O furgão Fiat Scudo chega ao Brasil com o destaque de oferecer uma opção elétrica, o e-Scudo. A linha compreende três modelos: Scudo Cargo com preço de R$ 187.490, Scudo Multi por R$ 192.490 e e-Scudo Cargo por R$ 329.990. De porte médio, o furgão pode ser dirigido por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B. Montado no Uruguai (Nordex), o Fiat Scudo traz boas soluções como controlador e limitador de velocidade, alerta de fadiga (aviso no painel caso o motorista esteja rodando há mais de duas horas, com velocidade acima de 65 km/h, sem pausa), e computador de bordo.
.
O Scudo mede 5.300 mm de comprimento e 1.940 mm de altura, oferece volume útil de 6,1 m³ e capacidade de carga de até 1,5 tonelada. A porta traseira bipartida possui abertura de 180 graus e a da lateral é deslizante. Na versão Cargo não há vidros nas laterais. Já o Scudo Multi é destinado a transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Embora homologado como veículo de carga, pode ser adaptado também para o transporte de pessoas. Configurado com 8 lugares, o Multi oferece ar-condicionado para todos os ocupantes e capacidade para 850 litros de bagagem. Também pode ser usado como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras.
O Fiat Scudo é construído sob a plataforma EMP2 da Stellantis, sendo fruto do mesmo projeto de Peugeot Expert e Citroën Jumpy. O motor 1,5-L turbodiesel produz 120 cv e torque de 30,6 m·kgf. Com câmbio manual de seis marchas, o furgão tem suspensão independente nas quatro rodas, bolsas infláveis para motorista e os dois passageiros ao lado, controle eletrônico de estabilidade, faróis de neblina, ar-condicionado, fecho centralizado das portas e ajustes de altura e distância do volante.
O e-Scudo, com alcance de 330 km, usa motor elétrico de 136 cv e 26,5 m·kgf e bateria de íons de lítio de 75 kWh. O carregamento com carga rápida permite obter 80% da energia em 48 minutos. Essa versão é importada da França. Seu seletor de modos de condução oferece três opções: Normal, Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho).
Além dos itens da versão térmica, o e-Scudo ainda conta com central multimídia com tela de 7 pol. e integração a Android Auto e Apple Carplay câmera traseira de 180 graus, painel digital com informações sobre nível de bateria e consumo, freio de estacionamento eletromecânico e monitoramento da pressão dos pneus. A garantia da bateria é de 8 anos.
FS