A General Motors confirmou anteontem (22/3) o fim da produção do Chevrolet Camaro, programado para janeiro de 2024. Se o fim da produção na fábrica de Lansing Grand River, em Michigan, está decidido, seu sucessor ainda não, mas a denominação deve sobreviver em um futuro modelo EV. Especulações são de que o próximo Camaro já está em projeto e que, provavelmente, será baseado na plataforma elétrica Ultium da GM.
Rumores sobre o fim do Camaro surgiram desde meados de 2019. Agora em março a GM confirmou que a longa tradição do modelo seria encerrada na sexta geração, em produção atualmente. Agora veio a confirmação. O principal motivo foi a redução nas vendas, desde 2018, com o modelo ficando em terceiro lugar no segmento dos muscle cars no mercado americano, atrás do Ford Mustang e do Dodge Challenger.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e saber os anos dos carros
Nem mesmo o facelift na linha 2019 melhorou as vendas e, inclusive, algumas alterações pontuais foram realizadas no ano modelo 2020 para tentar reverter a situação. Mesmo assim, o Camaro continuou com números de vendas bem inferiores aos do Mustang e Challenger. Apesar do fim de produção do Chevrolet Camaro, após seis gerações, a história do modelo ainda não acabou, como afirmou o vice-presidente da divisão Chevrolet, Scott Bell. “Embora ainda não estarmos anunciando um sucessor imediato, tenham certeza de que este não é o fim do nome Camaro.”
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e saber os anos dos carros
O executivo também anunciou um pacote de despedida para o Camaro “com muito carinho”, disse Bell. Será a edição de colecionador das versões do RS e SS 2024, além de um número limitado de modelos com o motor ZL1. Mas este pacote de despedida será oferecido apenas para o mercado norte-americano (Estados Unidos e Canadá).
A história do Camaro começou 1967, quando ele foi lançado como um “pony car” para enfrentar o Ford Mustang, que já fazia muito sucesso na ocasião. O modelo chegou ao mercado nas versões cupê e conversível. Após quatro gerações, o Camaro saiu de linha em 2002 para retornar com sucesso na quinta geração, lançada em 2010.
RM