bem conta do recado e ainda oferece bastante tecnologia construtiva.
Seu turbocarregador de geometria variável proporciona alta eficiência no enchimento dos cilindros, enquanto a injeção direta de combustível permite melhor queima do diesel, ajudando e muito no consumo. São 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 39,7 m·kgf de 1.750 a 2.500 rpm, associados à tração traseira e ao câmbio manual de seis marchas bem escalonado, que permitem boa dose de agilidade e desempenho para o Transit Furgão mesmo nos trabalhos mais pesados.
Além disso, essa configuração mecânica de um motor forte junto do câmbio de seis marchas faz com que o modelo da Ford consiga ótimas velocidades médias no uso rodoviário. Para quem precisa de um utilitário para não perder tempo nas entregas, o Transit Furgão é uma escolha acertada
Tecnologias não só mecânicas
Ainda que seja mecanicamente moderna, a Transit Furgão também se garante com outras tecnologias muito úteis para o uso profissional. Além do sistema Start&Stop, estratégia que desliga o motor em paradas rápidas para poupar combustível e evitas emitir gases queimados sem necessidade, outro item que se destaca é o recarregamento inteligente das duas baterias de 80 kW·h de tal modo que elas são permanentemente monitoradas quanto à sua carga e o potente alternador de 230 ampères só gera energia elétrica quando as cargas baixam de determinado nível ou quando os freios são aplicados, num processo regenerativo. Com isso, o alternador absorve menos potência do motor, em benefício do desempenho e do menor consumo de combustível. É um sistema que auxilia bastante, por exemplo, no transporte de cargas refrigeradas, que exigem ar-condicionado ligado em tempo integral, demandando maior carga do sistema elétrico do veículo.
E não para por aí, afinal o utilitário da Ford conta ainda com outros itens inteligentes e bastante úteis, como o sensor de estacionamento traseiro ou o volante de direção multifuncional que evita maiores distrações do motorista com comandos do carro durante o dirigir Na segurança, além do mérito da nota máxima pelo Euro NCAP, ele oferece sistemas de controle anticapotagem, controle de carga inteligente (altera os parâmetros do controle de estabilidade e tração conforme a carga a bordo) e assistente de ventos cruzados, importante num veículo alto e de grande área lateral como o Transit, ao compensar, por meio da direção eletroassistida, os desvios de trajetória causados por esses ventos.
Outro destaque é o FordPass, aplicativo que possibilita comandos e diagnósticos diretamente do smartphone do proprietário, ou serviço concierge. Em caso de ocorrências mecânicas ou funcionais diagnosticadas pelo sistema durante a condução do Transit Furgão, o sistema fornece canal direto com uma central de atendimento especializada ou até mesmo com o chefe de oficina da concessionária Ford mais próxima (o que vale para o país inteiro), para resolver o contratempo o quanto antes.
Depois de saber de tudo isso, fica claro que o Transit Furgão, o mais recente utilitário da Ford, é uma ótima solução para empreendedores, profissionais autônomos, empresários e empresas que precisam de um transporte ágil, robusto, econômico e eficiente.
DM