BMW lança a segunda geração do cupê M2
A BMW está lançando a segunda geração do esportivo compacto M2 (foto de abertura) que traz como principais novidades, além do facelift, um ligeiro aumento nas dimensões externas e internas e como destaque o incremento de 25% na potência do motor M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha e 3 litros, agora com potência de 466 cv, e que difere em apenas alguns detalhes do motor utilizado nos modelos BMW M3 e M4.
Visualmente a nova geração se diferencia da anterior por um design mais pesado, com linhas predominantemente retas a começar pelo tradicional duplo-rim, que identifica todo BMW e que agora segue uma tendência de desenho bruta, de gosto duvidoso, sem frisos de acabamento. As nervuras harmoniosas nas laterais da primeira geração foram suprimidas e agora a lateral é lisa destacando apenas as curvas no alargamento dos para-lamas.
O defletor na extremidade na tampa traseira tem maiores dimensões que o da primeira geração, para proporcionar mais força descendente no eixo traseiro devido ao aumento substancial de potência. Da mesma forma, o difusor traseiro pronunciado e maior acelera a velocidade do fluxo de ar embaixo da carroceria para gerar mais força vertical descendente.
Medindo 4.580 milímetros de comprimento, 1.887 mm de largura e 1.403 mm de altura, o novo M2 é 119 mm mais longo que seu antecessor, 16 mm mais largo e 11 mm mais baixo. A distância entre eixos de 2.747 mm é 54 mm mais longa do que a da versão anterior, proporcionando mais espaço para as pernas no banco traseiro.
O triste fim do conceito retrô de uma lenda
Agora é definitivo. A Porsche cancelou, oficialmente, o desenvolvimento do 904 Living Legend Concept, uma releitura de estilo baseada no design do lendário Porsche Carrera GTS de 1963. De acordo com o site Motor1, essa decisão estava sendo analisada há muito tempo, já que os primeiros esboços do projeto tiveram início há dez anos e, além disso, o conceito nunca foi apresentado em nenhuma exposição oficial.
O mais interessante é que a ideia de desenvolvimento surgiu baseada no conceito Volkswagen XL Sport, apresentado em 2014 e que era dotado de motor bicilindro de 1,2 litro da motocicleta Ducati 1199 Superleggera, com 200 cv de potência. A proposta chamou a atenção da equipe do Porsche Design Studio devido a estrutura monobloco moldada em compósito de fibra de carbono.
Na arquitetura leve e compacta, os projetistas da Porsche tiveram a ideia de desenvolver um esportivo radicalmente pequeno e minimalista. Então, quando começaram a esboçar o estilo da carroceria, perceberam que a plataforma e o estudo de estilo que projetaram tinha dimensões muito semelhantes a uma das lendas do automobilismo de competição da marca, o compacto e fluido Porsche 904.
Na proposta inicial os técnicos chegaram a cogitar a utilização de um motor pequeno, como o boxer de quatro cilindrosr ou, inclusive, também o V-2 da Ducati, já que a marca de motocicletas italiana também faz parte do Grupo VW. Porém, apesar ter sido construído o protótipo e terem sido realizados testes na pista, a proposta de transformar este conceito em realidade foi finalmente arquivada.
Geely apresenta suve premium Galaxy L7
O primeiro modelo da linha Galaxy, a marca premium da Geely, é o suve Galaxy L7 PHEV de longo alcance e que foi apresentado recentemente. Com a transmissão híbrida dedicada de três marchas NordThor (DHT), o modelo oferece, segundo o fabricante, a melhor combinação de desempenho e economia de combustível.
O trem de força híbrido permite que o suve acelere de 0-100 km/h em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. No que se refere ao consumo de combustível, o suve registrou nos testes 19,7 km/l, permitindo que o Galaxy L7 tenha alcance de 1370 km com um único tanque de combustível em condução híbrida.
O novo sistema operacional Galaxy N-Operating System foi desenvolvido de acordo com a estratégia Smart Geely 2025, proposta na qual a empresa está se concentrando em desenvolvimento e produção de chips, de sistemas operacionais, com computação na nuvem, e redes de satélite para garantir o futuro operacional da marca.
RM