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A nova picape Ford Maverick Hybrid reúne as qualidades de uma verdadeira Raça Forte. Luxo, sofisticação, design atraente e robustez são algumas das virtudes dessa nova versão da picape Maverick para o mercado brasileiro, que agora se associou à alta tecnologia da motorização híbrida. Uma tendência de desempenho, baixa emissão de poluentes e consumo reduzido, que se une com um ótimo alcance de combustível fóssil e energia elétrica.
Uma solução praticamente perfeita para a distribuição energética do país, que tem postos de combustíveis em qualquer região. Com a ajuda do motor elétrico dianteiro, da energia gerada pela regeneração das frenagens, mais o gerador que abastece os sistemas elétricos e eletrônicos da picape, a eficiência energética beira o extraordinário quando consideramos o porte, peso e categoria da Ford Maverick Hybrid.
No consumo urbano, por exemplo, seguindo-se as medições oficiais do Inmetro, são até 15,7 km rodados para cada litro de gasolina. No uso rodoviário, quando o motor elétrico é menos demandado, ainda são 13,6 km/l, número superior ao de hatches compactos com motor 1,6. Com índices tão baixos no consumo de combustível (e emissão de poluentes), graças à tecnologia, a Maverick Hybrid beira ainda os 900 km de alcance no uso urbano, ou 775 km em rodovia.
Esses resultados surpreendentes para uma picape cabine dupla de 1.700 kg, são frutos da pura tecnologia híbrida, tanto que praticamente nenhuma alteração visual foi feita na carroceria ou no design visando menor arrasto aerodinâmico e, consequentemente, redução de consumo. Esteticamente, a mudança mais nítida fica por conta das rodas de 18”, combinadas com pneus de baixo atrito, além da grade dianteira inteligente que pode abrir ou fechar dependendo das necessidades de arrefecimento do motor.
A tecnologia da nova Ford Maverick Hybrid, que, inclusive, é pioneira ao ser a primeira picape híbrida vendida no mercado nacional, é composta por um motor de 4 cilindros, 2,5 litros, bloco e cabeçote em alumínio, com 16 válvulas (sendo quatro para cada cilindro) e duas árvores de comandos de válvulas com fase variável que permitem ao motor a operação no ciclo Atkinson. Ele é capaz de entregar 165 cv de potência e 21,4 m·kgf de torque a 4.000 rpm.
Explico: esse ciclo foi criado para, nas baixas e médias rotações, não acontecer cruzamento entre as válvulas de admissão e escapamento, ou seja, elas não ficam abertas ao mesmo tempo, gerando perdas de combustível ou retorno de gases de escape pela admissão. Assim, o 2,5 atinge os menores índices de consumo e as respostas mais ágeis ao comando do acelerador. Uma tecnologia implantada no motor Duratec 25 pela engenharia da Ford.
O câmbio nela utilizado é um automático e-CVT, dedicado aos carros híbridos da marca, que possui em suas entranhas o gerador que alimenta a baterias de 1,1 kW·h (bastante compacta e pesando apenas 27 kg) e todo o sistema elétrico do carro. No mesmo conjunto, acoplado a transmissão, está o motor elétrico de tração, fornecendo outros 128 cv e 23,9 m·kgf de torque.
Esse moderno e compacto conjunto, de motor a combustão somado ao elétrico e gerador, acionam as rodas motrizes dianteiras e dão à Maverick Hybrid o desempenho similar ao de um carro esportivo, com acelerações rápidas e muita agilidade comprovada pelos 8,7 segundos no 0 a 100 km/h.
O baixo consumo, alto desempenho e grandes tecnologias não privaram a nova picape da Ford de luxos e requintes: a Maverick Hybrid é bastante completa, com faróis e lanternas em LED, faróis com acendimento automático e função de comutação automática da luz alta, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos forrados em material premium e ajustes elétricos para o banco do motorista.
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Não para por aí: volante multifuncional em couro com ajuste de altura e distância, painel de instrumentos exclusivo com tela de 6,5”, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas, janela da caçamba com abertura/fechamento elétricos, assistente inteligente de frenagem, 7 bolsas infláveis, freios a disco nas quatro rodas, conexão com app FordPass e outros.
A praticidade, um dos pilares para uma picape, é destaque na Maverick Hybrid: sua caçamba de 943 litros tem cerca de 1,35 m², e, de fábrica, já vem revestida em material resistente que protege a lataria. Há, ainda, na própria caçamba, iluminação própria, 8 pontos de fixação de carga, fixação para divisórias, além de compartimentos laterais exclusivos, perfeitos para objetos menores e mais frágeis. Outro bônus é um compartimento sob o assento do banco traseiro, que acomoda muito bem as compras de uma ida ao supermercado, por exemplo.
Além de uma lista com mais de 10 acessórios oficiais para personalização da nova picape híbrida, a Ford oferece a opção de blindagem do veículo sem alteração na garantia de fábrica, prezando a segurança de quem pretende usar a picape nos grandes centros urbanos. Já disponível para venda online e na rede de concessionárias Ford, a Maverick Hybrid tem preço divulgado de R$ 244.890.
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.