Num mundo cada vez mais repleto der suves, é bom ver uma fabricante continuar a produzir — no caso importar do México — um carro médio bem acertado como o novo Nissan Sentra lançado nesta semana em São Paulo. Trata-se da oitava geração, começando em 1982, e a terceira do motor MR20DD (família MR, 2 litros, duplo comando de válvulas e injeção direta).
O novo Sentra, agora só a gasolina, chega em “duas e meia versões”: Advance (R$148.490), Exclusive (R$ 171.590) e a “meia”, que é apenas interior premium com revestimento dos bancos e painel em couro bege Areia, por R$ 173.5900 (R$ 1.700 mais).
As diferenças dimensionais em relação ao anterior são marginais. Comprimento 4.646 mm (mais 13 mm), largura 1.816 mm (mais 55 mm), altura 1.456 mm (menos 55 mm) e distância entre eixos 2.707 mm (mais 7 mm). O porta-malas ganhou 10 litros, 466 litros agora. O peso do Exclusive é 1.405 kg, engordou 45 kg. A área frontal não mudou (2,11 m²) e o mesmo pode-se dizer do CX, mudar de 0,299 para 0,303 é apenas 1,3% pior. Os pneus tiveram acréscimo 10 mm na seção transversal, passaram de 205 mm para 215 mm para os mesmos perfil (50) e aro de roda de 17 polegadas,
Mudanças no conjunto motriz
No motor, que é a gasolina somente,, as principais mudanças foi a injeção passar a ser direta e a taxa de compressão aumentar de 9,7:1 para 11,7:1. Outra alteração foi espelhar a superfície dos cilindros pelo processo, segundo a Nissan, de aço em spray, reduzindo o atrito dos pistões e seu arrefecimento, o que contribui para o aumento de potência e torque. A tecnologia, diz a fabricante, começou a ser usada nos motores de competição, chegando ao superesportivo Nissan GT-R de geração atual.
Outras mudanças foram os tuchos-copo não serem mais hidráulicos, passando o ajuste da folga das válvulas a ser feito por tuchos de várias medidas que resultem nas folgas especificadas; uso coletor de admissão de dois comprimentos; adoção de EGR (recirculação dos dos gases de escapamento, que influem na redução das emissões de óxidos de nitrogênio (NO e NO2); e a adição de árvore contrarrotativa de balanceamento. Também, o ciclo de trabalho do motor passa a ser Atkinson para favorecer a economia de combustível.
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Com essas alterações a potência passou de 140 cv a 5.100 rpm para 151 cv a 6.000 rpm e o torque se manteve em 20 m·kgf, só que em vez de a 4.800 rpm agora é a 4.000 rpm. A relação r/l permanece 0,32 com a biela de 139,02 mm de comprimento entre centros. Mesmo com a relação r/l acima de 0,30 a suavidade do motor é destaque;
No câmbio CVT, XTRONIC a grande mudança foi passar a ter e oito marchas definidas, distanciando-se do conceito original de variação contínua, porém do agrado da maioria dos motoristas. Mesmo com a alavanca em D ocorrem trocas de marchas ascendentes. Estas podem ser feitas manualmente a qualquer momento pela borboletas no volante, mas não também pela alavanca (minha preferência) como se vê em muito carros. Não há aceleração interina nas reduções, embora não haja tranco devido ao acoplamento gradual da marcha a ser engatada. (como soltar a embreagem devagar nos câmbios manuais) quando não se dá a aceleração interina. A resposta ao kickdown (abertura rápida do acelerador) para redução de marcha e ganhar rapidez nas retomadas de velocidade, é imediata.
Como é comum hoje, há quatro modos de condução, Normal, Sport, Manual e Eco. A posição L do câmbio será analisada quando tivemos o carro para teste, aparentemente suprime as relações mais longas para se obter freio-motor.
O transeixo é fabricado pela subsidiária da Nissan, a Japan Transmission Company (Jatco).
Dinâmica aprimorada
A Nissan informou determinadas redefinições na direção e suspensão além da introdução da suspensão traseira multibraço no lugar da por eixo de torção, como maior cáster para maior estabilidade direcional e mudança favorável do câmber nas curvas. Pneus, como visto acima, ganharam 10 mm na seção transversal e são Michelin Primacy 4. Agora há vetoração por torque, freio na roda dianteira interna à curva.
Todas essas mudanças resultaram num comportamento dinâmico primoroso, ajudado pela direção eletroassistida com perfeitas definição de centro e indexação à velocidade. A relação de direção não foi informada, porém a direção é rápida com 2,4 voltas entre batentes e o diâmetro mínimo de curva de 10,4 metros indica grande ângulo de esterçamento. Esse Sentra é bem fácil de ser dirigido com vigor.
Os freios, que passaram a disco nas quatro rodas, denotam grande potência e estão de acordo com o peso (1.381 a 1.405 kg) e velocidade máxima de 200 km/h. A aceleração 0-100 km/h informada é em 9,4 segundos e o consumo de homologação, 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, que mesmo com o pequeno tanque de 47 litros permite alcance rodoviário teórico de 653 km.
O espaço interno do Sentra já era bom e está maior. O aumento da largura da carroceria em 55 mm foi benéfico em especial no banco traseiro lateralmentee com ótimo espaço para pernas em razão do bom entre-eixos de 2.707 mm. e independente de o porta-malas de 466 litros — não e o maior da categoria, mas está perto. A largura interna é notada pelo espaço entre os ocupantes dos bancos dianteiros e o ar-condicionado de duas zonas é potente,, mas falta a saída para o espaço traseiro.
Auxílios à condução
O veículo traz o que a Nissan chama de Escudo de Segurança (Safety Shield), que consiste de sistemas de monitoramento constante e de reação. O s primeiros são alerta avançado de colisão frontal, visão inteligente de 360º com detecção de objetos em movimento (veículos, pedestres e ciclistas), alerta de tráfego transversal à retaguarda para o caso de se sair de ré de uma vaga perpendicular, alerta de desatenção do motorista, alerta de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (não tem função para e anda), farol alto automático e monitoramento da pressão dos pneus.
Já os segundos compreendem assistente de frenagens de emergência, de prevenção de mudança de faixa, e controle de estabilidade e tração, além da distribuição eletrônica das forças de frenagem que ajudam a manter a trajetória do veículo nas frenagens mais fortes.
São seis bolsas infláveis: as duas frontais obrigatórias, laterais (para o torso) e de cortina abrangendo bancos dianteiros e traseiro.
Vale a pena dar uma olhada na lista de Conteúdo em seguida à ficha técnica para constatar a quantidade de itens úteis deste japonês fabricado no México.
Conclusão
O Nissan Sentra destina-se a quem não abre mão das características de um sedã médio mesmo que não seja “moda”, quem aprecia desempenho e agilidade, com espaço interno, e não torce o nariz para o freio de estacionamento ser acionado por pedal, uma solução em franco desuso mas que não oferece nenhum inconveniente no uso, mas uma estratégia de freio de estacionamento de acionamento automático nas paradas seria muito bem-vindo. Outra falta, da qual não tenha falado mais, pois os fabricantes, em coro único e inexplicável, a abandonaram, é a faixa degradê no para-brisa.
BS
(Atualizada em 3/4/23. removida menção, no texto, de o motor ser flex, pois é a gasolina somente, conforme conforme a ficha técnica que já estava publicada)
FICHA TÉCNICA NOVO NISSAN SENTRA 2023 | ||
Advance | Exclusive | |
MOTOR | ||
Código | MR20DD | |
Descrição | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, atuação direta por tuchos-copo sem compensação hidráulica. corrente, variador de fase na admissão e escapamento por controle elétrico, 4 válvulas por cilindro, árvore contrarrotativa de balanceamento, EGR, injeção direta, gasolina | |
Cilindrada (cm³) | 1.997 | |
Diâmetro de curso (mm) | 84 x 90,1 | |
Taxa de compressão (:1) | 11,7 | |
Potência (cv/rpm) | 151 / 6.000 | |
Torque (m·kgf/rpm) | 20 / 4.000 | |
Densidade de potência (cv/L) | 75,6 | |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 10 | |
Comprimento de biela | 139,02 | |
Relação r/l | 0,32 | |
TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Transeixo com câmbio automático CVT XTRONIC de 8 marchas, primeira marcha por engrenagem epicíclica, conversor de torque, trocas manuais por borboletas no volante, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | Frente: 2,631 a 0,378, ré: 1,960 | |
Relação de diferencial (:1) | 5,385 | |
Estol do conversor de torque (rpm) | 1.800 | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoida, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | n.d. | |
Voltas entra batentes | 2,4 | |
Diâmetro do volante (mm) | 365 | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,4 | |
FREIOS | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. | |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. | |
Controle | Duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de forças de frenagem e assistente de frenagens de emergência | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio, 7J x 17, fixação por 5 parafusos | |
Pneus | 215/50R17V (Michelin Primacy 4) | |
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | |
Tipo | ||
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 4.646 | |
Largura (sem/com espelhos_ | 1.816 / n.d. | |
Altura | 1.456 | |
Distância entre eixos | 2.707 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.570 / 1.565 | |
Distância mínima do solo | 134 | |
AERODINÂMIICA | ||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,303 | 0,306 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,115 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,640 | 0,647 |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.381 | 1.405 |
Distribuição de peso (%, diant/tras.) | 61 / 39 | n.d. |
Capacidade de carga (kg) | 375 | 351 |
Peso bruto total (kg) | 1.756 | |
Porta-malas (L, VDA) | 466 | |
Tanque de combustível (L) | 47 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,4 | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | 200 | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | ||
Cidade (km/l) | 11 | n.d. |
Estrada (km/l) | 13,9 | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
V/1000 (km/h) | 58,1 | |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 2.060 | |
Rotação à velocidade máxima (rpm) | n.d. | |
GARANTIA E MANUTENÇÃO | ||
Garantia | Três anos sem limite de quilometragem | |
Revisões e troca de óleo do motor | A cada 10.000 km ou 12 meses, prevalecendo o que primeiro ocorrer | |
CORES | Prata Classic (metálica), preto Premium (sólida), branco Diamond (perolizada) com teto preto (sólido) e cinza Grafite (metálica) com teto preto (sólido) |
CONTEÚDO DO NOVO NISSAN SENTRA 2023 | |||
Advance | Exclusive | c/ Interior Premium | |
COMFORTO E COMODIDADE | |||
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através da chave | • | • | • |
Acabamento dos bancos em couro premium na cor Sand (Areia) | – | – | • |
Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta | • | • | – |
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular) | • | • | • |
Alavanca seletora do câmbio revestida de couro | • | • | • |
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3) | • | • | • |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas | • | • | • |
Banco do motorista com regulagem elétrica | • | • | • |
Banco do passageiro com regulagem manual de altura e lombar | • | • | • |
Banco traseiro bipartido e dobrável | • | • | • |
Bancos com tecnologia Zero Gravity® (dianteiros e traseiros) | • | • | • |
Bancos dianteiros com aquecimento | • | • | • |
Câmbio automático CVT com modo manual | • | • | • |
Chave inteligente presencial (I-Key) | • | • | • |
Comando interno de abertura do porta-malas e da portinhola do bocal do tanque de combustível | • | • | • |
Computador de bordo com funções consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, alcance, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta | • | • | • |
Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado | • | • | • |
Console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado | • | • | • |
Controle de cruzeiro adaptativo com comandos no volante | – | • | • |
Controle de cruzeiro com comandos no volante | • | – | – |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • | • |
Faróis automáticos inteligentes | – | • | • |
Iluminação no porta-malas | • | • | • |
Luz de leitura para os lugares dianteiros e traseiros | • | • | • |
Modo de condução econômica (Eco Drive) | • | • | • |
Painel de instrumentos com mostrador central em TFT de 7” | • | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • | • |
Partida do motor assistida por botão | • | • | • |
Partida remota do motor | – | • | • |
Porta USB dianteiro (Tipo A + tipo C) | • | • | • |
Porta USB traseiro (Tipo A) | • | • | • |
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central | • | • | • |
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa-braço | • | • | • |
Porta-luvas com tampa dotada de amortecimento para abrir | • | • | • |
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras | • | • | • |
Porta-óculos | • | • | • |
Retrovisor interno eletrocrômico | – | • | • |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | • | • | • |
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente | – | • | • |
Saída com tomada 12 V | • | • | • |
Termômetro externo | • | • | • |
Teto solar com controle elétrico | – | • | • |
Troca de marchas manuais sequenciais por borboletas no volante | • | • | • |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos | • | • | • |
Volante com acabamento em couro | • | • | • |
Volante com regulagem de altura e distância | • | • | • |
Volante multifuncional | • | • | • |
APARÊNCIA | |||
Ajuste interno de altura do facho dos faróis | • | • | • |
Assinatura dos faróis em LED | • | • | • |
Faróis Full LED | • | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) | • | • | • |
Maçanetas externas na cor do veículo | • | • | • |
Retrovisores externos com LED com repetidora de seta | • | • | • |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | • | • | • |
Retrovisores externos na cor do veículo | • | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 17” diamantadas e pneus 215/50 R17H | • | • | • |
SEGURANÇA | |||
Alarme perimétrico | • | • | • |
Alerta avançado de colisão frontal | • | • | • |
Alerta de cinto de segurança desatado (todos) | • | • | • |
Alerta de objetos e seres vivos no banco traseiro | • | • | • |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda | – | • | • |
Alerta inteligente de atenção do motorista | • | • | • |
Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa | – | • | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • |
Assistente inteligente de frenagem forte | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) | • | • | • |
Câmera de estacionamento traseira | • | • | • |
Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes (5) | • | • | • |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Engates Isofix com ponto de fixação superior para dois bancos infantis | • | • | • |
Estepe | • | • | • |
Faróis de neblina em LED | • | • | • |
Freio a disco nas 4 rodas | • | • | • |
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagens de emergência | • | • | • |
freio de estacionamento comandado por pedal | • | • | • |
Limpador de para-brisa intermitente variável | • | • | • |
Monitoramento de ponto cego | – | • | • |
Monitoramento de pressão dos pneus | • | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro | • | • | • |
Travamento automático das portas e do porta-malas com ao veículo iniciar movimento | • | • | • |
Travamento central das portas elétrico | • | • | • |
Vetoração por torque | • | • | • |
Visão 360º inteligente e detecção de objetos em movimento | – | • | • |
SISTEMA DE ÁUDIO | |||
Antena | • | • | • |
Bluetooth com comandos no volante | • | • | • |
Sistema de som premium BOSE com 8 alto-falantes | – | • | • |
Central multimídia, com rádio AM/FM, MP3 player, mostrador em cores de 8”, Android Auto e Apple CarPlay, entrada auxiliar para MP3 player e conector USB | • | • | • |
Sistema de som com 6 alto-falantes | • | – | – |