Ao ligar o computador ontem de manhã , deparo-me com uma notícia triste. Uma jovem de quase 23 anos sofreu um acidente de automóvel e veio a óbito instantaneamente. Ela era Viví Araújo, cantora, e morava em, Luziânia, GO. A notícia dizia que ela estava numa via de acesso à rodovia BR-040 e ao atingir uma lombada perdeu o controle do veículo, que se chocou contra a mureta de um viaduto e capotou. Segundo relatos, ela foi atirada do carro.
Assista ao vídeo feito por uma câmera de segurança divulgado pelo G1:
https://twitter.com/i/status/1674786240653316096
Dá impressão que a jovem estava em velocidade imprópria para a via e isso certamente potencializou o acidente. O vídeo tem pouca definição, mas me pareceu que os faróis estavam desligados, estavam só as lanternas ligadas e que umas luzes traseiras mais fortes do que outras indicavam freio acionado.
Até aqui estamos no campo das conjeturas, Mas a jovem certamente não estava com o cinto de segurança atado.
O elemento inquestionável é não houvesse o obstáculo chamado lombada ou, seu nome oficial, ondulação transversal ali, é certeza de que, pelo menos onde aconteceu o acidente, ele não teria acontecido, e Vivi Araújo estaria ente nós.
Aliás, note-se que aquele lombada era absurdamente alta, a julgar pela autêntica “decolagem” do veículo que pode ser observada no vídeo. Foi como se ali houvesse uma rampa do tipo usada nos shows de acrobacias de automóveis.
É CRIME OMISSIVO dos poderes executivos dos municípios, estados e do Distrito Federa, por suas secretarias, autarquias, e ministérios incumbidos do trânsito, não exigir o cumprimento fiel das normas que regem a construção de lombadas.
As lombadas são obras de engenharia e portanto requerem competência.. Elas têm especificações, dispostas na resolução 600 do Contran, não de altura como sua seção transversal (perfil) ser em arco de raio definido e uniforme em toda a largura. Inclusive, sua sinalização é padronizada.
A lombada tipo A deve ter 3,70 metros de comprimento e altura máxima de 10 centímetros e tipo C, 1,50 metro e altura máxima de 8 centímetros. Veja num régua o que são 10 cm e 8 cm. Posso afirmar que nem 1% das lombadas no Brasil obedecem às dimensões regulamentares.
As travessias elevadas, ou lombofaixas, também são regulamentadas, resolução Contran 738/18 que devem ser igualmente observadas pelos poderes executivos, e compete aos ministérios públicos ação nesse sentido.
Outro exemplo de crime omissivo foi não fiscalizar a alcoolemia dos motoristas, por parte dos poderes executivos, assim que o Código de Trânsito Brasileiro passou a vigorar em 22 de janeiro de 1998 estabelecendo limite para ingerir bebidas alcoólicas e dirigir. Essa importante fiscalização só começou em 19 de junho de 2008, quando foi promulgada a Lei Seca — dez anos e meio de motoristas embriagados dirigindo sem serem molestados.
Uma omissão que deve ter causado a perda de alguns milhares de vidas.
BS
A coluna “O editor chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.