Metal precioso escovado, estrutura de favo de mel tridimensional, brasão do animal renovado e cor dourada mais sutil — essas são apenas algumas das muitas modificações que distinguem o novo brasão Porsche de seu antecessor imediato. “Os 75 anos de aniversário dos carros esporte da Porsche foram a ocasião para reformularmos fundamentalmente essa marca registrada”, diz Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche. “Com sua execução muito mais limpa e de última geração, o novo brasão comunica o caráter da Porsche. Reinterpretamos as características históricas e as combinamos com elementos de design inovadores, como uma estrutura alveolar e metal escovado. O resultado é um arco esteticamente ambicioso que une a história e o futuro da marca”.
Apesar das muitas mudanças, o brasão da Porsche continua imediatamente reconhecível. Uma questão importante, pois esta é uma das marcas mais famosas do mundo. Com atenção carinhosa aos detalhes ao longo de um processo de três anos, Joachim Paetzel, especialista em cores e acabamentos da Style Porsche, trabalhou com colegas de design e especialistas em marketing para modernizar o logotipo icônico de maneira cuidadosa, mas abrangente.
“O fator tempo é muito importante em um processo de amadurecimento como este”, Paetzel descreve o procedimento iterativo de projetar o brasão. “Uma nova marca não é projetada ‘de improviso’ em poucos dias. Você tem que voltar a ele de novo e de novo, às vezes em intervalos mais longos. O segundo ou terceiro olhar pode revelar coisas que você deseja otimizar, até que finalmente consiga um efeito harmonioso e natural. Só então você pode dizer com satisfação: ‘É assim que tem que ser!’”
Também foi importante para os designers combinar precisamente as versões 2D e 3D do brasão. A marca registrada não é apenas experimentada em sua forma física na carroceria e no interior do carro esporte. Também deve ser eficaz na identidade da marca nas comunicações ou nos pontos de venda. Sua primeira aparição em um carro será no novo Panamera no final de 2023. As outras séries de modelos seguirão gradualmente.
“O brasão da Porsche é um símbolo inconfundível e, ao mesmo tempo, um elemento central da identidade de nossa marca”, diz Robert Ader, diretor de marketing da Porsche AG. “Por esta razão, o novo brasão tornou-se uma ocasião para reformularmos nosso design corporativo. Estaremos usando o brasão de uma forma mais direcionada para sublinhar os destaques emocionais. Ao mesmo tempo, as letras Porsche ganharão um significado ainda maior”.
A Porsche usa o brasão desde 1952. A marca registrada foi atualizada em 1954, 1963, 1973, 1994, 2008 e, finalmente, em 2014. Todos os brasões históricos estão disponíveis mundialmente na Porsche Classic para carros antigos e novos dentro da linha de peças originais. Alguns deles são fabricados em processos elaborados, como novas versões baseadas em desenhos originais e utilizando ferramentas especiais.
Tudo diferente, mas consistente: o novo brasão da Porsche em detalhes
A área superior do brasão foi alargada minimamente e a área inferior estreitada para tornar a forma básica um pouco mais dinâmica. Um chanfro afunila o contorno externo, que fica visualmente em uma base mais larga. A nova cor dourada mais fina melhora a aparência geral de alta qualidade. As proporções de altura e largura das letras Porsche no brasão foram harmonizadas com a marca nominativa. É rebaixado na superfície dourada dentro do brasão.. Isso faz com que as letras pareçam mais sólidas e valiosas.
A distribuição dos campos individuais foi harmonizada, em particular o tamanho das áreas vermelhas e pretas. Para simbolizar construção leve e eficiência, os campos vermelhos têm uma estrutura tridimensional em forma de favo de mel. O efeito 3D desses elementos de última geração é enfatizado pelo uso de tons vermelhos graduados da Porsche. A teia brilhante do favo de mel e as áreas internas e paredes dos hexágonos são de cores minimamente diferenciadas.
Os chifres são mais finos e desenhados em linhas mais finas, e os dois grupos de três são dispostos de forma mais espaçosa. Delimitado por um contorno brilhante, o perfil dos chifres eleva-se acima da superfície de metal escovado horizontalmente.
O escudo no centro do brasão é recém-proporcionado. É contornado por uma ranhura fresada. A inscrição Stuttgart está na tipografia Porsche e melhorou a legibilidade. A égua passou por uma atualização iconográfica e é mostrado no momento em que se levanta antes de começar a correr. Ele incorpora com confiança a determinação, o dinamismo e a vontade de vencer.
De uma égua forte a uma elegante: o visual dos antecessores do brasão
Ao longo dos anos, o brasão da Porsche passou por várias mudanças de design. Aqui estão as diferenças:
- A partir de 1952 no aro do volante do Porsche 356; de 1954 em primeiro lugar no brasão é a vibrante cor vermelho-laranja. Letras largas e douradas soletram ‘Porsche’, enquanto ‘Stuttgart’ está gravado em um fundo recuado. A égua tem uma aparência particularmente potente, com uma articulação do ombro proeminente e uma cauda arrebatadora.
- A partir de 1963: O escudo é ampliado para o capô do 911 (Tipo 901). O 356 mantém a crista existente.
- A partir de 1974: As letras Porsche brilham em ouro. ‘Stuttgart’ é gravado em um fundo recuado. A cor do brasão da Porsche é um vermelho luminoso e transparente.
- A partir de 1994: Letras finas e pretas caracterizam a escrita Porsche. ‘Stuttgart’ está recuado. O brasão da Porsche é vermelho-transparente. O égua tem uma aparência elegante.
- A partir de 2008: As letras Porsche tornam-se mais ousadas. O ouro é um pouco mais fosco e os campos vermelhos são um pouco mais escuros do que antes.
- A partir de 2014: O fundo dourado interno do brasão é novamente mais luminescente.
Você sabia…
… que a égua rampante no meio do brasão da Porsche é do selo da cidade de Stuttgart? O nome tem origem na criação de cavalos (‘haras’). Em combinação com o nome da cidade acima dela, a Porsche se identifica com sua casa na Suábia (a Suábia é uma região cultural, histórica e linguística do sudoeste da Alemanha).
… que as cores preto e vermelho e os chifres de veado estilizados foram retirados do brasão tradicional de Württemberg-Hohenzollern?
… que a primeira busca pela marca Porsche foi através de um concurso público? Em março de 1951, o médico e colecionador de arte de Stuttgart, Ottomar Domnick, lançou um concurso nas academias de arte alemãs. O prêmio oferecido para a criação de um logotipo foi de 1.000 marcos alemães. No entanto, nenhum dos projetos apresentados correspondia ao que a administração da Porsche tinha em mente.
… aquele importador de carros americano Max Hoffman também desempenhou um papel na criação do brasão? Ele conversou com Ferry Porsche sobre a ideia de um logotipo durante sua visita aos Estados Unidos no final de 1951. Em 27 de dezembro de 1951, a Porsche fez uma anotação: “Centro do volante decorado com ‘Porsche’ e o brasão de Stuttgart ou similar.
… que o brasão original da Porsche foi desenhado por Franz Xaver Reimspiess? O designer, um dos engenheiros da firma de Consultoria de Ferdinand Porsche, um desenhista muito talentoso, também desenhou o logotipo da Volkswagen em 1936, o famoso “V” sobre o “W”, embora ‘Volkswagen’ seja uma palavra só. No início de 1952, ele esboçou a primeira versão do brasão da Porsche.
… que o brasão da Porsche é protegido por direitos autorais desde 1952 (DE 657728)? Ele só pode ser usado comercialmente com a permissão expressa da Porsche AG.
… que o brasão apareceu nos carros quatro anos após a famosa inscrição Porsche? No final de 1952, o logotipo apareceu pela primeira vez no centro do volante e, em novembro de 1954, foi integrado à alça do capô dianteiro do 356 Speedster. A partir de 1959, também adornou as calotas dos carros esporte de Zuffenhausen.
… que o brasão consiste na combinação clássica de uma base folheada a ouro e um embutido impresso? Em 2008, o esmalte, um material que contém chumbo, foi substituído pelo suporte de alumínio, mais favorável ambientalmente.
… que o novo lançamento do brasão clássico da Porsche foi submetido a testes extensivos para atender aos mais altos padrões de qualidade? Isso incluiu um teste de ciclo climático no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach.
… que em 1º de abril de 2019, a Porsche apresentou o primeiro brasão do mundo com um código QR integrado, o chamado QREST?
… que Stuttgart significa “Jardim das éguas”?
A Porsche, pela seu esquipe de desenhistas e sua direção, os parabéns do AUTOentusiastas por não colocar nada alusivo a eletricidade no novo brasão. A tradição foi mantida. E respeitada.
BS