A GM utilizou o recurso de vídeo no YouTube para apresentar os detalhes da nova Montana, e abrir a pré-venda para as versões LTZ e Premier com promessa de entrega para fevereiro 2023.
Os preços anunciados são:
LTZ – a partir de R$ 134.490
Premier – a partir de R$ 140.490
Caçamba
Desde o primeiro contato com a nova picape no Campo de Provas da Cruz Alta, tentei explorar quais seriam as novidades que a GM estaria desenvolvendo para a caçamba, afinal, se a intenção é oferecer uma picape que seja um suve com caçamba de 874 litros e capacidade de carga que deve superar 600 kg, a caçamba tem que ter recursos inovadores para acomodação de carga, e principalmente vedação contra água e poeira. E aparentemente é isso que a nova Montana oferece.
Pelas fotos e vídeos apresentados, a caçamba será vedada e um kit de acessórios, chamado Multi-Board, que permite customizar a arrumação de carga. A capota marítima em lona traz inovação na vedação e ainda terá a opção de fechamento rígido eletromecanizado para maior praticidade na abertura e fechamento.
Adicionalmente a caçamba é equipada com tomadas 12 volts e USB (A e C), iluminação em ambos os lados, porta-objetos nas laterais, e oito ganchos para amarração de carga, um recurso muito importante.
Mecânica
O motor três cilindros turbocarregado flex de 1,2 litros utilizado no Tracker Premier é o escolhido para a nova picape. São até 133 cv de potência máxima e 21,4 m·kgf de torque máximo com calibração específica para essa nova aplicação. A princípio parece limitado, principalmente ao comparar com o que é oferecido pela Renault Oroch Outsider (162/170 cv/27,5 m·kgf) ou Fiat Toro (180/185 cv/27,5 m·kgf), mas isso só poderemos opinar quando tivermos a oportunidade de dirigir o carro em Janeiro de 2023.
Para câmbio a GM decidiu oferecer duas opções: manual de 6 marchas e automático epicíclico também de 6 marchas. A tração é dianteira, sem opção de 4×4, e não foi divulgado se as versões que entram em pré-venda terão as duas versões de câmbio, ou se o manual ficará restrito à futura versão de entrada.
A nova Montana é derivada do Tracker e utiliza suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, trazendo a inovação de duplo batente de compressão na suspensão traseira para trabalhar como mola adicional e dessa maneira suportar a grande variação de carga entre vazio e carregado. Esse novo recurso minimiza a deflexão da suspensão traseira quando com carga máxima e proporciona conforto na condição vazio.
No tocante a freio a picape deve vir equipada com disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, novamente seguindo o conceito dessa plataforma.
Aparência
O porte da nova picape é similar à Renault Oroch com 4.720 mm de comprimento total e cerca de 1.800 mm de largura. A nova picape estreia a nova identidade de design global da Chevrolet, identificado pelo conjunto ótico bipartido na dianteira. A grade bipartida é outra característica e o resultado foi muito harmônico. Muitos dirão que é uma cópia da Fiat Toro…
Na vista lateral a linha de cintura elevada deixa a picape bem imponente, e as rodas de alumínio de 17” tem acabamento diferenciado entre as versões LTZ e Premier. As molduras plásticas de contorno das caixas de rodas são interligadas por molduras na parte inferior das portas.
Pela traseira é possível identificar uma barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas traseiras, o para-choque vem na cor preta e com a adoção de cabine dupla de quatro portas, perdeu o degrau lateral para acesso à caçamba. A tampa da caçamba tem sistema de alívio de peso para facilitar abertura e fechamento.
No interior há grande similaridade com o suve compacto Tracker, principalmente na parte frontal da cabine, painel e quadro de instrumentos, assim como o conteúdo tecnológico que equipa o modelo.
Segundo dados que obtive com algumas fontes da GM, o conforto no banco traseiro não será tão bom quanto do Tracker, dada algumas limitações imposta pela caçamba, mas ainda assim será mais confortável e espaçoso do que a Renault Oroch. O acabamento interno e a seleção de materiais e texturas será similar aos carros topo de gama da marca, pelo menos nessas duas versões de topo.
Conclusão
Pelo que foi apresentado no vídeo, a nova picape ficou bonita, imponente e com desenho bem fluido entre cabine e caçamba. As soluções prometidas para vedação da caçamba podem ser o grande diferenciador dentro de um segmento que cresceu muito nos últimos anos, fazendo com que a nova Montana chegue com força para brigar por um espaço maior do que a antiga
Se o desempenho com motor 1,2-l turbo flex deixa um ponto de interrogação, visto que a GM ainda não divulgou os dados de aceleração e velocidade máxima. Por outro lado, o consumo de combustível informado de 13,3/11,1 km/l na estrada e 9,3/7,7 km/l na cidade é substancialmente melhor que seus principais concorrentes.
GB
A GM não divulgou a ficha técnica completa do carro, mas segue abaixo a lista de conteúdo preliminar apresentado:
CONTEÚDO PRELIMNAR DA NOVA PICAPE CHEVROLET MONTANA |
SEGURANÇA |
Bolsas infláveis frontais, laterais de cortina |
Alerta de frenagem de emergência |
Alerta de ponto cego |
Controle eletrônico de estabilidade e a tração avançado |
Acabamento premium para bancos e painel |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
APARÊNCIA |
Aplicativo MyChevrolet para comandar funções do veículo remotamente |
Arco de proteção (“santantônio”) em caso de capotagem |
Assistente da arrancada em aclives |
Atualização remota dos sistemas eletrônicos do veículo |
Bandeja, bolsa e caixa organizadora |
Barras longitudinais no teto |
CAÇAMBA MULTI-FLEX |
Câmera de ré |
Capota marítima de lona com sistema de vedação inovador |
Capota marítima rígida motorizada |
Chave inteligente com sensor de aproximação e botão para partida remota do motor |
COMODIDADE |
Computador de bordo com infamações do veículo incluindo indicador da vida útil do óleo |
CONECTIVIDADE |
Controlador e limitador de velocidade |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Divisórias Multi-Board |
Emblema Chevrolet estampado na tampa da caçamba em alto relevo |
Engates Isofix com pontos de ancoragem superior para dois bancos infantis |
Entradas USB tipo A e C |
Entradas USB tipo A e C e de 12 V |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo |
Estribos laterais |
Extensão do para-choque traseiro |
Extensor da caçamba para cargas longas, por exemplo, motocicletas |
Faróis de neblina de LED |
Faróis full LED com regulagem de altura do facho |
Freios ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente de frenagem de emergência |
Iluminação nos dois lados |
Kit para transporte de animais de estimação |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Multimídia MyLink com tela tátil de 8″, função áudio streaming e Bluetooth pata até dois smartphones simultaneamente |
Oito ganchos para amarração da carga |
Porta-objetos nas laterais |
Protetor de caçamba |
Rede para contenção de objetos |
Rodas de liga de alumínio de 17″ |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de áudio JBL com quatro alto-falantes e subwoofer |
Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação do veículo em caso de furto |
Soleiras das portas iluminadas |
Tampa da caçamba com fecho elétrico por botão a sistema de alívio de peso na descida |
Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta |
Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente |