O suve médio Equinox RS foi o escolhido para uma viagem à cidade do Rio de Janeiro para atender a compromissos do AE, e a decisão foi acertada, pois o carro é bem confortável e tem tudo que é necessário para atender ao usuário médio. Alguns recursos a mais de auxílio ao motorista e segurança podem ajudar em longas viagens, mas o conteúdo desta versão RS já é bem adequado.
O carro foi retirado na fábrica da GM em São Caetano do Sul, SP abastecido com gasolina e seguindo diretamente em direção à Rodovia Ayrton Senna e posteriormente Carvalho Pinto, até atingir a Dutra na região de Taubaté. Os primeiros quilômetros foram de adaptação ao tamanho do carro, pois acabara de devolver o JAC E-JS1, um subcompacto elétrico, e agora estava a bordo de um suve médio.
A sincronização do telefone celular com a central multimídia para acessar o navegador é o primeiro ato ao entrar no carro, afinal temos que encontrar o trajeto mais curto e principalmente ser avisado dos radares, evitando aquela multa indesejável nos pontos onde a velocidade limite da via é alterada. O pareamento pode ser feito sem fio, porém a inexistência de carregador por indução obriga o uso do cabo USB. Nesse caso há opção dos dois tipos de conectores no console central.
A conexão ao W-iFi 4G residente é outra facilidade permitindo ficar muito mais tempo conectado, visto que a antena do veículo tem capacidade até 12 vezes maior que do aparelho celular. E após conectar na playlist favorita do Spotify, não houve queda de sinal durante toda a viagem.
Desempenho
O motor Ecotec de quatro cilindros turbocarregado 1,5-l com injeção direta de gasolina mostra-se suficiente para o suve de 1.561 kg de peso em ordem de marcha. São 172 cv de potência máxima a 5.600 rpm, e o torque máximo de 27,8 m·kgf já aparece às 2.000 rpm, com patamar constante até 4.000 rpm. Isso traz maior elasticidade ao motor, permitindo ultrapassagens rápidas em toda a faixa de rotação.
O câmbio automático epicíclico GF6 6T40 de seis marchas está bem casado com a potência do motor e peso do veículo, facilitando o uso geral, tanto nos trechos urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro, quanto na estrada. A falta de opção de troca manual é compensada pela posição “L” na alavanca de câmbio, onde permite definir a marcha de uso para auxiliar no trecho de descida de serra com freio-motor e aliviar o trabalho dos freios.
Mas é certo que o carro carregado apenas com dois ocupantes e duas malas pequenas no porta-malas não apresentaria nenhum sinal de fading ou aumento do curso do pedal na descida de serra. Os discos nas quatro rodas com ventilados na dianteira estão bem dimensionados para o peso, carga útil de 474 kg, e velocidade máxima de 199 km/h.
O consumo homologado pela GM junto ao Inmetro é de 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, o que se comprovou no final da viagem de 1.175 km em 11,3 km/l. Lembrando que os trechos urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro (entrada e saída na cidade) e mais um congestionamento de cerca de 5 km na via Dutra fizeram parte desse resultado global.
Conforto
Tudo que já havia observado na viagem de apresentação desse veículo para São Bento do Sapucaí, SP, na serra da Mantiqueira, foi confirmado nessa viagem mais longa. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, inclusive apoio lombar apenas para o motorista, e suportam bem o peso do corpo, além de dar estabilidade lateral nos trechos de curvas mais acentuadas.
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A melhor posição de dirigir é encontrada pelo ajuste de altura e distância do volante, tendo a possibilidade de acesso aos principais comandos no volante multifuncional ou no console central. A visibilidade do quadro de instrumentos e central multimídia é facilitada pelo posicionamento, arranjo e, principalmente, tamanho das fontes utilizadas nesses equipamentos.
No banco traseiro, que não foi utilizado nessa viagem, nota-se bom espaço para as pernas, e ângulo do encosto em posição favorável ao conforto, mesmo que a inclinação tire um pouco de volume do porta-malas de 468 litros na posição regular, podendo alcançar até 930 litros com a 2ª fileira de bancos rebatida. O acessório de tapete de borracha do tipo bandeja que equipava o veículo é muito bom para manutenção e limpeza, mas com apenas duas malas pequenas, estas ficavam deslizando lateralmente em curvas ou no sentido longitudinal nas acelerações e frenagens. Na primeira oportunidade dei um jeito de calça-las para evitar esse incômodo.
Dinâmica equilibrada
A suspensão McPherson na dianteira e multibraço na traseira é a receita perfeita para o bom equilíbrio do veículo. A estabilidade em curva é garantida pela menor variação da geometria das rodas traseiras. A rolagem é atenuada pelas barras antirrolagem na dianteira e na traseira. A movimentação vertical é bem contida pelos amortecedores pressurizados e a ausência de ruído de queda de roda indica a existência de batente hidráulico nos amortecedores dianteiros, ou curso de distensão maior que 50 mm.
Em uma viagem longa como esta é possível notar a variedade de qualidade e rugosidade de asfalto que temos em nossas vias, e mesmo em rodovia concedidas à iniciativa privada ainda há muito asfalto antigo e rugoso. enquanto em outras partes o asfalto novo é ainda mais rugoso. Se por um lado isso é feito propositalmente para evitar formação de filme d´água sobre o asfalto, por outro lado causa maior desconforto de rodagem, visto que a rugosidade do asfalto excita o ruído de rodagem.
Os pneus Hankook Kinergy GT 235/50R19 são montados em rodas de liga de alumínio com acabamento em pintura escurecida, e são grandes contribuintes para o bom comportamento dinâmico do suve.
No sistema de direção a assistência elétrica é feita através de motor de passo posicionado junto à caixa de direção. O ajuste é progressivo indexado à velocidade do veículo, e o sistema de permanência em faixa tem baixa intrusão com correções sutis de trajetória quando necessário. Com a utilização do controle de velocidade de cruzeiro, que é convencional, o cansaço em viagens longas é minimizado.
Aparência esportiva
A classificação RS (Rally Sport) da divisão Chevrolet da GM não significa uma versão apimentada no tocante a desempenho, e sim uma forma de atrair os consumidores pelo aspecto esportivo que é dado em seu desenho e acabamentos. No caso do Equinox RS houve a eliminação dos frisos cromados, similar à antiga versão Midnight. Externamente aparece o brilho dos cromados apenas na grade frontal e moldura do logotipo traseiro.
No interior, o revestimento dos bancos em tecido que imita couro recebe costura dupla com linhas vermelhas, contrastando bem com o preto. O volante e painel de instrumentos têm frisos cromados, assim como o console central e as maçanetas das quatro portas, neste caso um item de segurança ao facilitar sua localização no escuro.. O revestimento do volante também recebe a costura vermelha para fechamento do couro preto.
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Abaixo está o vídeo de apresentação do Chevrolet Equinox que foi gravado no lançamento do veículo em São Bento do Sapucaí:
Conclusão
Seja para uso na cidade ou na estrada, no campo ou na praia, o Chevrolet Equinox RS ainda é uma boa opção no segmento de suves médios com preço público de R$ 212.580. A modernização visual recebida nesta versão, que segue sendo importada do México, pode não ser suficiente para desbancar da liderança o Jeep Compass, mas certamente agrada aos apreciadores da marca.
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A GM já confirmou a importação do Equinox EV, 100% elétrico, a partir de 2024, e pelo que tudo indica será um carro totalmente novo, e não apenas a instalação da propulsão elétrica no lugar da a combustão. O AE já noticiou essa novidade alguns meses atrás.
GB
FICHA TÉCNICA CHEVROLET EQUINOX RS | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec 1,5 Turbo |
Descrição | 4 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, turbocarregador com interresfriador, duplo comando de válvulas com variador de fase contínuo em ambos, 16V, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.490 |
Diâmetro e curso (mm) | 74 x 86,6 |
Taxa de compressão (:1) | 10 |
Potência máxima (cv/rpm) | 172/5.600 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 27,8/2.000~4.000 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria, capacidade (A·h) | 60 |
Alternador (A) | 130 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico GF6 6T40 de 6 marchas + ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,58; 2ª 2,96; 3ª 1,91; 4ª 1,45; 5ª 1,00; 6ª 0,75; ré 2,94 |
Relação do diferencial (:1) | 3,87 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,7 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/300 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/288 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | ‘Liga de alumínio, 7,5Jx19 |
Pneus | 235/50R19 |
Estepe temporário | Estreito, T135/70R17 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,336 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,842 |
Área frontal corrigida (m²) | 1,08 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 468/930 com 2ª fileira de bancos rebatida |
Tanque de combustível | 56,3 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.561 |
Carga útil | RS: 474 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.652 |
Largura sem/com espelhos | 1.843/2.105 |
Altura | 1.697 |
Distância entre eixos | 2.725 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 199 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade km/l) | 9,5 |
Estrada (km/l) | 11,7 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 45,2 |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | 2.655 |
CONTEÚDO DO CHEVROLET EQUINOX RS |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem |
Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro |
Alerta de movimentação transversal traseira (em marcha ré) |
Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina |
Alerta vibratório de segurança no banco do motorista |
Aviso sonoro para cinto de segurança do motorista, passageiro e banco traseiro desatados |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis com ajuste de altura |
Faróis dianteiros de LED |
Farol alto adaptativo |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência de frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade |
Imobilizador de motor |
Indicador de distância do veículo à frente |
Indicador de vida útil do óleo |
Luz traseira de neblina |
Luzes de rodagem diurna/ Luz de posição de LED |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Protetor de cárter |
Seis bolsas infláveis (frontais, laterais e duas de cortina) |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema auxiliar de permanência em faixa |
ITENS DE APARÊNCIA |
Aplique decorativo em cromado preto no painel de instrumentos |
Aplique decorativo no painel com revestimento premium |
Controles e saídas de ar com detalhes cromados |
Controles e saídas de ar com detalhes em cromo preto |
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo |
Friso cromo preto no contorno inferior do vidro das portas |
Friso cromo preto no para-choque traseiro |
Friso no para-choque traseiro |
Grade frontal com detalhe cromado |
Grade frontal com detalhe cromo preto |
Lanterna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado |
Maçanetas internas cromadas |
Moldura cromo preto das setas dianteiras |
Painel de portas com revestimento premium |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes em preto texturizado |
Rack de teto (barras longitudinais) em cromo preto |
Roda de liga de alumínio aro 19″ com acabamento exclusivo para a versão RS |
Volante de direção com revestimento premium e detalhe em cromo preto |
CONFORTO & COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Abertura e fechamento manual da tampa do porta-malas com acionamento pela chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento do freio de estacionamento eletromecânico por botão no console central |
Ar-condicionado duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e saída de ar para o banco traseiro |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais (modo de seleção de marcha eletrônico) |
Câmera de ré com linhas-guia |
Chave presencial eletrônica |
Cobertura retrátil do porta-malas |
Computador de bordo com tela de LCD tátil em cores com cinco modos: – Informações gerais do veículo: velocidade instantânea, hodômetro parcial / consumo médio para duas viagens, alcance, consumo instantâneo, vida útil do óleo, monitoramento de pressão dos pneus, velocidade média, cronômetro, tensão da bateria, tendência de consumo nos últimos 50 km (km/l), índice ECO, indicador de distância do veículo da frente em segundos (quando disponível), bússola – Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio – Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas, visualização dos contatos, indicador da bateria e sinal do celular pareado – Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink – Opções: função de aviso de velocidade, seleção das telas a serem exibidas em informações gerais do veículo |
Console central com porta-copos e descansa-braço com porta-objetos |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Descansa-braço traseiro com porta-copos |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, repetidoras de setas e rebatimento elétrico |
Luz no porta-malas |
Luzes individuais de leitura dianteiras e traseiras |
Navegação embarcada por mapa através do Chevrolet MyLink |
Para-brisa com isolamento acústico |
Para-sóis do motorista e passageiro com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão |
Porta-objetos nas portas e porta-malas |
Porta-óculos no console de teto |
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista e do passageiro |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade |
Sistema de estacionamento semiautomático |
Tapetes em carpete |
Tomada de energia 12 V no console central dianteiro e traseiro, e no porta-malas |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Vidro elétrico nas portas com acionamento um-toque, e fechamento/abertura automática pela chave |
Volante de direção com regulagem em altura e distância |
BANCOS |
Banco com revestimento premium na cor preto “Jet Black” e costuras em vermelho “Adrenaline Red” |
Alavanca no porta-malas para rebatimento dos bancos traseiros |
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância, inclinação do encosto e lombar |
Banco traseiro com encosto ajustável em inclinação, bipartido e rebatível para assoalho plano |
Encosto de cabeça do banco traseiro nos três lugares com ajuste de altura |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura |
ENTRETENIMENTO |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8″, navegador integrado, integração com smartphones* através do Android Auto, Apple CarPlay Alexa e Spotify, rádio AM/FM, entrada USB e Aux-in, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo |
Controles de áudio e telefonia no volante |
Espelhamento do smartphone sem o uso de cabo |
Sistema de áudio com 6 alto-falantes |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno na cor preto “Jet Black” (tonalidade preta) e costuras em vermelho “Adrenaline Red” |