A Nissan lançou nesta quinta-feira (22/6) seu sedã Versa ano-modelo 2024 cuja principal diferença é o desenho da dianteira que o deixou com um visual bem mais imponente e sobretudo atraente. Não que fosse freio, mas faltava-lhe algum tempero visual. Mantêm-se as três versões — Sense, Advance e Exclusive — todas agora com o conhecido câmbio automático CVT XTronic. A alternativa de câmbio manual de cinco marchas da versão Sense deixa de ser oferecida, o que é de se lamentar.
As dimensões não foram alteradas e são adequadas ao sedã compacto, inclusive o porta-malas de 482 litros (VDA), cuja tampa recebeu um elegante defletor que sempre ajuda na aerodinâmica ao reduzir a sustentação na traseira. No interior, um destaque do Versa desde seu lançamento em 2013 importado do México e fabricado aqui a partir de 2015 ,é o generoso espaço para pernas dos ocupantes do banco traseiro, embora a largura da carroceria, 1;740 mm signifique que três adultos tenham algum aperto lateral.
Todas as versões têm rodas de liga de alumínio de 15, 16 e 17 polegadas,, esta de novo desenho., com pneus 195/65R15, 205/55R16 e 205/50R17, respectivamente O estepe, armazenado, no seu poço no porta-malas, é temporário estreito.
Os preços do Versa, que passou a ser importado do México a partir 2020, portanto isento do imposto de importação segundo o acordo bilateral de comércio entre os dois países, tem preço público sugerido de R$ 105.190 (Sense), R$ 114.290 (Advance) e R$ 126.590 (Exclusive),
A motorização não foi alterada, continua o motor HR16DE flex de 1.598 cm³ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente com variação de fase contínua nos dois, quatro válvulas por cilindro e injeção no duto, de 110/113 cv a 5.600 rpm e 15,2/15,3 m·kgf a 4.000 rpm.
É potência e torque um tanto aquém do estado da arte, mas que proporciona um desempenho que não desaponta em razão do baixo peso (1.105 a 1.139 kg) e do bom coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31 a 0,32.
A aceleração 0-100 km/h declarada é em 10,7 segundos e a velocidade máxima, 180 km/h. Algumas alterações de direção e suspensão introduzidas ainda em 2020 aprimoraram o comportamento dinâmico que já era bom, como mais cáster, eixo de torção de maior resistência torcional e relação de direção baixada de 17:1 para 15:1.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O quadro de instrumentos é configurável para as necessidades e gostos de cada um (fotos acima|). Sua leitura é bem fácil e nada de modernismos inúteis,
O Versa recebeu itens de segurança como os alertas de desatenção do motorista, de colisão frontal, de tráfego transversal à retaguarda,, de qualquer cinto de segurança desatado, e de objetos no banco traseiro Foram adicionados também assistentes Inteligentes de frenagem, de partida em rampa,, de monitoramento de pontos cegos, de visão 360º inteligente e detector de objetos em movimento. Todas as versões contam com seis bolsas infláveis e todos saem de fábrica com bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero, volante com regulagem de altura e distância, partida do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico.
Conclusão
O Nissan Versa continua sendo um forte contendor no mercado de sedãs compactos, tanto pelas suas qualidades intrínsecas, sempre mencionadas nos testes do AE, e agora se torna um carro de desenho atraente de para-choque a para-choque.. A rede de concessionárias já monta a 190 endereços e continua a crescer, fator de tranquilidade para o proprietário. A única ressalva fica para o tanque de combustível de apenas 41 litros, um incômodo especialmente quando abastecido com álcool. Mais nove litros seriam muito bem-vindos.
BS
(Atualizada em 3/7/23, correção de informação no texto: o Versa foi lançado no Brasil em 2013, importado do México, e em 2015 passou a ser fabricado aqui.)
FICHA TÉCNICA NISSAN VERSA 2024 | ||||
1.6 Sense CVT | 1.6 Advance CVT | 1.6 Exclusive CVT | ||
MOTOR | ||||
Designação | HR16DE | |||
Descrição | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, atuação de válvulas direta por tuchos-copo, injeção no duto, aquecimento do álcool para partida a frio por lanças aquecedoras, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 1.598 | |||
Diâmetro e curso (mm) | 78 x 83,6 | |||
Potência (cv / rpm, G/A) | 110 / 113 / 5.600 | |||
Torque (m·kgf /rpm, G/A) | 15,2 / 15,3 / 4.000 | |||
Taxa de compressão (:1) | 10,8 | |||
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 68,8 / 70,7 | |||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 9,51 / 9,57 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo | Transeixo com câmbio automático XTRONIC CVT, tração dianteira | |||
Relações de marchas (:1) | 4,006 a 0.458 | |||
Espectro: (:1) | 8,746 | |||
Relação de diferencial (:1) | 3,921 | |||
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Eletroassistida indexada à velocidade | |||
Relação de direção (:1) | 15 | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 | |||
Diâmetro do volante (mm) | 370 | |||
Voltas entre batentes | 2,6 | |||
FREIOS | ||||
Descrição | Hidráulicos, duplo circuito em diagonal, servoassistência a vácuo, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente de frenagens de emergência | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 258 | |||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 203 | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Material das rodas | Liga de alumínio | |||
Diâmetro das rodas (polegadas) | 15 | 16 | 17 | |
Medida dos pneus | 195/65R15H | 205/55R16H | 205/50 R17V | |
Marca e tipo | n.d | n.d. | n.d. | n.d. |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu estreito T125/70D16M (Maxxis) | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.495 | |||
Largura | 1.740 | |||
Altura | 1.465 | 1.475 | ||
Distância entre eixos | 2.620 | |||
Bitolas dianteira/traseira | 1.520 / 1.530 | 1.515 / 1.525 | 1.505 /1,525 | |
Altura livre do solo (mm) | 138.3 | |||
ESPAÇO INTERNO (mm) | ||||
Para cabeça | 1.002 (frente) / 923 (atrás) | |||
Para ombros | 1.348 (frente) / 1.361 (atrás) | |||
Para quadris | 1.292 (frente / 1.273 (atrás) | |||
Para pernas | 1.131 (frente) / 788 (atrás) | |||
ÂNGULOS | ||||
Entrada (º) | n.d | n.d. | ||
Saída (º) | n.d. | n.d. | ||
CONSTRUÇAO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, sedã , 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,310 | 0,31 | 0,32 | |
Área frontal calculada (m²) | 2,039 | 2,039 | 2,053 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,632 | 0,632 | 0,656 | |
PESOS E CAPACIDADES | ||||
Porta-malas (L. VDA) | 482 | |||
Tanque de combustível (L) | 41 | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.105 | 1.122 | 1.139 | |
Peso bruto (kg) | n.d. | n.d. | n.d. | |
Carga útil (kg) | n.d. | n.d. | n.d. | |
DESEMPENHO | ||||
Velocidade máxima (km/h) | 180* | |||
Aceleração 0 a 100 km/h (s) | 10,7* | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | ||||
Cidade (km/L, G/A) | 11,5 / 7,9 | |||
Estrada (km/L, G/A) | 14,7 / 10,2 | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 (km/h) | 64,2 | 64,7 | 66,9 | |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 1.870 | 1.850 | 1.790 | |
Rotação à vel, máxima (rpm) | n.d. | n.d. | n.d. | n.d. |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | ||||
Troca de óleo e revisão (km/tempo) | 10.000 / 12 meses | |||
Garantia (anos) | 3 | |||
*Números de desempenho do ano-modelo 2023, atuais n.d. |
CONTEÚDO DO NISSAN NISSAN VERSA 2024 | ||||
VERSÕES | 1.6 Sense CVT | 1.6 Advance CVT | 1.6 Exclusive CVT | |
Acabamento de revestimento premium nos bancos preto com azul | – | – | • | |
Acendimento automático dos faróis | • | • | • | |
Acionamento elétrico dos vidros | • | • | • | |
Ajuste da altura e distância do volante de direção | • | • | • | |
Alerta de objetos no banco traseiro | – | • | • | |
Alerta de cinto de segurança desatado | – | • | • | |
Alerta de colisão frontal com detecção por câmera atrás do espelho e radar no para-choque | • | • | • | |
Alerta de motorista desatento | – | – | • | |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda | – | – | • | |
Antena tipo tubarão | – | – | • | |
Ar-condicionado | • | • | – | |
Ar-condicionado automático digital | – | – | • | |
Assistente de partida em aclive | • | • | • | |
Banco traseiro rebatível 60:40 | – | • | • | |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro | ||||
Bancos e painel com combinação de preto e azul | O | O | O | |
Bancos Zero Gravity | • | • | • | |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6) | • | • | • | |
Câmbio automático XTRONIC CVT | • | • | • | |
Carregador de bateria de telefone celular por indução no console | – | • | • | |
Chave eletrônica I-Key | • | – | – | |
Console central com descansa-braço e entrada USB C | — | • | • | |
Controle automático de velocidade com comandos no volante | • | • | • | |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | |
Defletor na tampa do porta-malas | – | – | • | |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | – | • | • | |
Espelhos externos com ajuste elétrico | ||||
Faróis com luz de rodagem diurna de LED | – | – | • | |
Função “Bem-vindo” | – | – | • | |
Luz de acompanhamento | – | • | • | |
Monitoramento de pontos cegos | – | • | • | |
Partida do motor por botão | • | • | • | |
Retrovisores externos na cor do veículo com repetidoras de setas | – | • | • | |
Rodas de liga de alumínio de 15″ | • | – | – | |
Rodas de liga de alumínio de 16″ | – | • | – | |
Rodas de liga de alumínio de 17″ | – | – | • | |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • | • | |
Sinalização de frenagens de emergência | – | – | • | |
Sistema multimídia de 7″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay | • | • | – | |
Sistema multimídia de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay | – | – | • | |
Visão 360º inteligente com detector de objetos em movimento | • | • | • | |
Volante com acabamento de revestimento premium | – | – | • | |
CORES; cinza Lunar (nova, metálica), preto Premium e branco Aspen (sólidas), vermelho Scarlet, azul Cobalto, cinza Grafite prata Classic (metálicas) e branco Diamond (perolizada) | • | • | • | |
• Sim – Não O – opcional |