De tempos em tempos os fabricantes apresentam algumas modificações em seus veículos, mesmo naqueles que tem bom volume de vendas, para chamar a atenção do seu público e manter ou alavancar mais vendas. E é justamente isso que a GM fez ao lançar duas novas versões do suve compacto Tracker. São as versões RS e Midnight que chegam por R$ 159.750 e R$ 141.960, respectivamente.
Em 2019 o Tracker teve versão Midnight e outros modelos Chevrolet também já apareceram com esse avatar escurecido. O mesmo acontece com a versão RS, uma decoração esportiva que já apareceu no Onix, no Cruze e no Equinox, e que pela primeira vez é introduzido no Tracker que testei nesta semana.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Assista ao vídeo desta avaliação e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.
Motor 1,2 turbo flex
O conjunto propulsor utilizado no Tracker RS é o mesmo que equipa a versão Premier deste seu lançamento em 2020, que foi apresentado pelo AE em junho do mesmo ano. O primeiro vídeo do Tracker no AE tornou-se rapidamente o mais visualizado do canal, tamanho o interesse pelo veículo, afinal o ano-modelo anterior não era fabricado no Brasil, e o segmento de suves é o que desperta maior atenção do público nos últimos anos.
O moderno motor tricilindro 1,2-l turbocarregado da família CCS Prime da GM é chamado de Ecotec. Possui bloco e cabeçote de alumínio, injeção de combustível tipo no duto, duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão e escapamento acionado por correia dentada embebida em óleo. Essa tecnologia estabelece a troca da correia aos 240 mil km, ou seja, praticamente a vida do motor, porém requer atenção nos intervalos de troca de óleo de 10 mil km e utilização do lubrificante correto.
O sistema de alimentação conta com sensor de álcool na linha para otimização imediata da mistura ar-combustível, obtendo assim o melhor consumo. No trecho entre São Paulo e Campinas na rodovia dos Bandeirantes obtive a média de 16 km/l rodando a 120 km/h com o tanque de 44 litros abastecido com gasolina.
O câmbio automático GF6 de engrenagens epicíclicas e 6 marchas a frente está bem adequado ao peso de 1.271 kg em ordem do veículo e à potência máxima de 132/133 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,4/21,4 m·kgf a 2.000 rpm. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,4 segundos, e velocidade máxima, limitada, é de 185 km/h com qualquer dos combustíveis.
Conteúdo
O Tracker RS é baseado na versão LT e recebe a adição de alguns componentes das versões superiores. Os principais são motor 1,2-l turbo, teto solar panorâmico e revestimento dos bancos em tecido que imita couro. O apelo esportivo é dado pelos logotipos em preto e RS na nova grade e tampa do porta-malas.
A iluminação em LED é oriunda da versão Premier e a luz de rodagem diurna assume função de luz de curva, visto que o veículo é desprovido de faróis de neblina. As lanternas traseiras também utilizam tecnologia LED.
O veículo é contornado por diversos elementos pintados em preto brilhante com destaque para a grade, retrovisores externos e aplique central dos para-choques. No interior a utilização do preto é feita em abundância e o teto solar panorâmico fica responsável pela iluminação necessária. O conforto dos bancos dianteiros é muito bom e o espaço para as pernas e conforto no banco traseiro supera muitos de seus concorrentes diretos dessa categoria. Todas as costuras de revestimento dos bancos, painéis de portas e painel de instrumentos utilizam linha vermelha e ainda há elementos também na cor vermelha para reforçar esse conceito.
Fica um pingo de descontentamento ao ver o espelho retrovisor interno no modo convencional de escurecimento (prismático), o controle de velocidade de cruzeiro também convencional, e a ausência do sistema de permanência em faixa, assim como a falta do controle automático do ar-condicionado, pois são itens disponíveis na plataforma do Tracker e que equipam seus principais concorrentes. Mas, por outro lado, o sistema de alerta de colisão frontal equipa o veículo, assim como o sistema multimídia MyLink, com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, mas ficou devendo o carregador de bateria por indução.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
OnStar e myChevrolet App são os sistemas de conectividade e interação com o veículo para obter auxílio ou ativar sistemas remotamente. O Wi-Fi nativo com conexão 4G é oferecido por um período de degustação e depois requer assinatura junto à operadora Claro, o mesmo acontece com o OnStar.
Dinâmica consagrada
Desde a primeira avaliação do Tracker notei um perfeito equilíbrio na calibração da suspensão, mostrando que o veículo está bem adequado para o nosso solo. A absorção de impacto dos pneus 215/55R17 Goodyear EfficientGrip é muito boa e a sigla ‘SUV’ no flanco do pneu identifica ser desenvolvido para esse tipo de aplicação. O nível de ruído interno é muito bom e resultado de boa integração dos sistemas de propulsão, rodagem e carroceria, como é possível confirmar nas medições de ruído abaixo:
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção é o conceito vencedor para essa categoria de veículo. E no caso do Tracker, a viga do eixo traseiro utiliza construção hidroformada, resultando em maior rigidez torcional e contribuindo para a carga útil de 410 kg. A GM não homologou esse veículo para instalação de engate de reboque, um equipamento útil para levar uma bicicleta ou outro artigo de difícil acomodação no porta-malas de 393 litros.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A direção com assistência elétrica cumpre seu papel com maestria, sendo leve para as manobras estáticas e firme na condução em altas velocidades. Mais uma vez notamos a falta do sistema de estacionamento automático, equipamento disponível na versão Premier que custa apenas R$ 2.900 a mais que esta nova versão RS.
O sistema de freio com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira segue a mesma configuração da versão de topo e apresenta boa modulação do pedal para frenagens de baixa ou alta velocidade. O pedal tem esforço leve e adequado com o propósito de uso do veículo.
Conclusão
O Tracker RS chega para dar aquela apimentada no mercado e ideal para aqueles que querem sair do lugar comum tendo um veículo com visual diferenciado, e é oferecido em apenas quatro cores: branco Summit, vermelho Chili, cinza Rush e preto Ouro Negro. Não espere um desempenho esportivo, mas certamente o motor 1,2-l é muito mais adequado ao Tracker do que o 1,0-l de 116 cv e 16,3/16,8 m·kgf, ambos turbocarregados. As acelerações e principalmente retomadas de velocidade ocorrem de forma mais natural, sem ter que sofrer com o inconveniente do turbolag até se obter potência palpável.
GB
FICHA TÉCNICA TRACKER RS 1,2-L TURBO AUTOMÁTICO 6 | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec 1.2 Turbo |
Descrição | 3 cilindros em linha, turbocarregado, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, interresfriador, injeção no duto, flex |
Acionamento dos comandos de válvulas | |
Cilindrada (cm³) | 1.199 |
Diâmetro e curso (mm) | 75,0 x 90,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 132/133/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 19,4/21,4/2.000 |
Comprimento da biela (mm) | n.d |
Relação r/l | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12 / 60 A·h EFB |
Alternador (A) | 130 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico de 6 marchas, tração dianteira |
Relações da marchas (:1) | 1ª- 4,45; 2ª- 2,91; 3ª-1,89; 4ª-1,45; 5ª-1,0; 6ª-0,74; ré 2,87 |
Relação de diferencial (:1) | 3,14 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem com subchassi |
Traseira | Eixo de torção tubular hidroformado, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, 276 |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Tambor/n.d |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7Jx17 |
Pneus | 215/55R17 |
Estepe temporário | Aço, 4Jx16, pneu T115/70R16 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,352 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,32 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,816 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 393/1.278, até teto com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível | |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.271 |
Carga útil | 410 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | |
Largura sem/com espelhos | 1.791/2.057 |
Altura | 1.626 |
Distância entre eixos | 2.570 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G ou A) | 9,4 |
Velocidade máxima (km/h, G ou A) | 185 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) (G/A) | 11,2/7,7 |
Estrada (km/l) (G/A) | 13,5/9,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 52,6 |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | 2.280 |
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) | 4.750 |
CONTEÚDO DE SÉRIE TRACKER RS |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de ponto cego |
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade |
Imobilizador de motor |
Indicador de nível de vida de óleo |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
APARÊNCIA |
Adesivo de coluna na cor preto |
Defletor de teto traseiro |
Grade frontal com caracterização RS |
Lanterna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor preta |
Rack de teto na cor cinza |
Roda de liga de alumínio aro 17? com design exclusivo para a versão RS |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras |
Ar-condicionado convencional |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas por tecla balanceira no pomo da alavanca seletora |
Câmera de ré |
Chave com sensor de aproximação |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos 3,5? digital TFT |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso) |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Teto solar elétrico panorâmico |
Tomada 12 V no console central |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava manual da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
BANCOS |
Bancos com revestimento premium nas cores Preto “Jet Black” e costuras com linhas vermelhas |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
INFOTENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8?, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Entrada USB dupla para o banco traseiro |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos ** |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto “Jet Black” |
CORES EXTERNAS |
Branco Summit (única sólida, as demais metálicas): cinza Rush, preto Ouro Nero, vermelho Chili |
GARANTIA |
36 meses |
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone |
** Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A. Valores e condições de pagamento disponíveis no website |