• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

    HONDA CB 500F e CB 500X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

    HONDA CB 500F e CB 500X, PRIMEIRAS IMPRESSÕES (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Perfume de Carro

FORD TRANSIT FURGÃO: FERRAMENTA DE TRABALHO MAIS QUE PRODUTIVA

identicon por Douglas Mendonça
18/06/2022
em Colunas, DM, Perfume de Carro
Fotos: Ford/divulgação

Fotos: Ford/divulgação







Publieditorial: saiba mais

 

No âmbito da indústria automobilística brasileira, há fabricantes que foram esmerando suas tecnologias ao longo de décadas. Caso da Ford, que criou e desenvolveu um dos carros mais baratos e populares do mundo no início do século 20,(o Modelo T), produziu aviões nos anos 1930 e brilhou no automobilismo de competição, com os incríveis motores V-8 usados na F-Indy e no esporte-protótipo Ford GT40, quatro vezes vitorioso da 24 Horas de Le Mans — 1966, 1967. 1968 e 1969 — além de ter apoiado financeiramente os ingleses Mike Costin e Keith Ducsworth, da receém- fundada Cosworth Engineering, para o desenvolvimento e produção de um dos motores de F-1 mais espetaculares e famosos, o Ford Cosworth DFV V-8 3-litros, utilizado por numerosas equipes — entre elas a Copersucar-Fittipaldi — durante 18 anos.

Toda essa experiência garantiu uma boa dose de know-how para a marca do Oval Azul, projetado em seus modernos veículos, especialmente aqueles vendidos no mercado nacional: desde o esportivo nato Mustang, com boa dose de diversão e segurança ao volante, passando por robustas picapes robustas como as Série F, Ranger ou Maverick; até veículos de transporte de carga como o recém-lançado Transit Furgão.

Ford: desde esportivo nato até furgão profissional, como o novo Transit Furgão

O Transit Furgão concilia um projeto interessante que foca transportar o máximo de carga com o menor custo possível, seja para adquiri-lo, mantê-lo ou abastecer seu tanque de 71 litros.

Oferecida em duas carrocerias, média e longa, o Transit Furgão foca no menor custo possível

Começando pelas duas carrocerias, média e longa, que têm teto alto e muito espaço para carga. A primeira, chamada de L2H3, disponibiliza 10,7 m³ úteis, ou 1.222 kg de capacidade de carga, com fácil acesso por uma grande porta corrediça lateral e duas portas traseiras simétricas, proporcionando agilidade e segurança para carregar ou descarregar o Transit Furgão. Já na carroceria longa, L3H3, o proprietário tem ainda mais espaço graças aos 12,4 m³, isso ainda mantendo bons 1.181 kg de capacidade de carga. Vale notar que as duas versões do Transit Furgão podem ser dirigidas por portadores da Carteira Nacional de Habilitação Categoria B, a mesma para automóveis de passeio.

Vale lembrar que nos dois Transit Furgão, médio e longo, o teto elevado facilita a vida daqueles que transportam objetos maiores e altos ou precisam de modularidade durante o trabalho. Nos compartimentos dos dois modelos estão disponíveis vários ganchos de fixação ou amarração da carga, além de iluminação embutida.

Nas duas carrocerias, o teto alto item padrão; as portas traseiras são simétricas

Poder-se-ia até pensar que, com carga máxima, o utilitário da Ford pudesse se transformar em um veículo lento nas acelerações ou retomadas, além de exigir muito do motorista nas intermináveis trocas de marchas. Mas é um engano, já que o motor EcoBlue turbodiesel 2-litros de quatro cilindros, o mesmo do Transit Minibus, dá muito bem conta do recado e ainda oferece bastante tecnologia construtiva.

Moderno, o 2.0 EcoBlue turbodiesel garante força para o utilitário da Ford

Seu turbocarregador de geometria variável proporciona alta eficiência no enchimento dos cilindros, enquanto a injeção direta de combustível permite melhor queima do diesel, ajudando e muito no consumo. São 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 39,7 m·kgf de 1.750 a 2.500 rpm, associados à tração traseira e ao câmbio manual de seis marchas bem escalonado, que permitem boa dose de agilidade e desempenho para o Transit Furgão mesmo nos trabalhos mais pesados.

Além disso, essa configuração mecânica de um motor forte junto do câmbio de seis marchas faz com que o modelo da Ford consiga ótimas velocidades médias no uso rodoviário. Para quem precisa de um utilitário para não perder tempo nas entregas, o Transit Furgão é uma escolha acertada

Para quem precisa de um furgão ágil, a novidade da marca do Oval Azul é uma ótima solução

Tecnologias não só mecânicas

Ainda que seja mecanicamente moderna, a Transit Furgão também se garante com outras tecnologias muito úteis para o uso profissional. Além do sistema Start&Stop, estratégia que desliga o motor em paradas rápidas para poupar combustível e evitas emitir gases queimados sem necessidade, outro item que se destaca é o recarregamento inteligente das duas baterias de 80 kW·h de tal modo que elas são permanentemente monitoradas quanto à sua carga e o potente alternador de 230 ampères só gera energia elétrica quando as cargas baixam de determinado nível ou quando os freios são aplicados, num processo regenerativo. Com isso, o alternador absorve menos potência do motor, em benefício do desempenho e do menor consumo de combustível. É um sistema que auxilia bastante, por exemplo, no transporte de cargas refrigeradas, que exigem ar-condicionado ligado em tempo integral, demandando maior carga do sistema elétrico do veículo.

Além da motorização moderna, outras tecnologias ajudam quem está a bordo do Transit Furgão

E não para por aí, afinal o utilitário da Ford conta ainda com outros itens inteligentes e bastante úteis, como o sensor de estacionamento traseiro ou o volante de direção multifuncional que evita maiores distrações do motorista com comandos do carro durante o dirigir Na segurança, além do mérito da nota máxima pelo Euro NCAP, ele oferece sistemas de controle anticapotagem, controle de carga inteligente (altera os parâmetros do controle de estabilidade e tração conforme a carga a bordo) e assistente de ventos cruzados, importante num veículo alto e de grande área lateral como o Transit, ao compensar, por meio da direção eletroassistida, os desvios de trajetória causados por esses ventos.

Outro ponto de destaque é na segurança: além da nota máxima pelo Euro NCAP, diversos sistemas eletrônicos estão presentes; a direção é eletroassistida e o volante tem ajuste de altura e distância

Outro destaque é o FordPass, aplicativo que possibilita comandos e diagnósticos diretamente do smartphone do proprietário, ou serviço concierge. Em caso de ocorrências mecânicas ou funcionais diagnosticadas pelo sistema durante a condução do Transit Furgão, o sistema fornece canal direto com uma central de atendimento especializada ou até mesmo com o chefe de oficina da concessionária Ford mais próxima (o que vale para o país inteiro), para resolver o contratempo o quanto antes.

Conexões diretas com a central de atendimento da marca ou chefe de oficina da concessionária mais próxima são feitas através do FordPass

Depois de saber de tudo isso, fica claro que o Transit Furgão, o mais recente utilitário da Ford, é uma ótima solução para empreendedores, profissionais autônomos, empresários e empresas que precisam de um transporte ágil, robusto, econômico e eficiente.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

NIO ES7: SUVE ELÉTRICO CHINÊS ALCANÇA ATÉ 850 QUILÔMETROS

Próximo

BIG BOSS DA FORD PREOCUPADO COM O TERREMOTO QUE ABALA O SETOR

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
Jim Farley, presidente executivo da Ford Motor Company (foto: autonews.com)

BIG BOSS DA FORD PREOCUPADO COM O TERREMOTO QUE ABALA O SETOR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Land Rover Discovery Metropolitan - Fotos: divulgação

LAND ROVER DISCOVERY 2023 TEM NOVA VERSÃO METROPOLITAN

29/06/2022
Fotos: autor

FESTIVAL INTERLAGOS SE CONSOLIDA NA EDIÇÃO 2022

29/06/2022
Volkswagen ID. Aero - Fotos: divulgação

ID. AERO ANTECIPA O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DA VW

28/06/2022
Largada da emocionante proba do ano passado (Foto: Mercedes)

F-1: NA PISTA VELOZ, UMA FREADA DE ARRUMAÇÃO

28/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Land Rover Discovery Metropolitan - Fotos: divulgação

LAND ROVER DISCOVERY 2023 TEM NOVA VERSÃO METROPOLITAN

29/06/2022
Fotos: autor

FESTIVAL INTERLAGOS SE CONSOLIDA NA EDIÇÃO 2022

29/06/2022
Volkswagen ID. Aero - Fotos: divulgação

ID. AERO ANTECIPA O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DA VW

28/06/2022
Largada da emocionante proba do ano passado (Foto: Mercedes)

F-1: NA PISTA VELOZ, UMA FREADA DE ARRUMAÇÃO

28/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In