Com o conceito Lancia Pu+Ra HPE, a Stellantis está confirmando a nova linguagem de design e também a estratégia de eletrificação da linha de modelos da tradicional marca turinesa O “Pu+Ra” refere-se à pura e radical, enquanto HPE significa High Performance Electric. O fabricante define esta proposta como um automóvel Ecossustentável, Emocionante e Evoluído, tudo ao mesmo tempo. Uma proposta 100% elétrica, com alcance de mais de 700 quilômetros e que demora pouco mais de 10 minutos para o carregamento, além de consumo de energia inferior a 100 W·h por km.
A sigla HPE está sendo reaproveitada, já que foi usada pela primeira vez na década de 1970 no lançamento do Lancia Beta, o primeiro modelo da marca após ela ter sido incorporada pela Fiat, e significava na época “High Performance Estate”, símbolo de esportividade e praticidade. Já o Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro automóvel inspirado no universo do mobiliário devido à colaboração na decoração do interior da Cassina, empresa que atua na indústria do mobiliário de luxo. Com isso, a proposta é de uma experiência tipicamente italiana de “home feeling”, sentir-se como na sua casa.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampilá-las
O carro-conceito Lancia incorpora os princípios da nova linguagem de design da marca, definida como pura e radical, na qual os volumes da carroceria serão criados a partir da interseção de formas elementares e icônicas como o círculo e o triângulo, combinadas com alguns detalhes ecléticos e eficiente aerodinâmica. Este carro-conceito é definido pela marca como a expressão do design atemporal italiano, com uma abordagem sustentável e inovadora que procura ir além da típica linguagem automobilística.
Verde Progressivo é o nome da cor do Lancia Pu+Ra HPE. “Progressivo” na forma como mira no futuro da marca e seus clientes, enquanto “verde” pelo seu valor em termos de sustentabilidade. A cor verde azulada – com uma tonalidade dourada, produzida em metal líquido e com pigmentos de última geração, é homenagem ao Lancia Flaminia Azzurro Vincennes. Esta ligação entre o passado e o futuro também se expressa nas linhas laterais fluidas, caindo para a traseira do carro, lembrando o Aurelia e o Flaminia. Um design aerodinâmico, baseado na sustentabilidade e fluidez dos volumes.
O Lancia Pu+Ra HPE, com sua carroceria aerodinâmica e a motorização 100% elétrica está definindo o futuro da marca para os próximos 10 anos. Sendo que a partir de 2026 serão lançados apenas modelos 100% elétricos, e a partir de 2028, simultaneamente com o lançamento da nova geração do modelo Delta, a marca passará a produzir exclusivamente modelos elétricos.
RM