A Ram, marca da Stellantis desde janeiro de 2021, lançou ontem a versão Limited da picape grande Ram 1500. O foco, diz a fabricante, é o uso urbano, e por isso a Limited é dotada de mais luxo e tecnologia.
É a única picape do Brasil com suspensão pneumática ativa, rodas de 22 polegadas e bancos traseiros com ajuste de inclinação do encosto em até 8º, pondo fim a um ponto crítico das picapes de cabine dupla.
O lançamento da Ram 1500 Limited é simultâneo com a introdução de novos itens na Ram 2023, como o quadro de instrumentos de 12 polegadas totalmente digital e a plataforma de conectividade Ram Connect.
A nova versão se subdivide em duas, a Limited e a Limited Night Editon. A primeira, de preço público sugerido R$ 529.990, traz detalhes cromados em todo o exterior abrangendo para-choques, gancho de reboque, carcaça dos espelhos externos, quadro das janelas, emblemas e ponteira do escapamento.
O acabamento interno é preto, com volante, painel de instrumentos, console central e painéis de portas com revestimentos em madeira e couro, e apliques em alumínio. São cinco cores disponíveis: azul Patriot, branco Marfim (nova no modelo), granito Crystal, preto Diamond, e vermelho Delmonico.
Na Ram 1500 Night Edition assim como em outras picapes na família Ram, o acabamento cromado é trocado pela pintura preta ou vem na cor da carroceria. Nesta configuração, faróis e lanternas contam com máscara negra, o capô tem desenho esportivo, carcaças dos espelhos retrovisores são em preto brilhante, rodas são pretas, gancho de reboque é preto, a grade é em preto brilhante, além dos para-choques na cor da carroceria, moldura das janelas pretas, emblemas pretos e as ponteiras do escapamento pretas. O interior é idêntico ao da picape cromada. As cores disponíveis da Night Edition são: azul Patriot, branco Crystal, granito Crystal e preto Diamond. Seu preço sugerido é R$ 539.990.
Sistema de tração
O sistema de tração conta com o modo 4×4 Auto, que não está na Rebel. Dessa forma, é possível que a força seja distribuída para as quatro rodas automaticamente sempre que necessário, aumentando a segurança na condução, inclusive no asfalto. Além disso, há as opções 4×4 High e 4×4 Low (reduzida, exclusiva para uso off-road). Outra diferença da Ram 1500 Limited em relação à Rebel é o diferencial 18,5% mais longo (3,21:1 ante 3,94:1), o que permite rodar com rotações mais baixas, a qualquer velocidade. o que contribui para menor consumo de combustível e proporcionar maior conforto auditivo, especialmente na estrada.
Há também a desativação de 4 dos 8 cilindros para economia de combustível, o comando de válvulas de fase variável, a grade do radiador ativa, e o defletor aerodinâmico na dianteira ativo, ele baixa a partir de 50 km/h.
Também colabora para a economia de combustível a redução do arrasto aerodinâmico com o modo Aero da suspensão pneumática. Única no segmento, ela está nos dois eixos e tem controle automático, por um comando no painel ou pela chave que permite utilizar cinco modos de rodagem, entregando conforto de rodagem surpreendente e muita capacidade:
• Normal – altura padrão com 211 mm de distância do solo;
• Aero – a suspensão baixa 15 mm automaticamente acima de 100 km/h;
• Off-road 1 – a distância do solo aumenta para 241 mm;
• Off-road 2 – distância do solo chega a nada menos qye 262 mm;
• Park – ajuda para entrar ou sair da cabine e facilita a colocação ou retirada de carga na caçamba, ao ficar com distância do solo de 159 mm.
Há mais recursos. A suspensão é autonivelante. Sempre que o sistema detecta carga ou trailer, a pressão do ar na bolsas das suspensões se autoajusta para deixando-as com altura normal. Já no modo Off-road 2, os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam bastante — 23,5°, 23° e 20,5º, respectivamente.
Com exceção da Ram 1500 Rebel, a capacidade de reboque de 3.647 kg (fotos acima)é a maior entre as picapes V-8 do mercado. A robustez é o chassi é conseguida com 98% do aço empregado ser de alta resistência. O capô e a tampa da caçamba são de alumínio, para redução de peso. A 1500 Limited traz também os pneus Pirelli All Season 285/45R22X em rodas de liga de alumínio exclusivas, de aro de 22 polegadas. Para proteger a parte de baixo da picape durante incursões fora de estrada, ela é dotada de proteção para suspensão dianteira, sistema de direção, tanque de combustível e caixa de transferência.
Parte integrante da família da 1500 Rebel, a 1500 Limited é produzida ao lado da “irmã” em Sterling Heights, no estado americano de Michigan e também tem sob o capô o lendário motor HEMI V-8 de 5,7 litros que produz 400 cv e 56,7 m·kgf Potente, moderna e confiável, a “usina” é acoplada ao câmbio automático epicíclico de oito marchas TorqueFlite, cujo comando por seletor giratório no painel, de fácil utilização, livra espaço no console central.
Tecnologia e conectividade
Novidade na família Ram que chega com a 1500 Limited é o quadro de instrumentos totalmente digital de 12 polegadas que também passa a ser o a 1500 Rebel, 2500 e 3500 a partir de agora. Além das visualizações analógica e digital, a tela conta com mais de 20 menus e o motorista pode guardar a configuração favorita no perfil do usuário. Também personalizável é o projetor de dados no para-brisa de informações cruciais como velocidade, coordenadas de navegação, limite de velocidade da via, entre outras. Esse item é mais uma das exclusividades da Ram 1500, bem como o espelho retrovisor interno digital, que oferece a melhor visibilidade traseira possível em qualquer situação, mesmo que a cabine e a caçamba estejam cheias.
Outro ponto alto é a central multimídia Uconnect de 12” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação nativa, de onde se pode comandar o som premium Harman Kardon com 19 alto-falantes e 900 watts de potência. O sistema inclui o exclusivo recurso de cancelamento ativos de ruídos externos. Para fechar o pacote tecnológico da 1500 Limited, há visão 360° com quatro câmeras, carregamento de bateria de telefone celular por indução, freio de estacionamento eletromecânico, sensores crepuscular e de chuva. e acesso ao interior sem chave com partida por botão e também remota.
O volante de direção tem ajusta de altura e distância e também aquecimento. Nele encontram-se os comandos de assistência à direção, áudio, quadro de instrumentos e limitador da marcha mais alta, recurso muito útil para descidas de serra ou rebocando.
A Ram 1500 Limited também marca também a estreia da Ram Connect, plataforma que conecta o motorista à picape de várias formas. Tanto pelo aplicativo de smartphone de onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, entre outras informações, quanto por uma série de recursos a bordo.
Trata-se de um amplo conjunto de conectividade, segurança em tempo real com monitoramento 24-horas, emergência e navegação inteligente (com a situação do trânsito no momento, por exemplo) que equipará ainda os anos-modelo 2023 da Ram 1500 Rebel, 2500 e 3500. Quem adquirir uma dessas picapes além da própria 1500 Limited, com a plataforma Ram Connect terá acesso gratuito a todos os serviços premium por 12 meses. Entre eles está uma conexão Wi-Fi embarcada com 60 GB de franquia de dados, tornando o veículo um hotspot móvel. Para completar, o sistema traz novos recursos: agendamento online de serviço, relatório de viagens, status das operações remotas, conexão a conta pessoal e remoção de dados pessoais do Uconnect.
Luxo, a palavra de ordem
A Ram 1500 Limited é a única picape que tem banco traseiro com encostos reclináveis em até 8°. O descansa-braço é amplo, quase tão largo quanto o dianteiro e engloba um porta-objetos e dois porta-copos. O assoalho traseiro plano não prejudica o espaço do passageiro do meio. O assoalho e é protegido com sobretapetes em borracha e tecido, e com bordas elevadas.
O mais alto nível em luxo e sofisticação é visto em cada detalhe. Como no teto solar panorâmico com quase 1 m² de área, deixa a cabine iluminada com luz natural, esta toda revestida de couro e madeira com apliques de alumínio. O revestimento das colunas e teto são escuros e o acesso ao interior é facilitado pelos estribos elétricos automáticos. Os bancos dianteiros e traseiros têm aquecimento e ventilação. Os dianteiros têm ajustes elétricos de 12 direções e duas memórias. Para completar o conforto e a ergonomia, a pedaleira tem regulagem elétrica de distância.
No console central há duas tomadas de 115 V. São nove portas USB (4 tipo C, de carregamento rápido), contando as saídas dianteiras e traseiras. Além dos dois porta-copos dianteiros, dois traseiros e as saídas de ar climatizado para a segunda fileira. O espaço total de armazenamento interno é de incríveis 151 litros, com destaque para as exclusivas gavetas no assoalho traseiro e o porta-objetos do console dianteiro, capaz de acomodar um notebookl de 15 polegadas.
Toda atenção com a caçamba
A caçamba, é a melhor e mais versátil do segmento. A começar pela exclusiva e consagrada tampa multifuncional que pode ser aberta de duas maneiras: baixando-a inteira ou abrindo-a lateralmente, pois ela tem duas articulações. Com um toque na chave pode ser feita a abertura da tampa, que tem amortecimento. Outro recurso exclusivo da Ram são os compartimentos Rambox, totalmente vedadas e com fecho. Localizados nas laterais da caçamba, eles têm 107 litros cada, além de iluminação interna e tomada de 115 V – no lado esquerdo. Ao todo são 1.414 litros de capacidade quando somamos esses espaços com os 1.200 litros da caçamba, que é protegida por revestimento especial. A Ram 1500 Limited inclui ainda um degrau de acesso retrátil exclusivo, divisor de caçamba e iluminação interna de LED. Tudo devidamente protegido pela capota marítima, item oferecido de série, diferentemente do que é praticado pela concorrência.
Pós-vendas forte, rede em expansão
Atualmente, a Ram já tem mais de 60 concessionárias, todas em processo de renovação para atender cada vez melhor o público da marca. Além disso, está em curso uma expansão que fará a rede atingir mais de 100 concessionárias até o final do ano. Assim, os clientes encontram com facilidade os mais de 20 acessórios originais Mopar oferecidos neste momento para a Ram 1500 Limited. Entre eles se destacam itens que adicionam muita versatilidade: capota marítima elétrica, divisórias para Rambox, fechadura com chave para as gavetas do piso traseiro e lança de engate.
O plano de manutenção da nova picape é extremamente competitivo. O melhor exemplo disso é a soma das três primeiras revisões (feitas a cada 12 mil km ou 1 ano), que é de R$ 3.309. Esse preço é inferior até do que a média dos mesmos serviços em picapes de um segmento abaixo. Como nos outros modelos da Ram, a garantia da 1500 Limited é de 3 anos, com possibilidade de adquirir mais 12 ou 24 meses de cobertura.
Impressões ao dirigir
Coube ao editor de Testes, Gerson Borini, a avaliação da nova picape pelas ruas e avenidas de Alphaville em Barueri, SP, durante o evento de apresentação presencial do veículo.
Para esta avaliação não houve adição de carga, reboque ou trecho fora de estrada, mas já foi possível notar que apesar dos quase 6 metros de comprimento, a picape equipada com motor Hemi V-8 de 5,7-l e câmbio automático de oito marchas é bem leve de ser conduzida, e fácil de contornar as esquinas e curvas do trecho escolhido.
Outra vantagem é a suspensão de molas pneumáticas em substituição às tradicionais molas metálicas helicoidais na dianteira e aos feixes de molas semielípticas na traseira. Esse recurso trouxe muito conforto de rodagem, facilidade para enfrentar os desafios urbanos, como lombadas e valetas e que certamente trará um ótimo resultado na avaliação fora de estrada.
No sistema de direção com assistência elétrica por motor de passo diretamente na caixa de direção aparece outro atributo de conforto para manobras em baixa velocidade. O aumento de velocidade traz o incremento de esforço proporcional à velocidade e nota-se a boa centragem de volante.
Assista ao vídeo desta avaliação e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.
No desempenho geral e comportamento dinâmico é possível ressaltar que a relação de transmissão mais longa deixou o veículo silencioso, pois trabalha em regime reduzida de rotações do motor. A suspensão pneumática filtra muito bem a aspereza de rodagem, mesmo com a utilização de pneus de perfil baixo, 285/45R22, montados em rodas de 22”.
BS
(Atualizada em 20/5/23 às19h25 – adição do parágrafo de Impressões ao dirigir e link-imagem para vídeo no YouTube, e corrigida a descrição do tipo de mola na ficha técnica à 0h15 de 21/5).
FICHA TÉCNICA RAM 1500 LIMITED | |
MOTOR | |
Descrição | V-8, dianteiro longitudinal bloco e cabeçotes de ferro fundido, comando de válvulas no bloco, válvulas no cabeçote acionadas por vareta e balancim, tucho hidráulico, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 5.654 |
Diâmetro x curso (mm) | 99,5 x 90,9 |
Potência máxima (cv/rpm) | 400 / 5.600 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 56,7 / 3.950 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Comprimento de biela (mm) | 158,75 |
Relação r/l | 0,286 |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Câmbio automático epicíclico TorqueFlite 8HP75 de 8 marchas mais reduzida, tração traseira permanente e nas 4 rodas temporária, diferencial traseiro com bloqueio mecânico de comando elétrico |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,710; 2ª 3,140; 3ª 2,100; 4ª 1,670; 5ª 1,290; 6ª 1,000 (direta); 7ª 0,840; 8ª 0,670; ré 3,300 |
Espectro (:1) | 7,030 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,210 |
Relação da reduzida (:1) | 2,640 |
Caixa de transferência | BW 48-12 Part-time 4×2, 4×4 High e 4×4 low, comando elétrico |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente por triângulos superpostos, mola pneumática, amortecedor pressurizado Bilstein e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, quatro braços longitudinais, barra transversal Panhard, mola pneumática, amortecedor pressurizado Bilstein e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro min de curva (m) | 14 |
FREIOS | |
Operação | Hidráulica, duplo circuito dianteiro-traseiro |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/378, pinça deslizante |
Traseiros (Ø mm) | Disca/375, pinça deslizante |
De estacionamento | Eletromecânico, atuação nas rodas traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio,9J x 22 |
Pneus | 285/45R22Todo-terreno (Pirelli All Season) |
Estepe | Igual às demais rodas |
CONSTRUÇÃO | Separada, carroceria e caçamba de aço sobre chassi, capô e tampa da caçamba de alumínio, picape cabine-dupla, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 3,35 |
Área frontal corrigida | n.d. |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada | 23,5 |
Saída | 23 |
Rampa | 20,5 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.916 |
Largura sem espelhos/com espelhos | 2.086 / n.d |
Altura | 1.972 |
Distância entre eixos | 3.670 |
Bitola dianteira/traseira | 1.741 / 1.729 |
Distância mínima do solo | 211 (modo normal) |
CAÇAMBA | |
Comprimento | 1.711 |
Largura | 1.295 |
Altura das bordas | 543 |
Volume (L) | 1.200 |
Compartimentos laterais (L) | 107 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.692 |
Carga útil (kg) | 528 |
Peso rebocável com freio (kg) | 3.647 |
Tanque de combustível (L) | 98 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 174 (limitada pelo ECU) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO PBEV) | |
Cidade (km/l) | 55 |
Estrada (km/l) | 7,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 8ª (km/h) | 69,4 |
Rotação a 120 km/h e, 8ª (rpm) | 1.730 |
Rotação à vel. máx. em 5ª (rpm) | 4.830 |