Há quase 35 anos, um ícone do design automobilístico esteve secretamente no Brasil. O Peugeot OXIA, conceito que então previa o futuro da Peugeot, desembarcou no aeroporto de Itanhaém, cidade do litoral sul de São Paulo. A operação ocorreu n um sábado, dia 10 de dezembro de 1988.
O objetivo era gravar um comercial para TVs europeias. A peça publicitária iria mostrar a visão de futuro da marca francesa, incorporada naquele protótipo de alto desempenho.
O modelo tinha motor 2,8 V-6 biturbo (680 cv), botão de partida, painel digital, células para absorver energia solar e sistema de navegação. Uma esfera embutida no painel funcionava como um mouse e comandava as funções do computador de bordo.
O Peugeot do futuro desembarcou em um contêiner e rodou por estradas fechadas durante a gravação, longe dos olhos do público. Um helicóptero foi usado para registrar imagens na Serra do Mar.
O trabalho durou quatro dias, com ritmo intenso de gravações e muito cuidado para não danificar o exemplar único, que ainda era uma novidade mundial. O OXIA tinha sido apresentado no início de outubro daquele distante ano de 1988, no Salão de Paris.
O segredo que envolveu a chegada ao Brasil foi preservado no caminho de volta à França. As imagens sumiram em um tempo sem internet, o que faz a história parecer parte de um sonho. Mas aconteceu, e esse realismo fantástico se repete agora com a revelação do Peugeot Inception
Mas o que o OXIA tem a ver com o conceito apresentado na edição 2023 da CES, feira de tecnologia realizada em Las Vegas?
Ambos são a visão do futuro próximo e retratam momentos especiais para a marca
No fim de 1988, a Peugeot estava prestes a conquistar o tricampeonato no rali Paris-Dakar. A esportividade e a inovação da marca naquele momento foram capturadas pelo OXIA, e vários de seus elementos foram vistos nos carros que chegaram às ruas nos anos seguintes. Assim foi, e assim será.
O conceito exibido recentemente em Las Vegas também celebra marcos importantes para a Peugeot em sua jornada de eletrificação e vendas. Enquanto o 208 é líder de mercado na Europa, os emplacamentos no Brasil cresceram 41% na comparação entre 2021 e 2022.
O sucesso de agora é parte do caminho do leão rumo ao topo da montanha. O Inception é a visão que se tem lá do alto, em um horizonte sem nuvens. A anatomia do felino está em seus detalhes, como nos faróis que remetem às “cicatrizes” deixadas pelas garras após uma patada.
Os carros eletrificados inspirados nessa nova linguagem chegarão a diferentes mercados a partir de 2025. Serão modelos que valorizam a eficiência energética, mas sem esquecer que os ocupantes estão no centro de tudo. Haverá conforto, acolhimento e sensação de bem-estar, reforçados por amplas áreas envidraçadas capazes de filtrar luz e calor.
Como cabe a um carro conceito, o Inception excede todas as expectativas. O alcance chega a 800 quilômetros com uma carga completa de suas baterias, e os passageiros viajam em bancos que se moldam automaticamente de acordo com o porte físico. São características que parecem surpreendentes — assim como os sistemas disponíveis no OXIA eram revolucionários em 1988.
Outro ponto de contado entre os conceitos de hoje e do passado está na potência: ambos têm 680 cv, mas oriundos de soluções completamente diferentes. Entretanto, o motor 100% elétrico de hoje permite ir mais longe — e mais rápido –, sem emitir gases.
Para o Brasil, há grande vantagem nos tempos modernos. Enquanto o OXIA foi um ilustre visitante que passou por aqui quatro anos antes de a marca lançar seus carros no país, os modelos derivados do Inception terão uma ampla rede de à disposição. Sejam bem-vindos.
RM