• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

CARRO POPULAR? O QUE É ISSO?

identicon por Bob Sharp
16/04/2023
em Colunas, O editor-chefe fala
Foto: eurodicas.com.br

Foto: eurodicas.com.br

Até onde minha memória e conhecimento alcançam. o conceito de carro popular nasceu na Alemanha no raiar da década de 1930 como ideia de Ferdinand Porsche. Ele assinou projetos importantes como os Mercedes SS e SSK e concebeu e projetou uma configuração de carro de corrida monoposto, a de motor central-traseiro, o P-Wagen, que impera até hoje.

Sua ideia de carro popular, expressão que em alemã viraria a marca que todo mundo conhece muito bem, não era a de um carro pequeno e barato, um carro normal em escala  reduzida. mas um projeto novo, de alto conteúdo tecnológico, destinado especificamente a ser um carro popular que a classe média alemã pudesse comprar.

Muito importante, com a economia mundial em frangalhos, reflexo da quebra da Bolsa de Nova York em outubro de 1929, sua ideia era a de que o seu carro popular seria também a solução de transporte individual para quem havia empobrecido naqueles anos de depressão econômica e não se sentiria mal no rebaixamento de classe de automóvel. Esse conceito provaria ser correto no longo reinado do Fusca.

Com a crise de vendas de automóveis no Brasil iniciada na segunda metade dos anos 2010 e alimentada primeiro pela pandemia da Covid-19 no começos de 2020,  acrescida da “dose de reforço” representada pela guerra implacável e irresponsável ao carro de motor a combustão. culpando-o pela  iminente destruição do planeta, o cenário automobilístico, do ponto de vista industrial, virou de cabeça para baixo e de uma vez só.

O conceito de operação lucrativa pela escala morreu para dar lugar a escala de produção menor e preços mais altos, ou “vender menos por mais”. É certo que o encarecimento dos automóveis foi um efeito mundial causado pelo aumento de prelos em toda a cadeia suprimentos à indústria automobilística, mas não  tenho dúvida de que a estratégia de vender menos por mais foi (e está sendo) um tiro no próprio pé.

Repete-se o  quadro da Alemanha do começo dos anos 1930, automóveis acessíveis só para quem disponha de recursos financeiros robustos que a nossa classe média nem em sonho tem mais

Dilema

É fácil entender o dilema da indústria, “se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.” Os banimentos dos carros de motor a combustão daqui a pouco — 2035 está logo aí — as obriga a mudança nos processos de produção e investimentos até em fabricação de baterias para os carros elétricos, híbridos incluídos), bem como, em alguns casos a instala, por conta própria, rede de pontos de recarga, que não é seu negócio. Todo esse dispêndio tem um “financiador”, o consumidor.

Se a indústria não entrar de cabeça na eletrificação corre o sério risco de ficar para trás, além de ficar mal na fita por não apoiar a “defesa” do planeta

Por outro lado, no caso do Brasil, não se vislumbra a fabricação de carros elétricos ou híbridos aqui dentro do “Paradoxo de Tostines”: não pode ser fabricado aqui porque não tem volume ou não volume porque não é fabricado aqui?”

Com a estratégia de vender menos por mais, que inclui os carros elétricos importados mesmo isentos do imposto de  importação. o carro novo distancia-se cada vez mais das classes B a D, as que efetivamente compram carros 0-km. Sem contar que a ociosidade 50% ou até um pouco menos, da indústria automobilística local, cuja capacidade é de 5 milhões de  unidades por ano, é preocupante.

Solução

No entender de quem, como eu, viu a indústria automobilística brasileira nascer, a solução para saímos dessa situação tem três pilares. Um, reduzir, mas nunca eliminar — vêm-me à cabeça como exemplos o Fiat Uno ELX de 1994, o Renault Kwid Outsider e o recente  VW Polo Track — itens de conforto e comodidade que se tornaram essenciais como ar-condicionado e central multimídia com espelhamento de telefones móveis.

Outro pilar é definitivamente, e não a título de “socorro” à indústria automobilística, determina carga fiscal decente nos veículos automotores. A farra do IPI, ICMS e PIS-Cofins não  pode continuar sob pena de matar a galinha dos ovos de ouro de qualquer nação industrializada, bem como o Legislativo  aprovar uma reforma fiscal igualmente decente em vez de uma “pra inglês ver.”

O terceiro pilar é difícil mas não impossível, o brasileiro aceitar “carros populares” que não ostentem e que não andem tanto, inclusive pelo preço, filme já visto com o Fusca entre 1950 e 1996.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Próximo
Warren Browne, gerente sênior de Planning da GM do Brasil, braço direito de Mark Hogan (esq.) e o próprio (Fotos: GM)

NOTA DE PESAR: FALECEU MARK HOGAN, EX-PRESIDENTE DA GM DO BRASIL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17