O novo Volkswagen Virtus, apresentado no começo do mês em Buenos Aires (foto de abertura) é o sexto capítulo da série de 15 lançamentos que a marca alemã pretende introduzir no mercado brasileiro até 2025.
As verões agora são cinco: a Virtus TSI, 1-litro turbo com câmbio manual de cinco marchas ou automático epicíclico de seis; a Comfort e a Highline com esse mesmo motor em configuração 200 TSI com câmbio automático apenas; e a Exclusive, que herda o trem motriz da descontinuada versão GTS, 1,4-itro de 150 cv e 25,5 m·kgf.
Lançado em janeiro de 2018, a versão 2023 do Virtus estará disponível nas concessionárias da marca a partir de 9 de março, inicialmente em quatro configurações, ficando a Exclusive para o final do semestre.
Agora em março estarão disponíveis o Virtus TSI com motor 170 TSI de 109/116 cv e 16,8 m·kgf, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, e os Virtus Comfortline e Highline com motor 200 TSI de 116/128 cv e 25,5 m·kgf, com câmbio automático de seis marchas apenas.
Seus preços são TSI manual, R$ 103.990, TSI automático, R$ 111.990, Comfortline R$ 121.990 e Highline, R$ 130.020.
A versão Exclusive
No extremo oposto da gama de versões do Novo Virtus aparece a versão Exclusive, precificada a R$ 144.990. A diferença se justifica pelas rodas de 18”, pneus 205/45R18V, motor 250 TSI, câmbio automático de 6 marchas e acabamento mais refinado que inclui um discreto defletor na tampa do porta-malas de 521 litros — medição VDA (ISO 3832), significando que 521 paralelepípedos de 20 x 10 x 5 cm= 1.000 cm³ = 1 litro cabem no compartimento com a tampa fechada. A VW espera posicionar o Exclusive como opção ao bem-sucedido Toyota Corolla.
Além do maior refinamento, desempenho é o forte da versão Exclusive: 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com qualquer dos combustíveis e velocidade máxima de 207/209 km/h.
Veja a ficha técnica no final com os dados completos da versões e em seguida a lista detalhada do conteúdo de todas elas. Ficou faltando o consumo de combustível da versão com motor 170 TSI, não informado pela Volkswagen, tampouco consta do site do Inmetro. Assim que tivermos esse dado ele será informado aqui.
Visualmente, a maior diferença em relação ao modelo anterior está no balanço dianteiro, estendido em cerca de 70 mm, trabalho que permitiu redesenhar significativamente a grade, as lanternas, faróis principais e de neblina, todos em LED e herdados do Nivus, o que ajuda a conter cursos e aumentar a competitividade do modelo no mercado. O novo logotipo da marca está instalado no centro da grade e encobre o radar que alimenta os sistemas de controle de cruzeiro adaptativo e da frenagem autônoma de emergência. Cabe lembrar que o uso extenso de amenidades eletrônicas, outra característica do novo Virtus, ainda não atingiu o controle do ar-condicionado: a base desse recurso é herdada do suve Taos, mas não oferece o conforto de duas zonas de temperatura; a versão Exclusive mitiga esse detalhe e oferece controle digital.
Passageiros do banco traseiros ganharam mais espaço para as pernas e cabeça (agora são 960 mm e 952 mm, respectivamente), podem contar com saída de ar-condicionado e duas portas USB-C, além de uma bolsa no dorso de encosto do banco dianteiro direito capaz de alojar objetos como aparelhos celulares. Motorista e passageiro dianteiro dispõem de carregamento de bateria de telefone celular por indução, ar-condicionado digital (um controle na versão de entrada, dois nas demais), central multimídia de 10,1” e quadro de instrumentos com tela de 8” na versão 170 TSI e 10,25”, na 200 TSI e 250 TSI.
O volante multifuncional tem o arco inferior achatado e as hastes horizontais centrais encobrem borboletas para troca de marchas. Ajustes do banco do motorista são sempre mecânicos e elétricos para os controles dos retrovisores e acionamento dos vidros das quatro portas, que tem revestimento parcial em tecido. Já os bancos têm acabamento em material que remete ao couro e a característica ventilação limitada. A ergonomia do Virtus segue o padrão VW.
Em Buenos Aires andamos apenas com a versão de entrada (TSI 170 automática, que tem freios a disco nas quatro rodas), que correspondeu às expectativas do trem de força mais contido entre as opções oferecidas para o sedã de quatro portas. As emoções garantidas pelo “Argentine driving style” propiciaram uma boa sensação ao volante e exacerbaram o comportamento da suspensão traseira nas lombadas locais, especialmente naquelas instaladas na saída de pedágios. O tranco seco e o impacto notados certamente serão amplificados na malha viária brasileira, especialmente no depauperado asfalto paulistano.
WG
(Atualizada em 22/2/23 às 15h18, correção do texto na descrição das versões, embora a ficha técnica prevalecesse)
(Atualizada em 22/2/23, às 22h35, correção da relação de diferencial do Virtus TSI manual, com a devida alteração dos dados calculados)
FICHA TÉCNICA NOVO VIRTUS | ||||
170 TSI man | 170 aut | 200 TSI | 250 TSI | |
MOTOR | ||||
Designação | EA211 R3 (R4) | |||
Descrição | 3 (4) cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, válvula de alívio de comando elétrico, pressão relativa de turbocarregamento 1,2 bar. injeção direta, flex | |||
Diâmetro x curso mm) | 74,5 x 76,4 | 75,5 x 80 | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | 1.395 | ||
Potência (cv/rpm, G//A) | 109/116/5.000 | 116/128/5.500 | 150/5.000~5.250// 150/4.500~5.000 | |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 16,8/1.450~4.250 //16,8/1750~4000 | 20,4/2.000~3500 | 25,5/1.500~3.800// 25,5/1.500~4.000 | |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | 10,1 | ||
Comprimento de biela (mm)/relação r/l | 140 / 0,272 | 140 / 0,285 | ||
Rotação de corte (rpm, limpo) | 6.500 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Rodas motrizes | Dianteiras | |||
Câmbio | Manual de 5 marchas e ré | Automático epicíclico Aisin, 6 marchas e ré, conversor de torque | ||
Especificação do câmbio | AQ 160-6F | AQ 180-6F | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,769 2ª 2,095 3ª 1,281 4ª 0,927 5ª 0,740 ré 3,182 | 1ª 4,667 2ª2533 3ª 1,556 4ª 1,135 5ª 0,859 6ª 0.686 ré 3,394 | 1ª 4,459 2ª 2,508 3ª 1,556 4ª 1,142 5ª 0,851 6ª 0,672 ré 3,185 | 1ª 4,459 2ª 2,508 3ª 1,556 4ª 1,142 5ª 0,851 6ª 0,672 ré 3,185 |
Relação de diferencial (:1) | 3,933 | 3,502 | 3,502 | 3,234 |
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Barra antirrolagem dianteira, Ø mm | 20 | 20 | 20 | 21 |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade | |||
Relação de direção média (:1) | 14,8 | |||
Voltas entre batentes | 3 | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado, 276 | |||
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 228 | Disco, 230 | ||
Disposição e controle | Duplo circuito em diagonal. ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas (de liga de alumínio) | 6J x 15 | 6J x 15 | 6J x 16 6J x17 | 6J x 18 |
Pneus | 195/65R15 | 195/65R15 | 205/55R16 205/60R17 | 205/45R18 |
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Monobloco de aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
AERODINÂMICA | ||||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,299 | |||
Área frontal (m²) | 2.210 | |||
Área frontal corrigida (m²) | 0.661 | |||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||
Comprimento | 4.561 | 4.561 | 4.561 | 4.561 |
Largura sem/com espelhos | 1.751/1.964 | 1.751/1.964 | 1.751/1.964 | 1.751/1.976 |
Altura | 1.476 | 1.476 | 1.476 | 1.470 |
Distância entre eixos | 2.651 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.514/1.496 | 1.514/1.496 | 1.514/1.496 | 1.508/1.490 |
Distância mínima do solo | n.d. | n.d. | n.d. | n.d. |
CAPACIDADES (L) | ||||
Porta-malas (medição VDA) | 521 | |||
Tanque de combustível | 52 | |||
PESOS (kg) | ||||
Em ordem de marcha | 1.161 | 1.202 | 1.213 | 1.258 |
Carga útil | 389 | 398 | 427 | 442 |
Carga máxima rebocável com/sem freio | 400 | |||
Carga máxima admissível sobre o teto | 45 | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10 / 9.8 | 11,8 / 11,7 | 10,4 / 10 | 8,5 / 8,5 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 192 / 196 | 187 / 192 | 191 / 196 | 207 /209 |
CONSUMO DE COMBUDSTÍVEL INMETRO PBEV | ||||
Cidade (km/l, G/A) | n.d. | n.d. | 12,0/8,3 | 11,9/8,0 |
Estrada, km/l, G/A) | n.d. | n.d. | 14,5/10,9 | 14,710,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
V/1000 em última marcha (km/h) | 39,6 | 48,2 | 52,7 | 54,1 |
Rotação a 120 km/h (velocidade real) | 3.000 | 2.490 | 2.280 | 2.220 |
Rotação à vel. máxima (rpm) | 4.950 (5ª) | 4.990 (5ª) | 6.490 (4ª) | 4.680 (5ª) |
CONTEÚDO DO NOVO VIRTUS | |||||
170 TSI | 170 TSI | 200 TSI | 200 TSI | 250 TSI | |
Manual | Automático | Comfortline | Highline | Exclusive | |
Acesso ao veículo sem uso da chave e partida do motor por botão | – | – | • | • | • |
Alerta sonoro de qualquer cinto desatado | • | • | • | • | • |
Alerta de frenagem de emergência (luzes de freio piscam) | • | • | • | • | • |
Alto-falantes (4) | • | • | • | • | • |
Alto-falantes (6) | – | – | – | – | • |
Antena no teto | • | • | • | • | • |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | • | • | • | • | • |
Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen | – | – | • | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • | • | • |
Banco do motorista com ajuste de altura | • | • | • | • | • |
Banco traseiro c/ encosto bipartido 30:70 e rebatível | • | • | • | • | • |
Bancos revestidos de couro | – | – | • | • | • |
Bloqueio eletrônico do diferencial | • | • | • | • | • |
Bolsas infláveis (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina | • | • | • | • | • |
Câmbio automático de 6 marchas | – | • | • | • | • |
Câmbio manual de 5 marchas | • | – | – | – | – |
Câmera de ré | – | – | • | s | s |
Carcaças dos espelhos e maçanetas na cor do veículo | • | • | • | • | • |
Carregamento de bateria de telefone celular por indução | • | • | • | • | • |
Chave “canivete” com controle remoto | • | • | • | • | • |
Cintos de segurança dianteiros c/ ajuste de altura e pré-tensionador | • | • | • | • | • |
Computador de bordo | • | • | • | • | • |
Controlador e limitador de velocidade | • | • | • | • | • |
Controle de cruzeiro | • | – | – | – | – |
Controle de cruzeiro adaptativo | – | • | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | • | • |
Descansa-braço dianteiro central com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro com duas portas USB | – | • | • | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro | • | • | • | • | • |
Detector de fadiga | – | – | – | • | • |
Direção eletroassistida | • | • | • | • | • |
Encosto do banco traseiro dividido 30:70 | • | • | • | • | • |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis | • | • | • | • | • |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico | – | – | – | • | • |
Espelhos externos com ajuste elétrico e direito com orientação para baixo ao engatar ré | • | • | • | • | • |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas | – | • | • | • | • |
Faróis de LED com função luz de aproximação e acompanhamento e luzes de rodagem diurna | – | – | – | • | • |
Faróis de LED com luz de rodagem diurna (DLR) integrada | • | • | – | – | – |
Faróis de neblina de LED com função luz de curva estática | – | – | • | • | • |
Frenagem automática pós-colisão | • | • | • | • | • |
Frenagem autônoma de emergência | – | • | • | • | • |
Função frenagem de manobra | – | – | – | • | • |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas | – | – | • | • | • |
Lanternas traseiras de LED | • | • | • | • | • |
Luzes de leitura dianteira e traseira | • | • | • | • | • |
monitoramento da pressão dos pneus | • | • | • | • | • |
Painel decorativo em vinil | – | – | – | – | s |
Para-choques na cor do veículo | • | • | • | • | • |
Para-sois com espelho e iluminação | • | • | • | • | • |
Quadro de instrumentos digital de 10,25″ ativo | – | – | – | • | • |
Quadro de instrumentos digital de 8″ | • | • | • | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 15″ com pneus 195/65R15 | • | • | – | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 16″ com pneus 205/55R16 | – | – | • | – | • |
Rodas de liga de alumínio de 17″ com pneus 205/50R17 | – | – | – | • | – |
Rodas de liga de alumínio de 18″ com pneus 205/45R18 | – | – | – | – | • |
Seleção de modo de condução | – | – | – | – | • |
Sensores de chuva e crepuscular | – | – | – | • | • |
Sensores de estacionamento traseiros | • | • | • | • | • |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros | – | – | – | • | • |
Sistema de alarme c/ controle remoto (keyless) | • | • | • | • | • |
Sistema de áudio tátil “Composition Touch” com App-connect | • | • | • | • | • |
Sistema automático de secagem dos freios dianteiros ao trafegar sob chuva | • | • | • | • | • |
Sistema multimídia VW Play c/ tela tátil de 10,1″ e App-Connect | – | – | – | • | • |
Tapetes adicionais de carpete | – | – | – | • | • |
Tomadas USB tipo C (2) | • | • | • | • | • |
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e portinhola do bocal do tanque | • | • | • | • | • |
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico um-toque nos dianteiros | • | • | • | • | • |
Volante com ajuste de altura e distância | • | • | • | • | • |
Volante multifuncional | • | • | • | • | • |
Volante multifuncional revestido de couro com borboletas para trocas de marcha sequenciais | – | • | • | • | • |
OPCIONAL | |||||
VW Play: sistema multimídia VW Play com tela tátil de 10,1″ e App-Connect; interface USB C e tomada de carregamento USB; App Connect (sem fio Android Auto e Apple CarPlay (e conexão com a internet via smartphone) | – | – | • | – | – |
CORES | |||||
Preto Ninja, branco Cristal (sólidas), cinza Platinum, prata Sirius, azul Biscay (metálicas) | • | • | • | • | • (menos azul Biscay) |