A Lamborghini divulgou esta semana detalhes do trem de força de seu novo modelo topo de linha, o sucessor do Lamborghini Aventador, e que está sendo programado para o lançamento na celebração do 60º aniversário de fundação da marca, em abril próximo.
O projeto, código de fábrica LB744, manterá a mística do motor V-12 de 6,5 litros, mas com um trem de força híbrido que, segundo fontes da fábrica, deverá ter 1.001 cv de potência. Será primeiro modelo eletrificado de elevado desempenho em produção normal da Lamborghini.
O sucessor do Aventador traz uma arquitetura totalmente nova de motor, caixa de câmbio, além do sistema híbrido. O novo motor L545 V-12, biturbo, é o principal elemento do trem de força, e pesa 17 kg menos que o do Aventador, segundo fontes do fabricante, com potência de 820 cv.
Com isso, a densidade de potência é 126 cv/litro, o que foi obtido com ajustes no fluxo de admissão, melhor controle de ionização na câmara de combustão, escapamento de fluxo livre e taxa de compressão mais alta, 12,6:1. Alcançando também rotação máxima de 9500 rpm.
Este motor vai funcionar no conjunto híbrido com três motores elétricos: dois montados no eixo dianteiro e um montado entre o motor e a caixa de câmbio. Os dois motores dianteiros têm potência de 150 cv cada, e pesam cerca de 18,5 kg individualmente.
O eixo dianteiro, com esses motores, vai fornecer basicamente recursos de vetorização e regeneração de energia elétrica. Mas o novo Lamborghini também poderá funcionar exclusivamente com tração no eixo dianteiro, no modo só EV. Será o primeiro modelo da marca a rodar só com tração dianteira. No entanto, todas as quatro rodas podem ser acionadas em condições EV.
O terceiro motor elétrico vai montado sobre a nova caixa de câmbio dupla-embreagem de oito marchas que, ao contrário do Aventador, será montada transversalmente atrás do motor. Apenas o Miura e o Essenza SCV12 tinham caixa de câmbio transversal acoplada a um motor V-12 da marca de Sant’Agata Bolognese..
O terceiro motor elétrico vai acionar as rodas traseiras em determinados modos de condução, além de proporcionar um impulso extra quando necessário. O túnel central na cabine vai abrigar a bateria de íons de lítio, (foto de abertura) com capacidade de 3,8 kW·h.
Segundo fontes da Lamborghini, uma carga da bateria demora apenas 30 minutos em um plugue, ou apenas seis minutos quando o V-12 funcionando atua como gerador. Mas o novo modelo também terá recuperação de alguma energia em frenagens e na desaceleração.
RM